AFRAS participa de encontro sobre a divulgação da ABF Expo 2013 na mídia

Foi realizado no dia 11 de abril, no Centro de Capacitação e Eventos da ABF, um café da manhã com o objetivo de discutir as estratégias de divulgação e marketing da ABF Franchising Expo 2013. Estiveram presentes 105 participantes, dentre eles assessores de imprensa e representantes dos departamentos de comunicação das redes que serão expositoras no evento. A maior feira de franquias do mundo será realizada, este ano, entre os dias 12 e 15 de junho, nos Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, em São Paulo.

O diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, abriu o encontro e falou sobre o setor de franchising no Brasil, além de apresentar alguns dados sobre a feira. Segundo Ricardo, serão 470 marcas expositoras, sendo que 48 delas estreiam a sua participação no evento. “A comunicação e a forte presença na mídia servem como vitrine para os antigos e novos expositores, além de contribuir para o crescimento da feira”, afirmou.

A equipe da AFRAS também marcou presença e Claudio Tieghi, presidente da entidade, apresentou as ações que a Associação promoverá durante a feira. A grande novidade fica por conta do Espaço Social 2013, uma oportunidade de diferenciação e destaque para as marcas expositoras. Serão 84 m², divididos em 14 estandes de 6m², destinados à venda de produtos, onde 15% do total da receita arrecadada serão destinados à projetos de educação para crianças e adolescentes de 5 instituições. “Esta será também uma ótima oportunidade de visibilidade para a marca que se destacará de uma forma diferente e mostrará ao público que a empresa é também engajada com as questões socioambientais”, afirma Claudio.

Outro destaque será o Prêmio Estande Sustentável, um reconhecimento para as empresas expositoras aplicarem os princípios de sustentabilidade na produção e montagem de seus estandes. A premiação será dividida em 5 categorias, de acordo com o tamanho do estande e terá a avaliação feita por auditores credenciados durante a montagem e realização da feira. Além do expositor, este ano, a empresa montadora também será premiada por sua contribuição e trabalho realizado com estande vencedor.

As estratégias de marketing, parcerias comerciais e de merchandising fechadas com a mídia para a ABF Franchising Expo, ficaram por conta da apresentação de Araceli Silveira, diretora de marketing da BTS Informa, empresa organizadora do evento. Pelo segundo ano consecutivo haverá também o Prêmio ABF-RDI Design de Estande, que elegerá os expositores cujas instalações melhor representarem a imagem das marcas, com objetivo de estimular o design como ferramenta estratégica na criação dos estandes.

A diretora da DFREIRE, Debora Freire assessoria de imprensa da ABF, finalizou o encontro com a apresentação das estratégias e desafios para o trabalho de divulgação do evento na mídia. ‘Tenho absoluta certeza que o sucesso da divulgação da feira depende também das novidades dos expositores, por isso a importância de fazer essa troca de experiências’, destacou.

Café com assessores AFRAS

A AFRAS aproveitou a ocasião para reunir, após o evento, os assessores e representantes dos departamentos de comunicação das marcas que são associadas à AFRAS e também as demais redes que gostariam de conhecer mais sobre a entidade. O objetivo foi apresentar o trabalho desenvolvido pela Associação e discutir os programas e novidades que farão parte do dia a dia da entidade e seus associados ao longo de 2013.

As ações desenvolvidas pela AFRAS visam inserir a sustentabilidade na gestão das empresas, gerar diferenciação e posicionamento da marca, considerando valores intangíveis com foco no capital humano. Dentre os destaques deste ano, estão: o Espaço Social 2013, durante a ABF Expo, o Prêmio ABF-AFRAS de Sustentabilidade, a reformulação do Portal AFRAS, indicadores ETHOS, a participação da AFRAS no Curso Avançado de Franchising e demais cursos da Academia do Franshising, Simpósio AFRAS de sustentabilidade, dentre muitas outras ações. “Além dos clientes e a comunidade, as empresas devem adotar práticas junto a seus colaboradores, meio ambiente, governo, fornecedores, acionistas entre outros. E é este trabalho que a AFRAS oferece: criamos sinergias e geramos oportunidades para nossos associados se conscientizem e mudem suas histórias de responsabilidade social”, afirmou Claudio Tieghi.

Durante o biênio – 2013 e 2014, o conceito apresentado pela AFRAS será o de “Inovação para a Sustentabilidade: proteger e criar valor para a marca, a transversalidade, e os impactos positivos”. “É a sustentabilidade inserida na estratégia das marcas”, afirmou Fernanda Esposito.