Café da ABF Rio sobre expansão debate restruturação rápida e planejada das redes

participantes do café da ABF Rio

Com recorde de público, a ABF Rio promoveu com sucesso na manhã do último dia 20 de maio o seu primeiro Café com Franquia Virtual do ano, com o tema” Expansão de redes de franquias em tempos de pandemia – Prospecção e Repasses”.

O encontro contou com a moderação de Rogério Gama, diretor de Relações Institucionais da ABF Rio; e a participação dos especialistas Jorge Mariano, head de Expansão do Grupo Halipar; Mario Goldberg, diretor Comercial e de Expansão da Taco, e Eduardo Scalise Felix, gerente de Expansão da Chilli Beans.

Os painelistas destacaram principalmente as ações que suas redes fizeram para atender os franqueados rapidamente no primeiro momento de lockdown. Além disso, evidenciaram as estratégias de adaptação, gestão e liderança para a expansão dos negócios.

Segundo Felix, a Chilli Beans se reestruturou rapidamente, construindo e adaptando o plano de ação ao longo do tempo, sempre atenta às as dores dos franqueados e dando suporte por meio das lives. Sobre a expansão, a rede aproveitou o momento e inaugurou uma nova marca de óculos de grau e vem adaptando o delivery através de ferramentas.

Para Jorge Mariano, o setor de alimentação foi um dos que mais sentiu o momento e percebeu no delivery, restruturado rapidamente durante o início da pandemia, uma boa ajuda para as vendas ao público final. Segundo o diretor da Halipar, com o pleno fechamento dos shopping e lojas de rua houve uma reformulação na cadeia da rede. “Para pensarmos em crescer e expandir, primeiro precisamos estar mais perto dos franqueados. Demos total suporte, negociamos com fornecedores, renegociamos com os shoppings, cumprimos todas as regras sanitárias que, por se tratar do ramo de alimentação, já tínhamos isso no nosso dia a dia. Com isso, seguimos a nossa expansão”, afirmou Mariano.

Complementando os demais especialistas, o diretor da rede Taco, Mario Goldberg evidenciou que essa onda pandêmica vai continuar ainda por um longo tempo e que o processo de adaptação é fundamental para o sucesso dos negócios. Segundo ele, a rede respondeu rápido, teve poucas perdas e seguraram a expansão no primeiro momento.

Além disso, Goldberg alerta para o planejamento correto e a atenção no cenário do País na hora de querer expandir. “Temos que avaliar todas as situações no País. Já temos mais de um ano de crise. Existem fatores macroeconômicos que complicam a expansão, como o IGPM, alta do dólar e até mesmo a falta de matéria-prima, de insumos. Para trabalhar a expansão é preciso muito planejamento. É preciso alinhar com o time para que todos sigam no mesmo caminho,” alertou.

O evento contou ainda com uma grande interação dos participantes através de perguntas enviadas ao moderador. O próximo Café com Franquia Virtual da ABF Rio não tem ainda o tema definido, mas já está marcado para o dia 17 de junho.