Convenção ABF 2018: Prêmio ABF+RDI Design destaca inovações

A Associação Brasileira de Franchising e o Retail Design Institute Brasil divulgaram na noite dessa quarta-feira (17/10) os vencedores do Prêmio ABF+RDI Design 2018. A premiação ocorreu no primeiro dia da Convenção ABF do Franchising, evento que irá até o próximo dia 21, no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, em Una (BA).

Criado para homenagear e valorizar profissionais e empresas franqueadoras que utilizam o design como ferramenta estratégica de relacionamento e negócios, o Prêmio, que conta com dez categorias, chega à sua oitava edição consolidado como referência e inspiração para o setor. Mais de 90 projetos concorreram ao ABF+RDI Design neste ano. Desse total, 21 marcas assinaram 29 projetos que alcançaram a mais alta pontuação, consagrando vencedoras as redes e profissionais de design envolvidos.

Dentre os casos premiados, selecionados por uma comissão julgadora formada por representantes da ABF, da RDI Design e do mercado, temos um produto inédito no Brasil, de piscinas de poliéster revestidas com o que há de mais moderno e sofisticado na arquitetura (iGUi, vencedora das categorias Design de Inovação e Produto); uma linha de tênis que evidencia as práticas sustentáveis da marca de forma lúdica e comercial (Calçados Bibi, vencedora na categoria Design Consciente); uma campanha para celebrar os 20 anos da famosa sandália de bandeirinha do Brasil, que levou a marca para todo o mundo (Havaianas, vencedora na categoria Campanha); e um projeto de quiosque que cria de maneira única a história da “Bavária da Nutty”, por meio da apropriação de elementos típicos (Nutty Bavarian, vencedora na categoria Quiosque).

Outros exemplos de ganhadores se relacionam com as propostas da entidade para o franchising do futuro. A rede The Body Shop levou a Prata na categoria Produto com a ‘Linha Corporal Leite de Baobá’. 100% vegetal, livre de crueldade animal e com embalagens recicláveis, o produto vai de encontro às necessidades das redes de terem como uma de suas premissas a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social. Na categoria Loja,  a rede Café Cultura levou a Prata com um novo conceito de cafeteria, aliando café e bem-estar em uma atmosfera moderna, com um ambiente multifuncional, que agrada diferentes públicos.

No início do ano, a ABF, em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS) apresentou a 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras. Entre os dados apurados, o levantamento revelou que do total de empresas franqueadoras pesquisadas, 91,8% introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016 – seja na própria empresa, no mercado nacional (57,3%) ou mundial (11,1%) – e apenas 8,2% delas não o fizeram. Dentre as empresas que se mantiveram inovadoras, 37,4% realizaram mudanças significativas em seus modelos de negócios no Brasil e 6,9% delas no exterior. A pesquisa mostra uma tendência de renovação e inovação nas redes, que se evidencia ano após ano no Prêmio de Design.

“A ABF e o RDI têm o propósito de contribuir para a aplicação de vanguarda do design nas franquias. Em 2017, criamos uma categoria específica de Inovação, reiterando a importância de inovar no franchising, reconhecer os esforços que já estão sendo feitos e estimular um mergulho ainda mais profundo nesta área. Em um mercado em constante evolução, o design se consolidou como uma estratégia assertiva e viável de diferenciação e competitividade”, declara Altino Cristofoletti Junior, presidente da Associação.

As marcas, os profissionais e os respectivos projetos premiados integram o livro digital do Prêmio ABF+RDI Design 2018. Em sua quarta edição, a obra é uma iniciativa da ABF que traz os detalhes da concepção de cada projeto premiado e também um perfil do júri. Os troféus foram entregues na celebração que integra o maior encontro do setor de franquias no ano e que reuniu cerca de 500 líderes do franchising brasileiro na Ilha de Comandatuba (BA).

Confira os vencedores do Prêmio ABF+RDI Design 2018:

CATEGORIA MARCAS VENCEDORAS PROJETO
Projeto Arquitetônico – Loja Ouro: Barbearia do Zé Barbearia do Zé Jardim Botânico
Prata: Café Cultura Loja Conceito Café Cultura
Bronze: Cacau Show Mega Store Cacau Show
Projeto Arquitetônico – Quiosque Ouro: Nutty Bavarian Quiosque Nutty Bavarian
Prata: Bubble Mix Tea Bubble Mix Tea
Bronze: Óticas Carol Kombi Carol Summer
Visual Merchandising – Vitrine Ouro: Bibi Projeto CRI.AS – Vitrine
Prata: Casa das Cuecas Dia dos Pais 2018 – Casa das Cuecas
Bronze: Via Mia Vitrine – Por Onde Andei
Visual Merchandising – Campanha Ouro: Havaianas Campanha 20 anos Havaianas Brasil
Prata: Wizard Dia W.
Bronze: Bibi KomBibi
Visual Merchandising – Promoção de PDV Ouro: Havaianas Campanha de Liquidação 2018
Prata: Nutty Bavarian 21 Anos Nutty Bavarian
Produto Ouro: iGUi UNLIMITED
Prata: The Body Shop Brasil Linha Leite de Baobá
Bronze: Óticas Carol Lentes Graduadas Ray-Ban
Embalagem Ouro: Havaianas Embalagens Campanha Global
Prata: Imaginarium Novo padrão de embalagens Imaginarium
Bronze: Acqua Aroma – O Perfume da sua Casa Nova Linha Premium
Brand Design Ouro: Ice Creamy Sorvetes Ice Creamy – Reposicionamento da marca
Prata: Big X Picanha Brand Design/Comunicação Visual de Lojas/Sinalização Shopping Eldorado
Bronze: Fast Açaí Nova identidade da Fast Açaí
Design Consciente Ouro: Bibi Projeto CRI.AS
Prata: Yázigi Yázigi Act to Impact – Desencanude-se
Bronze: Casa de Bolos Casa de Bolos – BoloBag Retornável
Design de Inovação Ouro: iGUi UNLIMITED
  Prata: Portobello Shop Codice by Jader Almeida para Officina Portobello
  Bronze: Portobello Shop Ícaro by Jader Almeida para Officina Portobello

 

Foto: Keiny Andrade