Em formato multimídia, o guia contém vídeos com dicas práticas e se soma aos diversos outros conteúdos da ABF Academy, plataforma educacional da Associação Brasileira de Franchising
São Paulo, setembro de 2024 – Porta de entrada do empreendedorismo estruturado no Brasil, as microfranquias ganham cada vez mais destaque no mercado nacional. Para informar e orientar os empreendedores na escolha e gestão do seu negócio, a ABF – Associação Brasileira de Franchising acaba de lançar o Guia Rápido sobre Microfranquias. O material traz desde os conceitos básicos de uma franquia e de uma microfranquia – estruturados em seus quatro pilares: marca, know-how, produtos e serviços e Lei do Franchising (13.966/2019) – e o passo a passo para o empreendedor escolher bem seu negócio. O conteúdo gratuito foi desenvolvido em formato digital, multimídia, em vídeos com dicas práticas e se soma aos diversos outros disponíveis na ABF Academy, a plataforma educacional da entidade. Para ter acesso, é preciso realizar um cadastro e buscar no menu a opção da trilha “Mundo do Franchising”.
De acordo com Humberto Madeira, coordenador da Comissão de Microfranquias e Novos Formatos da ABF, durante as reuniões do colegiado, os membros observaram que havia a necessidade de trabalhar mais a questão da educação relacionada às microfranquias, o que resultou no material orientador. “Vale ressaltar que elas são micro no investimento, mas não micro no faturamento”, observa.
Alexandre Sita, membro da Comissão e um dos idealizadores do guia, destaca a relevância das redes de menor investimento e de o potencial franqueado se munir de informação para ser mais bem-sucedido em seu negócio. “As microfranquias entregam vários benefícios, negócio testado, ganhos ilimitados, mudança de vida, mas existe risco e é uma longa jornada até ter o retorno do investimento”, afirma.
Modelo de negócio consolidado
O mais recente estudo sobre Microfranquias feito pela ABF, realizado em maio deste ano, revelou a consolidação desse modelo de negócio no Brasil. Os dados indicam que, do universo de marcas associadas, 43% (589) operam com algum negócio neste formato. Segundo o levantamento, 122 novas marcas de microfranquias se associaram à ABF e outras 26 tradicionais lançaram formatos com menor valor de investimento no período pesquisado.
Ainda de acordo com o estudo, o retorno do investimento feito em microfranquias é mais rápido em relação às franquias tradicionais. Enquanto essas oferecem um retorno, em média, entre 24 e 36 meses, o investimento em uma microfranquia é recuperado, na média, de 8 a 18 meses. Conforme a classificação da ABF, são consideradas Microfranquias os negócios com valor-teto de investimento até R$ 135 mil.
E confirmando o interesse dos potenciais franqueados por microfranquias, o Portal do Franchising – maior do setor no mundo –, apurou que entre janeiro e agosto, 72,4% das buscas dos usuários foram para os negócios de menor investimento, até R$ 100 mil.
Microfranquias e o franchising íntegro
Tanto o coordenador quanto o membro da Comissão de Microfranquias enfatizam a contribuição do guia para o franchising íntegro. “Nós procuramos destacar a importância das melhores práticas, consultar a Lei do Franchising, a leitura da Circular de Oferta de Franquia, a COF, do potencial investidor consultar inicialmente quem está presente, quem já saiu da rede, buscando identificação com o propósito da marca e do negócio”, destaca Madeira.
Para Sita, “o guia tem total correlação com o franchising íntegro porque leva clareza ao candidato. O oposto são ofertas fantasiosas, mágicas, de resultado garantido. Tenho certeza de que o material é uma tremenda ferramenta para o franchising íntegro porque leva um conteúdo verdadeiro e orientando o candidato a tomar a melhor decisão”, afirma.
Baseada no princípio de que franchising é educação, a ABF conta, entre suas publicações, além deste novo Guia Rápido sobre Microfranquias, com o Guia Oficial de Franquias. Com 33 anos de história, a publicação com quase 300 páginas traz tudo o que o potencial franqueado precisa saber para abrir seu negócio, reúne dados das redes de franquias, consultores, startups, as melhores práticas, tendências e muito mais. A edição 2024 impressa, lançada com sucesso durante a ABF Franchising Expo, em junho, em São Paulo, foi esgotada e a digital interativa, com links para podcasts, vídeos, artigos, entre outros conteúdos, está disponível para venda no site. E além disso, a ABF traz a todo o público interessado diferentes fontes de conhecimento e capacitação em empreendedorismo, por meio dos cursos da ABF Educação, da própria ABF Academy e do Portal Parceria Sebrae ABF.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registrou um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023, mais de 195 mil operações e cerca de 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2% do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita.