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Congresso de Expansão de Redes encerra 1º dia da ABF Franchising Week Digital

Congresso de Expansão de Redes encerra 1º dia da ABF Franchising Week Digital
(A partir da esq.) Lyana Bittencourt, Carla Sarni, Donato Ramos, José Rubens Oliva Rodrigues e Tom Moreira Leite falam da reinvenção do processo de expansão

Em dois painéis, líderes e especialistas do setor analisaram a reinvenção dos modelos de expansão das redes e de relacionamento com o candidato a franqueado

O Congresso de Expansão de Redes encerrou o primeiro dia da ABF Franchising Week Digital.

Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo BITTENCOURT, coordenou o evento. Segundo ela, as estratégias de expansão das redes devem incluir novos formas de canais e o ambiente digital traz novas variantes para o processo de expansão.

“Lojas lab”, modelo ainda pouco explorado nas redes de franquias, de acordo com Lyana, e “lojas hub” compõem uma nova receita de expansão das marcas. “Muitas das lojas têm o conceito de hub e hub como entrega da última milha. Imagine o diferencial competitivo que o e-commerce terá quando de fato todas as lojas forem hub para entrega da última milha”, salientou.

Para tratar da reinvenção dos modelos de expansão, a ABF Franchising Week reuniu num painel Tom Moreira Leite, vice-presidente da Associação e CEO do Grupo Trigo, José Rubens Oliva Rodrigues, coordenador da Comissão de Microfranquias da entidade e CEO da Guia-se Negócios pela Internet, Carla Sarni, CEO da rede Sorridents e Donato Ramos, diretor da Imaginarium.

A crise sanitária e econômica provocada pelo novo coronavírus não impediu a criação de novas frentes de negócios pelas redes. Como exemplo, Leite citou o “cloud kitchen”,  um modelo de negócio lançado durante a pandemia, batizado de Cozinha Trigo.

Cartão de crédito com financiamento da própria rede e intenso prosseling foram algumas das estratégias que mantiveram as operações da Sorridents ativas. “Muito mais do que se adaptar a esse novo momento é a velocidade que você fará isso”, disse Carla.

Marketing digital é uma obsessão para a Guia-se. Segundo Rodrigues, é fundamental que o empreendedor pense em seu negócio na era digital de uma maneira integral.

Na Imaginarium, de acordo com Ramos, a experiência da omnicanalidade passa pela “integração das vendas, do CRM das lojas com o cliente, seja ele digital, seja físico”.

O evento terminou com a apresentação de um painel com cases sobre as novas formas de relacionamento com os candidatos à franquia. Falaram das estratégias das redes Danyelle Van Straten, diretora da ABF Regional Minas e CEO da Depyl Action; Adriano Magalhães, head de Expansão da Maple Bear; Cláudia Kiriyama, fundadora e diretora de expansão da Turquesa Esmalteria & Beleza; Lilian Marques, diretora da iGUi TRATABEM; Sidnei Kalaes, CEO do Grupo Kalaes; Nádia Nogueira, diretora da ACASA Gestão e Franquias, e Eduardo Santinoni, sócio-diretor da Y Consultoria.

Foto: Keiny Andrade