Início Notícias ABF FW 22: Seminário de Fornecedores debate oportunidades e desafios

ABF FW 22: Seminário de Fornecedores debate oportunidades e desafios

ABF FW 22: Seminário de Fornecedores debate oportunidades e desafios
Da esq. p/ dir.: Vicente Gouveia, gerente de desenvolvimento de Canais da NCR Corporation, Erica Sartori, gerente de consultoria e treinamento na Casa do Construtor, Paulo Conrad, diretor executivo do Grupo Restaura e Rafael Vasconcellos Sanchez, cofundador da Scaffold Education

1º Seminário de Fornecedores presencial da ABF Franchising Week reuniu especialistas das marcas Felicidade Descomplicada, Aramis, Casa do Construtor, F360º, Kick Off, Lupo e NCR

23/06/2022

O 1º Seminário de Fornecedores presencial da ABF Franchising Week completou a agenda do penúltimo dia do megaevento do setor. Conduzido por Beno Krivkin (Tribecca), coordenador da Comissão de Fornecedores, o evento contou com especialistas em palestra e três painéis.

Roberto Publio, fundador do Felicidade Descomplicada, levou a plateia a refletir sobre um processo de autoconhecimento, como cuidar do outro priorizando o cuidado a si mesmo. “Quanto menos você cuida de você, menos você cuida das pessoas. É extremamente egoísta não cuidar de você mesmo”, disse. Segundo ele, não tem franchising, equipe ou negócio se a pessoa não exercer o autocuidado. Mesmo parecendo um contracenso, o palestrante entende e defende que “cuidar de si mesmo é um valor pessoal de cuidado com o outro”.

Sob moderação de Henrique Carbonell (F360º), Rogério Guimarães, diretor de Franquias da Lupo, e Bruno Brasil (Aramis), trataram do “Atendimento direto ao franqueado”. Os painelistas falaram das vantagens do fornecedor homologado, com e sem obrigatoriedade, e de desafios, como o cumprimento dos prazos e a logística. Segundo Brasil, ter escuta aberta e entender a dor do outro são fundamentais. Para Guimarães, “o simplificar não é fazer sem método, é descomplicar”. Por exemplo, ter uma cadeia de abastecimento simplificada, torna a empresa mais ágil e eficiente.

No painel seguinte, Renato Claro, fundador da Kick Off, moderou o debate sobre “Terceirização de fornecedores” com participação de Daniel Guedes (SMZTO) e André Alves, diretor de Operações da 6Place. “Toda terceirização tem desafios, mas nós evoluímos como mercado”, avaliou Claro.

“A terceirização pode ser muito oportuna a depender do momento da empresa”, afirmou Guedes. Segundo o executivo, back-office, toda infraestrutura de expansão, assessoria de imprensa, por exemplo, são habitualmente terceirizadas.

Desenvolvimento de Fornecedores

O painel de encerramento do Seminário enfocou o “Desenvolvimento de Fornecedores”. Sob moderação de Vicente Gouveia, gerente de Desenvolvimento de Canais da NCR Corporation, debateram o assunto Erica Sartori (Casa do Construtor), Paulo Conrad (Grupo Restaura) e Rafael Sanches (Scaffold Education).

Segundo Gouveia, muito se investe em marca, na relação com os consumidores, em treinamento e suporte, na transmissão da cultura da rede aos franqueados e aos colaboradores, mas são poucas as empresas que têm programas oficiais para desenvolver e capacitar seus fornecedores. Para o executivo, “a rede de franquia é tão forte quanto são seus fornecedores e seus funcionários”.

Para Conrad, estar atento ao mercado e ao desenvolvimento de novos negócios é extremamente importante. Segundo o executivo, é preciso separar algumas situações para ser o mais assertivo possível nesse processo de desenvolvimento dos fornecedores.

Erica destacou o processo de chancelamento de qualidade dos fornecedores da Casa do Construtor como uma estratégia inovadora, que premia os que se destacam em sua Convenção anual.  Segundo a executiva, é tão importante esse trabalho que a rede possui fornecedores chancelados há mais de 25 anos. “Eu super-recomendo: tenha algo diferenciado. Tenha a homologação, mas tenha algo que possa reconhecer os fornecedores, e a transparência nessa parceria”, salientou.

Na visão de Sanches, é positivo participar dessa construção da relação junto com o fornecedor.

O Seminário foi permeado de vídeos com depoimentos de representantes de marcas associadas a respeito das suas estratégias na política de fornecedores.

Foto: Keiny Andrade