Congresso de Expansão de Redes encerra 1º dia da ABF Franchising Week Digital

Expansão redes
(A partir da esq.) Lyana Bittencourt, Carla Sarni, Donato Ramos, José Rubens Oliva Rodrigues e Tom Moreira Leite falam da reinvenção do processo de expansão

Em dois painéis, líderes e especialistas do setor analisaram a reinvenção dos modelos de expansão das redes e de relacionamento com o candidato a franqueado

O Congresso de Expansão de Redes encerrou o primeiro dia da ABF Franchising Week Digital.

Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo BITTENCOURT, coordenou o evento. Segundo ela, as estratégias de expansão das redes devem incluir novos formas de canais e o ambiente digital traz novas variantes para o processo de expansão.

“Lojas lab”, modelo ainda pouco explorado nas redes de franquias, de acordo com Lyana, e “lojas hub” compõem uma nova receita de expansão das marcas. “Muitas das lojas têm o conceito de hub e hub como entrega da última milha. Imagine o diferencial competitivo que o e-commerce terá quando de fato todas as lojas forem hub para entrega da última milha”, salientou.

Para tratar da reinvenção dos modelos de expansão, a ABF Franchising Week reuniu num painel Tom Moreira Leite, vice-presidente da Associação e CEO do Grupo Trigo, José Rubens Oliva Rodrigues, coordenador da Comissão de Microfranquias da entidade e CEO da Guia-se Negócios pela Internet, Carla Sarni, CEO da rede Sorridents e Donato Ramos, diretor da Imaginarium.

A crise sanitária e econômica provocada pelo novo coronavírus não impediu a criação de novas frentes de negócios pelas redes. Como exemplo, Leite citou o “cloud kitchen”,  um modelo de negócio lançado durante a pandemia, batizado de Cozinha Trigo.

Cartão de crédito com financiamento da própria rede e intenso prosseling foram algumas das estratégias que mantiveram as operações da Sorridents ativas. “Muito mais do que se adaptar a esse novo momento é a velocidade que você fará isso”, disse Carla.

Marketing digital é uma obsessão para a Guia-se. Segundo Rodrigues, é fundamental que o empreendedor pense em seu negócio na era digital de uma maneira integral.

Na Imaginarium, de acordo com Ramos, a experiência da omnicanalidade passa pela “integração das vendas, do CRM das lojas com o cliente, seja ele digital, seja físico”.

O evento terminou com a apresentação de um painel com cases sobre as novas formas de relacionamento com os candidatos à franquia. Falaram das estratégias das redes Danyelle Van Straten, diretora da ABF Regional Minas e CEO da Depyl Action; Adriano Magalhães, head de Expansão da Maple Bear; Cláudia Kiriyama, fundadora e diretora de expansão da Turquesa Esmalteria & Beleza; Lilian Marques, diretora da iGUi TRATABEM; Sidnei Kalaes, CEO do Grupo Kalaes; Nádia Nogueira, diretora da ACASA Gestão e Franquias, e Eduardo Santinoni, sócio-diretor da Y Consultoria.

Foto: Keiny Andrade