ABF Rio promove palestra sobre técnicas de expansão no varejo

Na manhã desta terça-feira (24/07), a Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) promoveu o evento Café com Franquia, com a palestra “Como turbinar a expansão da marca, na prática, mesmo em tempos de desafios”, ministrada pelo especialista em software para franquias e empresário da Solutto, Erick Vils.

A presidente da ABF Rio, Eliane Bernardino, fez a abertura do evento, destacando a realização da Expo Franchising ABF Rio 2018, uma das principais feiras de franquias do País, posicionada entre as dez maiores do mundo – e apresentou os representantes comerciais Maria Luíza Leite e Fábio Friedman, que evidenciaram a importância da visibilidade e da exposição dentro do evento.

Presidente da ABF Rio, Eliane Bernardino, abrindo o evento e apresentando o palestrante Erick Vils

Em sua palestra, Vils abordou as principais etapas da expansão com a utilização de diversas estratégias, por meio de metodologias e sistemas de busca. O especialista detalhou, ainda, as diversas formas de prospectar novos franqueados, atrair mais candidatos qualificados e gerenciar os diferentes meios de comunicação das marcas através de ferramentas digitais para medir o engajamento do conteúdo e o uso de palavras chave para melhorar as técnicas de SEO (sigla em inglês para “otimização de mecanismos de busca”) no Google.

“O tipo de expansão da marca deve ser escolhido de acordo com o tipo de negócio e seus stakeholders. Atualmente, é preciso fazer um planejamento estratégico sério, pois há uma gama de meios de comunicação da marca com novos perfis como os multifranqueados e os millennials”, evidenciou Vils.

Além disso, fechando a manhã sobre estratégias de expansão, a gerente de marketing do Grupo Alento (Billy The Grill, Vizinhando e Naa!), Lívia Cravo, apresentou o estudo de caso do grupo, elencando ações de sucesso adotadas nas suas marcas, como a valorização das plataformas digitais e a utilização de ferramentas que medem o nível de engajamento das publicações.

“Analisamos as diversas plataformas e escolhemos as que melhor atendem em conjunto a divulgação do nosso grupo e seus diferentes públicos. O marketing numa rede tem um papel fundamental de planejar bem e ver qual a melhor estratégia”, finalizou. O Grupo Alento alcançou 55 unidades no período de somente oito anos, com intensa presença na mídia digital e também nas feiras oficiais da ABF, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Livia Cravo, gerente de marketing do Grupo Alento

Para Eliane Bernardino, o conteúdo trazido pelos palestrantes ajudou a mostrar diferentes práticas e ideias inovadoras para as estratégias de expansão. “O sucesso na expansão da rede envolve a combinação de vários fatores. Foi um conjunto de alternativas apresentadas que se integram para a melhor divulgação e expansão da marca. Dentre elas, destacamos a grande feira que a ABF Rio tem o orgulho de realizar em setembro no Riocentro”, concluiu a presidente.