A Associação Brasileira de Franchising e o Retail Design Institute Brasil divulgaram na noite dessa quarta-feira (17/10) os vencedores do Prêmio ABF+RDI Design 2018. A premiação ocorreu no primeiro dia da Convenção ABF do Franchising, evento que irá até o próximo dia 21, no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, em Una (BA).
Criado para homenagear e valorizar profissionais e empresas franqueadoras que utilizam o design como ferramenta estratégica de relacionamento e negócios, o Prêmio, que conta com dez categorias, chega à sua oitava edição consolidado como referência e inspiração para o setor. Mais de 90 projetos concorreram ao ABF+RDI Design neste ano. Desse total, 21 marcas assinaram 29 projetos que alcançaram a mais alta pontuação, consagrando vencedoras as redes e profissionais de design envolvidos.
Dentre os casos premiados, selecionados por uma comissão julgadora formada por representantes da ABF, da RDI Design e do mercado, temos um produto inédito no Brasil, de piscinas de poliéster revestidas com o que há de mais moderno e sofisticado na arquitetura (iGUi, vencedora das categorias Design de Inovação e Produto); uma linha de tênis que evidencia as práticas sustentáveis da marca de forma lúdica e comercial (Calçados Bibi, vencedora na categoria Design Consciente); uma campanha para celebrar os 20 anos da famosa sandália de bandeirinha do Brasil, que levou a marca para todo o mundo (Havaianas, vencedora na categoria Campanha); e um projeto de quiosque que cria de maneira única a história da “Bavária da Nutty”, por meio da apropriação de elementos típicos (Nutty Bavarian, vencedora na categoria Quiosque).
Outros exemplos de ganhadores se relacionam com as propostas da entidade para o franchising do futuro. A rede The Body Shop levou a Prata na categoria Produto com a ‘Linha Corporal Leite de Baobá’. 100% vegetal, livre de crueldade animal e com embalagens recicláveis, o produto vai de encontro às necessidades das redes de terem como uma de suas premissas a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social. Na categoria Loja, a rede Café Cultura levou a Prata com um novo conceito de cafeteria, aliando café e bem-estar em uma atmosfera moderna, com um ambiente multifuncional, que agrada diferentes públicos.
No início do ano, a ABF, em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS) apresentou a 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras. Entre os dados apurados, o levantamento revelou que do total de empresas franqueadoras pesquisadas, 91,8% introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016 – seja na própria empresa, no mercado nacional (57,3%) ou mundial (11,1%) – e apenas 8,2% delas não o fizeram. Dentre as empresas que se mantiveram inovadoras, 37,4% realizaram mudanças significativas em seus modelos de negócios no Brasil e 6,9% delas no exterior. A pesquisa mostra uma tendência de renovação e inovação nas redes, que se evidencia ano após ano no Prêmio de Design.
“A ABF e o RDI têm o propósito de contribuir para a aplicação de vanguarda do design nas franquias. Em 2017, criamos uma categoria específica de Inovação, reiterando a importância de inovar no franchising, reconhecer os esforços que já estão sendo feitos e estimular um mergulho ainda mais profundo nesta área. Em um mercado em constante evolução, o design se consolidou como uma estratégia assertiva e viável de diferenciação e competitividade”, declara Altino Cristofoletti Junior, presidente da Associação.
As marcas, os profissionais e os respectivos projetos premiados integram o livro digital do Prêmio ABF+RDI Design 2018. Em sua quarta edição, a obra é uma iniciativa da ABF que traz os detalhes da concepção de cada projeto premiado e também um perfil do júri. Os troféus foram entregues na celebração que integra o maior encontro do setor de franquias no ano e que reuniu cerca de 500 líderes do franchising brasileiro na Ilha de Comandatuba (BA).
Confira os vencedores do Prêmio ABF+RDI Design 2018:
CATEGORIA | MARCAS VENCEDORAS | PROJETO |
Projeto Arquitetônico – Loja | Ouro: Barbearia do Zé | Barbearia do Zé Jardim Botânico |
Prata: Café Cultura | Loja Conceito Café Cultura | |
Bronze: Cacau Show | Mega Store Cacau Show | |
Projeto Arquitetônico – Quiosque | Ouro: Nutty Bavarian | Quiosque Nutty Bavarian |
Prata: Bubble Mix Tea | Bubble Mix Tea | |
Bronze: Óticas Carol | Kombi Carol Summer | |
Visual Merchandising – Vitrine | Ouro: Bibi | Projeto CRI.AS – Vitrine |
Prata: Casa das Cuecas | Dia dos Pais 2018 – Casa das Cuecas | |
Bronze: Via Mia | Vitrine – Por Onde Andei | |
Visual Merchandising – Campanha | Ouro: Havaianas | Campanha 20 anos Havaianas Brasil |
Prata: Wizard | Dia W. | |
Bronze: Bibi | KomBibi | |
Visual Merchandising – Promoção de PDV | Ouro: Havaianas | Campanha de Liquidação 2018 |
Prata: Nutty Bavarian | 21 Anos Nutty Bavarian | |
Produto | Ouro: iGUi | UNLIMITED |
Prata: The Body Shop Brasil | Linha Leite de Baobá | |
Bronze: Óticas Carol | Lentes Graduadas Ray-Ban | |
Embalagem | Ouro: Havaianas | Embalagens Campanha Global |
Prata: Imaginarium | Novo padrão de embalagens Imaginarium | |
Bronze: Acqua Aroma – O Perfume da sua Casa | Nova Linha Premium | |
Brand Design | Ouro: Ice Creamy Sorvetes | Ice Creamy – Reposicionamento da marca |
Prata: Big X Picanha | Brand Design/Comunicação Visual de Lojas/Sinalização Shopping Eldorado | |
Bronze: Fast Açaí | Nova identidade da Fast Açaí | |
Design Consciente | Ouro: Bibi | Projeto CRI.AS |
Prata: Yázigi | Yázigi Act to Impact – Desencanude-se | |
Bronze: Casa de Bolos | Casa de Bolos – BoloBag Retornável | |
Design de Inovação | Ouro: iGUi | UNLIMITED |
Prata: Portobello Shop | Codice by Jader Almeida para Officina Portobello | |
Bronze: Portobello Shop | Ícaro by Jader Almeida para Officina Portobello |
Foto: Keiny Andrade