Início Notícias ABF em Ação Certificado de Franquia Internacional ABF: ganhadores de 2019 compartilham experiência

Certificado de Franquia Internacional ABF: ganhadores de 2019 compartilham experiência

Certificado de Franquia Internacional ABF: ganhadores de 2019 compartilham experiência

Marcas brasileiras contempladas em 2019 relatam a importância de carregar a certificação internacional no mercado e no momento de negociar com investidores globais

As inscrições para o Certificado de Franquia Internacional ABF 2020 estão abertas até o dia 30 de junho, e, pelo segundo ano seguido, a ABF vai reconhecer as redes que se dedicam ao processo de internacionalização, assim como incentivar as marcas que estão começando.

A iniciativa, que começou em 2019, tem como foco também engajar os profissionais do mercado nas missões internacionais, rodadas de negócio, eventos e outras iniciativas de promoção internacional do projeto Franchising Brasil – o programa é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No último ano, a associação contemplou 43 empresas das categorias Pleno, Sênior, Master e Mega, incluindo nomes como Grupo SD, NTW, iGUi, Clean New e Lez a Lez. A equipe do Franchising Brasil conversou com empresários de cada marca para falar sobre a experiência e importância do certificado no mercado e nos negócios com investidores globais.

O Grupo Sobrancelhas Design  tem mais de 500 unidades espalhadas por toda a América — 41 fora do Brasil, nos países Estados Unidos, Portugal, Espanha, México, Equador, Guatemala e El Salvador.

Marcos Barriviera, CEO da marca, afirmou que este fato foi fundamental para receber a certificação. “Principalmente pelo fato de termos conseguido criar um modelo de negócios que nos permitiu escalar internacionalmente, com grande sucesso,” ele completa. Marcos ainda destaca o reconhecimento internacional da ABF, e afirma que o Certificado de Franquia Internacional traz uma segurança fundamental ao investidor.

No caso da NTW Franquia Contábil, a empresa iniciou suas atividades em 1989 como escritório individual e, em 2012, deu início à sua rede de franquias pelo país.

Hoje, a marca tem uma unidade em Maputo, Moçambique, e o CEO Ricardo Aguiar comentou a conquista: “Somos os pioneiros não só no franchising contábil no Brasil, como também naquele país. Isso nos trouxe bastante experiência para consolidar ainda mais nosso modelo de negócio”. Atualmente, a marca contemplada com o certificado, é a maior rede de escritórios contábeis da América Latina e continua expandindo seu negócio.

A iGUi, antiga conhecida dos brasileiros e especialista em piscinas, também se destacou. A empresa está presente em mais de 50 países e possui mais de 800 unidades em todo o mundo, sendo considerada o maior fabricante de piscinas de poliéster reforçado com fibra de vidro do mundo.

Filipe Sisson, CEO da iGUi, também reforça a importância da certificação e afirma: “Esse certificado é uma confirmação de que estamos no caminho certo”.

Especializada em higienização e blindagem de estofados, a CleanNew também levou seu trabalho de qualidade para fora do Brasil.

Hoje, a marca está nos Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Espanha. Fritz Paixão, CEO da empresa, credita o relacionamento com seus Master Franqueados como um ponto-chave do sucesso. “Além disto, desenvolvemos um modelo de negócios altamente rentável, com suporte jurídico de ambos países para o acompanhamento das leis que regem as normas de Franchising nos locais que atuamos”, ele completa.

Já a grife Lez a Lez, nascida em Jurerê Internacional, em Florianópolis, capital catarinense, reúne a sofisticação da cidade com o universo descolado das praias e baladas eletrônicas à beira-mar.

Em constante expansão, a marca já está presente no Paraguai e visa o mercado colombiano para os próximos anos.

Ao explicar o sucesso da empreitada, Tiago Feldens, gerente da empresa, também reforça a importância do relacionamento com o franqueado. “Crescemos e evoluímos através do feedback de nossos franqueados, a gestão próxima e participativa faz toda a diferença”, ele revela.

Em uníssono, todas as marcas contempladas afirmam a segurança a mais que sentem e representam para os investidores a partir da certificação internacional e defendem a importância desse marco para os negócios.

2ª edição do Certificado de Franquia Internacional ABF

As inscrições para as marcas elegíveis vão até o dia 30 de junho na Central do Associado (https://central.portaldofranchising.com.br/) — mais detalhes do Regulamento, basta clicar aqui.

A cerimônia de entrega do Certificado de Franquia Internacional acontecerá na ABF Franchising Expo 2020 entre os dias 30 de setembro a 02 de outubro.

Para poder participar, as redes devem seguir alguns requisitos necessários e obrigatórios. Além de ter operações internacionais já em funcionamento, é também necessário que a marca atualize as informações no Banco de Dados da ABF antes de preencher a ficha de inscrição disponível na central de serviços, no link: Central do Associado > Banco de Associados > Cadastro > Presença no Exterior.

As redes interessadas precisam ser signatárias do projeto Franchising Brasil — caso não sejam, podem aderir no momento da inscrição.

O termo de adesão estará disponível para download no sistema. Em seguida, basta fazer o upload no sistema da versão digitalizada e enviar o termo original via Correios para Avenida das Nações Unidas, 10.989, cj 92, CEP: 04578-000, São Paulo – SP, aos cuidados da área de Projetos Internacionais.

As marcas também devem estar associadas à ABF e adimplentes com suas obrigações financeiras e estatutárias perante a associação.

Após a atualização das informações no banco de dados da Central do Associado e preenchimento da inscrição, a marca deverá clicar no “Li, aceito e concordo com o Regulamento”. Feito isso, a marca estará inscrita.