AFRAS realiza importantes ações sustentáveis durante a Rio Franchising Business 2013

Associação Franquia Sustentável leva metodologia afim de minimizar o impacto ambiental na realização de eventos

Preocupadas em investir nas práticas sustentáveis e ações de responsabilidade social empresarial entre as pequenas e médias empresas e principalmente as franquias, a Associação Franquia Sustentável realizará importantes ações sustentáveis durante a Rio Franchising Business 2013, em parceria com a ABF-Rio e a Fagga/GL Events Exhibitions.

A ação tem como intuito mobilizar os empresários do setor e visitantes da feira, que acontece de 26 a 28 de setembro, no Centro de Convenções Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. Haverá coleta seletiva de materiais recicláveis, que serão destinados para cooperativas da região do entorno do Riocentro, e a compensação das emissões de CO2, gerados para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez levamos para o Rio de Janeiro a metodologia já testada e consolidada na maior feira de franquias do mundo, que acontece anualmente em São Paulo”, afirma Claudio Tieghi, presidente da AFRAS. Segundo ele, esse é um grande legado que o franchising deixa para a cidade do Rio de Janeiro, que recebe um número cada vez maior de eventos. “Fizemos questão de respeitar os aspectos de compensação local e de incentivar a geração de trabalho e renda na própria região” completa Claudio Tieghi.

Este ano, houve um aumento de 12% no número de expositores e uma estimativa de público 10% acima do fluxo de visitantes de 2012. Para minimizar o impacto ambiental causado pela realização do evento, as entidades farão a coleta seletiva, em parceria com a BR+10, empresa de Gestão Ambiental especializada em gestão de resíduos. Já a Personal CO2 será a responsável pela compensação de 100 toneladas de emissões de CO2 com o plantio de árvores nativas dentro do Estado do Rio de Janeiro, melhorando assim a biodiversidade. “Ser sustentável não significa apenas ter iniciativas em prol do meio ambiente ou ter um forte investimento social. Significa também, e principalmente, ter a sustentabilidade na gestão, nas decisões e nas atitudes do dia a dia.” comenta Romualdo Ayres, Diretor de Sustentabilidade da ABF-Rio.

Além da coleta seletiva do lixo, a Rio Franchising Business utilizará metros de carpete reciclado, feito a partir de garrafas PET, para acústica e revestimento do piso do pavilhão do Riocentro. O evento usará ainda lonas e tintas ecológicas (lona Discovery-2 – 440 GSM impresso em tinta Eco Solvente marca Tech Ink e Látex marca HP) para a confecção de toda a comunicação visual, como painéis, módulos de parede, banners, sinalização interna de publicidade e merchandising. No espaço, também estará em funcionamento uma Estação de Tratamento de Água e Esgoto que permitirá o tratamento de 340m³ de esgoto por dia.

Após a feira, todo material de comunicação visual será doado para ONGs que o transformará em bolsas, sacolas, nécessaires, entre outros produtos. Essas ações fazem parte do programa global de responsabilidade ambiental Think Green (Pense Verde) que a Fagga executa. A intenção é agir no ciclo completo de um evento a fim de minimizar o impacto de sua atividade no meio ambiente.