ABF premia Destaque Franchising em Jornalismo e Trabalho Acadêmico

Kátia Simões, vencedora do Prêmio ABF Destaque Franchising de Jornalismo, na categoria Jornal Impresso

Profissionais de imprensa e pesquisadores do setor de franchising celebram a vitória na principal premiação do franchising brasileiro

30/04/2022

A Associação Brasileira de Franchising teve a honra de anunciar na noite dessa sexta-feira (29) os vencedores do 27º Prêmio ABF Destaque Franchising, nas categorias Jornalismo e Trabalho Acadêmico. Em sua tradicional Cerimônia de Entrega, a principal premiação do setor de franquias brasileiro voltou a ser realizada presencialmente após dois anos marcados pela pandemia de Covid-19. O jantar de gala reuniu representantes das marcas premiadas, líderes do setor, autoridades e profissionais.

Maria Clara dias, vencedora do Prêmio ABF Destaque Franchising de Jornalismo, na categoria Revista

Prêmio Jornalismo

A ABF reconhece também os profissionais de imprensa que por meio dos veículos de comunicação em que atuam e do seu trabalho, realizado em 2021, tenham contribuído para o fortalecimento e a divulgação do setor de franquias. Nesse sentido, os vitoriosos no Prêmio ABF Destaque Franchising Jornalismo de 2022 em suas respectivas subcategorias são: Jornal ImpressoKátia Simões, do Valor Econômico, com a reportagem “Visão de longo prazo”; Revista: Maria Clara Dias, da Exame, autora da matéria “Fast Food mais Fast”; Mídia Digital: Karina Lignelli, do Diário do Comércio, de São Paulo, que assinou a reportagem “Como as franquias garantem receitas mesmo de portas fechadas”; e na Mídia Regional, que premia o trabalho realizado por jornalistas fora do eixo Rio-São Paulo: Ícaro Carvalho, do Jornal Tribuna do Norte, de Natal, autor da matéria: “RN na mira das franquias”.

Karina Lignelli, vencedor do Prêmio ABF Destaque Franchising Jornalismo de 2022, na categoria Mídia Digital
Ícaro Carvalho, vencedor do Prêmio ABF Destaque Franchising Jornalismo de 2022, na categoria Mídia Regional

Cada um dos jornalistas vitoriosos recebeu, além de um Certificado de Reconhecimento, um prêmio no valor de R$ 6 mil.

Prêmio Trabalho Acadêmico

Valorizando o trabalho de pesquisadores que, por meio de seus estudos, promovem e estimulam o interesse pelo franchising, a ABF premiou na categoria Trabalho Acadêmico, Helder de Souza Aguiar (FATEC-SP) com a tese “A Model of Influential Factors in Franchise Operations” – “Um Modelo de Fatores Influentes nas Operações de Franquia”.

Helder de Souza Aguiar, vencedor do Prêmio ABF Destaque Franchising Jornalismo de 2022, na categoria Trabalho Acadêmico

O foco do estudo foi construir um modelo dos fatores que podem influenciar o desempenho, a sobrevivência, a lucratividade e até mesmo a satisfação do franqueado.

A proposta dos autores é que esse modelo sirva de base para as mais diversas ações de gestão das redes e no acompanhamento das atividades de suas unidades franqueadas.

Pela vitória, a ABF oferece ao acadêmico um Certificado de Reconhecimento e um prêmio no valor de R$ 5 mil.

Fotos: Keiny Andrade