Em evento realizado no Centro de Capacitação e Eventos, no dia 24 de junho, terça-feira, a ABF lançou oficialmente o Canal do Franchising. O projeto é uma parceria com o MBA60, plataforma especializada na produção de conteúdos sobre gestão e negócios. Através de uma publicação bimestral e de um portal com conteúdos em vídeos, o Canal do Franchising abordará temas relevantes ao dia a dia do franqueado, com base em resultados de pesquisas contínuas realizadas pelo MBA60.
“O objetivo principal do Canal é capacitar e transmitir conhecimentos relacionados à gestão de franquias no Brasil, reforçando assim o nosso compromisso com o treinamento e capacitação em todas as bases do sistema de franchising”, afirmou Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, em seu discurso de abertura.
A apresentação de todas as características do projeto, bem como de seus pilares de atuação, ficaram a cargo de Pedro Mello, diretor executivo da Papaya Filmes. O profissional afirmou que é muito comum que os franqueadores invistam constantemente em treinamento operacional, deixando de lado dois itens muito importantes na formação do franqueado como empresário: a gestão e a liderança.
“Estes são aspectos muito importantes na condução de um negócio, portanto, o Canal do Franchising visa suprir essa necessidade, ajudando o franqueado a ‘resolver’ problemas comuns e recorrentes de sua operação”, afirmou Pedro. Seja na versão impressa ou na versão online, os assinantes do Canal têm à disposição conteúdos relacionados às mais diversas áreas, como promoção e vendas, recursos humanos, gestão de negócio, finanças, marketing digital, tecnologia, jurídica, comunicação corporativa, benchmark, dentre outros.
Resultados da Pesquisa de Promoção e Vendas
Em pesquisa realizada recentemente pelo MBA60 com 88 franqueadores e 120 marcas, a área de “Promoção e Vendas” foi eleita pelos participantes como a mais carente em termos de capacitação. Os destaques do estudo foram apresentados por Mauro Peres, CEO do MBA60, que aproveitou a ocasião para listar também os principais desafios apontados pelos empresários.
“Existem três itens que merecem atenção por parte dos franqueadores: orientação aos franqueados sobre como e o que eles precisam fazer para serem bons gestores, auxílio nos treinamentos de vendas e auxílio na criação de metas, premiação e métricas”, afirmou Mauro. Estes e outros itens foram abordados com profundidade na 2ª edição da Revista Canal do Franchising, onde alguns consultores de varejo comentam também os caminhos que podem levar os franqueadores a melhorar a eficiência das suas vendas.
Na parte final do evento, Edison Talarico, expert em vendas, abordou alguns problemas frequentes e apresentou algumas ferramentas e soluções para saná-los. Um dos exemplos citados pelo executivo foi a gestão de performance e porque os franqueados investem errado em promoção de vendas. “Como lidar com estas escolhas? A gestão de processos também merece atenção, alguns indicadores devem estar no topo das preocupações do gestor do negócio”, finalizou Edison.
Mais informações sobre como assinar e fazer parte do Canal do Franchising podem ser conferidas no site www.canaldofranchising.com.br .