As inovações de hoje e as lições de nossos avós!

Veículo: Site: Pequenas Empresas Grandes Negócios – Colunista: Claudio Tieghi

Inovação! Todo empreendedor de sucesso aposta na inovação como forma de diferenciar-se do mercado e conquistar o sucesso. A inovação virou um mantra na boca de empresários, gurus e especialistas em gestão. Quando me preparava para escrever este artigo, me recordei das sábias palavras do amigo Orlando Lima, um agrimensor do sudoeste de Minas, que do alto dos seus mais de 90 anos respondeu de forma muito simples à pergunta complexa que lhe fiz.

Queria saber como o transporte ferroviário teria sido sucateado naquelas terras onde a palavra “trem” faz mais parte do cotidiano do que em outras localidades. “Foi o governo do Juscelino que privilegiou a produção e o transporte por caminhões”, respondeu, me fazendo refletir. Aquilo que buscamos com a inovação traz de fato benefícios efetivos e duradouros?

Se por um lado a inovação pode parecer algo muito elaborado e distante da realidade dos empreendedores de pequeno e médio porte, por outro, se pensada também em seus impactos sociais e ambientais, pode transformar o mundo.

Mudar a forma de produção, distribuição, comercialização e descarte de produtos, que há décadas segue os mesmos processos, em prol do meio ambiente e da sociedade é, na sua essência, a inovação de que precisamos.

Tamanho nessa hora pode fazer a diferença. Uma empresa de menor porte muitas vezes consegue inovar mais rápido do que grandes corporações. No universo das franquias, temos várias franqueadoras – e também franqueados – que mudaram a forma de utilizar a energia, descartar o lixo, acondicionar os produtos em benefício da sustentabilidade. Muitas das empresas consideradas inovadoras, porém, utilizam receitas simples praticadas no passado que, em nome da modernidade e do consumo, deixaram de existir. Inovar pode ser simples.

O resultado de inovar em busca da diminuição do impacto dos negócios no meio ambiente tem ainda outro efeito muito desejado, que é a redução de custos. Operações ecoeficientes tornam as empresas mais rentáveis e em equilíbrio com as pessoas e o meio ambiente.

A inovação também é sinônimo de novidade. Porém, na prática, algumas inovações em benefício da preservação do meio ambiente, da sociedade e do futuro do planeta nos remetem ao passado. Por exemplo, ao utilizar restos de alimentos para produzir adubo orgânico, estamos pondo em prática uma inovação dos nossos avós.

O resgate de práticas simples pode representar grande inovação para o dia a dia das empresas: trocar o automóvel pela bicicleta, o defensivo agrícola por formas naturais de combater pragas, a água em garrafas PET por água filtrada, a iluminação artificial pela natural nos ambientes corporativos etc. Inovação é uma atitude que nos remete ao futuro, mas que colocada em prática, imediatamente começa a fazer história, e seu idealizador, a deixar um legado. Inovação requer conhecimento – que, na linguagem dos antigos, quer dizer sabedoria.

* Claudio Tieghi é diretor de responsabilidade social do Grupo Multi Holding e presidente da Afras – Associação Franquia Sustentável