ABF entrega Prêmio Destaque Franchising Jornalismo, Trabalho Acadêmico e Sustentabilidade 2019

Selo
Mariana Fonseca, do Portal Exame.com, recebe o Prêmio Destaque em Jornalismo Digital

A Associação Brasileira de Franchising anuncia na noite desta sexta-feira (26) os vencedores do 25º Prêmio ABF Destaque Franchising, na categoria Jornalismo.  Principal premiação do mercado de franquias brasileiro, a honraria presta homenagem às marcas e profissionais que, por meio de sua atuação, contribuíram decisivamente para o desenvolvimento sustentável do setor nos últimos anos. Os vencedores foram homenageados durante cerimônia que reuniu cerca de 1 mil convidados no Golden Hall do World Trade Center (WTC) em São Paulo.

Com um volume de informação cada vez maior e disperso, a importância do jornalismo sério, comprometido e profundo é cada vez maior. “O trabalho de buscar novas tendências e histórias, difundir boas práticas e apontar desafios certamente contribui com o desenvolvimento do nosso marcado. Nosso reconhecimento a estes profissionais dedicados, ainda mais em tempos de fake news”, declara André Friedheim.

Na Categoria Jornalismo, foram premiados os profissionais autores das melhores reportagens publicadas em 2018, em quatro subcategorias. São eles: Jornal ImpressoLetícia Ginak e Bianca Soares, com a matéria “92% das franquias investem em inovação”, publicada pelo O Estado de S.Paulo. RevistaTiciana Werneck, vencedora com a reportagem “Aprendendo com as franquias”, para a Revista HSM. Mídia DigitalMariana Fonseca, que assina a matéria “Franqueados do Boticário criam startup”, publicada no portal Exame.com. E, por fim, Mídia RegionalThaine Belissa, autora da reportagem “Franchising também é lugar de inovação”, publicada pelo Diário do Comércio de Minas Gerais. Os jornalistas vencedores em cada uma das categorias recebem um prêmio no valor de R$ 6 mil.

Trabalho Acadêmico

Helder de Souza Aguiar, autor da tese de doutorado “Não Engajamento de Franqueados” sagrou-se vencedor na Categoria Trabalho Acadêmico. O pesquisador obteve o título pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Sustentabilidade

O Prêmio ABF Destaque Franchising Sustentabilidade é um reconhecimento às redes cujos projetos promoveram impacto positivo social e ambientalmente seja em escala local, regional ou nacional. As marcas vencedoras, classificadas de acordo com suas categorias no Selo de Excelência em Franchising, e seus respectivos projetos premiados são os seguintes:

Pleno: SPÉ O SPA DO PÉ – Baculêju das Artes – Sabendo que a arte é ferramenta de transformação da sociedade, o projeto visa desenvolver e lançar novos talentos da música, dança, arte, teatro e poesia oriundos de diversas comunidades do Rio de Janeiro. São realizados pequenos festivais com apresentações de cantores solo, duplas, bandas, poetas, além de exposições e mesas redondas com a União Brasileira de compositores sobre direitos autorais. O projeto foi idealizado pelas artistas e amigas Sandra de Sá e Dani Suzuki com o nome Conexão Japa Preta ainda de forma informal, com o crescimento e profissionalização se transformou no Baculêju das Artes, onde já passaram mais de 1.500 artistas e muitos já conquistaram contratos com gravadoras.

Sênior: RAGAZZO – Sucos Naturebas – Enquanto redes do mundo todo se esforçam para eliminar canudos plásticos até 2020, a rede Ragazzo foi mais longe e desenvolveu um projeto que além de canudos, também elimina os copos. Mas não em 2020. Agora. Naturebas é uma linha de sucos tão naturais que até os copos viram fruta. Desenvolvemos copos feitos com papel semente que vêm prontos para serem plantados, com instruções para facilitar o engajamento e entendimento da mensagem e que devolvem árvores frutíferas para a natureza. São 300 mil copos, que dão origem, em média, a 4 árvores frutíferas cada um, resultando em cerca de 1,2 milhão de árvores. Uma ideia transformadora, para um mercado de 2 bilhões de litros de suco natural por ano: Tome o suco, plante o copo.

Máster: FARMA & FARMA – Alimentação Saudável para Colaboradores – Há anos a Farma & Farma vem auxiliando o bem-estar de seus colaboradores. O café da manhã diário fica por conta da empresa, que compra todos os dias pães, doces, café, leite, frutas, para que a equipe possa trabalhar bem alimentada e feliz. Este ano a empresa incluiu uma ajuda de custo no almoço diário dos colaboradores garantindo uma alimentação saudável e de qualidade. A empresa cobre o custo da cozinheira, verdureiro, supermercado (exceto açougue).

Mega: Grupo Incense – Erik Cavalheri, franqueado O Boticário – Programa ChamaViva “Perfume do Conhecimento – Mentoria em Franchising” – O programa visa à incrementar a empregabilidade de jovens entre 15 e 18 anos – moradores de comunidades da região do bairro do Campo Limpo (zona sul de São Paulo) – que frequentam o Programa de Educação Empreendedora oferecido pelo Centro de Juventude da Associação Obra do Berço, instituição que completou 80 anos em 2018. Os jovens participam de 12 mentorias por semestre nos quais franqueadores, franqueados, consultores e advogados atuam como mentores, transferindo conhecimento em temas atuais e pertinentes à empregabilidade, autoconhecimento e desenvolvimento.

Foto: Keiny Andrade