ABF FW 22: Seminário de Microfranquias vai das boas práticas de expansão ao mkt digital

Seminário de Microfranquias
Painel reúne Juliana Pitelli, gestora de Expansão da Maria Brasileira, Humberto Madeira, vice-presidente de Franquias da Prudential do Brasil, e Rodofo Meyer, CEO da rede Portal Solar

Painéis do Seminário de Microfranquias reuniram especialistas num dos três eventos que abriram o primeiro dia da ABF Franchising Week deste ano.

20/06/2022

O Seminário de Microfranquias foi um dos três eventos que abriram a ABF Franchising Week 2022 nesta segunda-feira (20/6). O maior encontro do setor na América Latina reunirá milhares de participantes no Expo Center Norte, em São Paulo, e também online, até sexta-feira (24).

André Friedheim, presidente da ABF, deu as boas-vindas, e destacou que o setor de franquias tem boas expectativas de crescimento em 2022. “Este ano nós vamos romper o faturamento de 200 bilhões de reais no franchising”, afirmou, e completou: “Vocês, as microfranquias, são os motores do franchising brasileiro”.

Seminário de Microfranquias
Felipe Buranello, coordenador da Comissão de Microfranquias e Novos Formatos, e Adriana Auriemo, diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF, comandam a abertura do Seminário

O evento foi comandado por Adriana Auriemo (Nutty Bavarian), diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF, e Felipe Buranello (Maria Brasileira), coordenador da Comissão de Microfranquias e Novos Formatos da entidade.

O primeiro painel do Seminário abordou as “Boas práticas de expansão aplicada às microfranquias”. Moderado por Humberto Madeira, Vice-presidente de Franquias da Prudential do Brasil, o painel reuniu Juliana Pitelli, da Maria Brasileira, e Rodofo Meyer, CEO da rede Portal Solar.

Especialistas em vídeos gravados e os debatedores no palco deram dicas importantes para os empreendedores e falaram também de inovação. Estar no digital é fundamental, disse Juliana, mas é preciso agir com parcimônia, sem exageros na busca pelo contato direto com os leads.

Estudo de Microfranquias ABF 2022
Adriana e Buranello detalharam os resultados do estudo de Microfranquias 2022 feito pela ABF. O levantamento mostrou que este modelo de menor investimento (cujos negócios têm valor de investimento inicial até R$ 105 mil) vem ganhando participação, passando de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022, considerando tanto redes puras (que operam apenas desta forma), como mistas (com os dois modelos). A variação do número de microfranquias de 2021 para 2022 na amostra chegou a 39,8%, associada não apenas a elevação do teto, mas também a mais redes desenvolvendo modelos mais compactos, até mesmo home-based ou virtuais. Serviços e Outros Negócios (27,4%), Alimentação (16,2%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,5%) são os segmentos que concentram o maior número de microfranquias.

microfrranquias

microfranquias

1ª Feira de Fornecedores

No intervalo, os participantes do Seminário puderam visitar a 1ª Feira de Fornecedores da ABF Franchising Week.

O espaço aberto ao público do evento até quarta-feira (22/6), conta com a participação das marcas: AlphaGraphics, Compre Store, Dotz, EthQuo, Grupo MD, Grupo Latino Americano  de Franquias, Intermedium Enterprise, Kick Off, NCR Brasil, NetplaN Consultoria, OnYou, PBone, Scaffold Education, Sonne Global e Tribecca.

Fotos: Marcel Uyeta