ABF Franchising Week mergulha na transformação digital

Transformação
Gustavo Schifino (ABF), Ana Flávia Martins (Algar Telecom) e Alexandre Goto (Dennova) durante o Seminário de Transformação Digital da ABF Franchising Week

Seminário de Transformação Digital foi novidade na programação do evento, analisando temas como plataformas digitais, data driven, PIX e 5G

Esta terça-feira (7/10) começou mergulhando o universo do franchising nos temas relacionados à transformação digital. Online, a ABF Franchising Week trouxe uma novidade em sua programação, apresentada hoje pela manhã com o Seminário de Transformação Digital.

Gustavo Schifino, coordenador da Comissão de Transformação Digital da entidade e sócio-diretor da DX.CO, conduziu o evento. Segundo ele, já vivemos a era das plataformas digitais que estão desafiando os modelos de negócios tradicionais.

O assunto foi contextualizado por Ana Flávia Martins, diretora de negócios da Algar Telecom, e Alexandre Goto, sócio-diretor da Dennova, membros da Comissão da ABF. Segundo Ana, a palavra-chave da transformação digital é a cultura organizacional e é preciso que as empresas cuidem não só da integração, mas do comportamento online, que seja coerente com o off-line e único. De acordo com Goto, a transformação digital é a evolução contínua das empresas. “É uma jornada longa, desafiadora, mas tenho certeza de que a gente vai vencer”, disse.

Ao falar de data driven – a inteligência por trás das empresas que usam os dados para alavancar seus negócios –  Gal Barradas, CEO da AIO, tratou também de gestão de marca, marketing, relacionamento com o consumidor, conversão e vendas. “Uma nova orientação da empresa não passa apenas por tecnologia, mas pelo mindset”, disse. Gal observou, ainda, que “vender é uma coisa, transacionar é outra. Uma transação é apenas o resultado de um bom processo de venda. Um bom processo de venda é estar em contato com o consumidor, oferecer a ele somente aquilo que seja útil, relevante, verdadeiro, emocionante para ele, ou seja, fazer o tempo dele valer a pena e isso tudo vira conversão no final do dia”.

O PIX, nova maneira de pagar e receber que está revolucionando o mundo dos pagamentos, foi detalhado por Boanerges Freire, sócio e presidente da Boanerges & Cia. Para o especialista, “a relação entre franqueadores e franqueados pode ser muito positivamente impactada com esses novos processos nesses fluxos de pagamentos, trazendo mais eficiência e menores custos”. Elementos como mobile, QR CODE, biometria e blockchain provocarão enormes transformações no mundo dos pagamentos.

Com o PIX, que é só o começo, segundo Freire, as operações se tornam mais simples, ágeis, eficientes e seguras. O sistema está sob responsabilidade e regulação do Banco Central, que funciona como um pavimentador desse novo caminho dos meios de pagamento.

Alexandre Gomes, diretor de marketing da Embratel/Claro, falou sobre como o 5G impactará os negócios. Segundo ele, deveremos fazer parte de ecossistemas distintos, por tecnologia ou negócios, como por exemplo da indústria 4.0, da saúde digital, da agricultura ou do carro conectado. “O 5G, sim, é um habilitador fundamental que compõe o ecossistema de desenvolvimento de novos modelos de negócios, juntamente com inteligência artificial, maching learning, big data e analitics e segurança”, disse. O especialista lembra que, no entanto, “a maturidade do 5G virá em fases e muito pode ser feito com a tecnologia e infraestrutura existentes”.

Para Schifino, “o franchising tem tudo para continuar surfando muito na onda da transformação digital”. Destacando o tema, o coordenador da ABF lembrou da realização do 1º Encontro de Transformação Digital do Franchising, marcado para dia 12 de novembro.

Confira aqui a apresentação feita na ABF Franchising Week Digital, do coordenador da Comissão de Transformação Digital da entidade, Gustavo Schifino.

Foto: ABF/Reprodução live ABF Franchising Week Digital