Início Notícias ABF em Ação ABF Expo encerra acelerando mais negócios, com novidades em nichos, formatos e tecnologias

ABF Expo encerra acelerando mais negócios, com novidades em nichos, formatos e tecnologias

ABF Expo encerra acelerando mais negócios, com novidades em nichos, formatos e tecnologias

Evento reflete forte retomada do setor com muitos empreendedores em busca de novos negócios e marcas aderindo ou desenvolvendo soluções para o mercado de franchising.

A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, conclui sua 30ª edição ratificando o momento de forte recuperação do setor, que cresceu 14,3% em 2022 e 17,2% no 1º trimestre de 2023. Organização, expositores e visitantes relataram grande potencial de geração de negócios a partir do evento, com destaque para a maior qualificação e preparação dos potenciais franqueados. A visitação chegou a cerca de 61 mil pessoas, trazendo empreendedores de várias partes do Brasil e do exterior. Foram mais de 400 marcas expositoras, sendo que 129 participando pela primeira vez, em 32 mil m² de área expositiva.

Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising –, com organização e promoção da Informa Markets, o evento ocorreu de 28 de junho a 1º de julho, no Expo Center Norte (pavilhões Azul e Branco), em São Paulo. A edição deste ano contou com o patrocínio de Santander Getnet, CAIXA, Consigaz e Banco do Brasil. Celebridades como Deborah Secco, Caio Castro, Helô Pinheiro, Yudi Tamashiro, Aline Salazar, Flávia Alessandra, Otaviano Costa, César Urnhani, Celso Portiolli, Ticiane Pinheiro, Pamella Ferreira, Jasin Marques de Andrade, Ratinho, Monique Motta, Arthur Aguiar, Lana Cristina e Joel Jota também marcaram presença no evento.

Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “a ABF Franchising Expo mostrou mais uma vez as fortalezas do franchising: a vantagem de se investir em um negócio já formatado e testado, uma ampla gama de opções de investimento e uma grande disposição em crescer e desbravar novos mercados, sendo que na feira ambas as partes (franqueadores e candidatos a franqueado) têm acesso a mais informações que propiciam um processo de seleção mais consciente. Creio que nesse ano aceleramos ainda mais negócios, em diferentes áreas, abrindo ainda mais as perspectivas do setor nos próximos meses”.

O diretor de Portfólio da Informa Markets, Hermano do Amaral Junior, ressalta que “este ano atraímos, além das marcas de franquia, muitos fornecedores da cadeia de valor do franchising que não para de crescer. Isso comprova mais uma vez a importância do contato pessoal para o impulsionamento de negócios e que a ABF Expo é o local para se estar para quem quer investir no franchising”.

“É a minha primeira vez na feira, fiquei sabendo através dos jornais, e como meu esposo e eu pretendemos investir no segmento de Educação, a feira é o melhor lugar para conhecer melhor o negócio e avaliar as opções e ter um olhar diferente sobre os negócios. Estamos gostando muito, e já temos duas opções para decidir qual vamos investir”, disse a visitante Janaina Chagas, 49 anos.

Na mesma linha, o visitante Lucas Camacho afirmou: “Atuo no ramo imobiliário e estou na feira pela primeira vez. Encontrei um portfólio grande na feira, com vários segmentos. Um lugar com grande oportunidade para quem deseja investir. Ainda não defini qual marca vou investir, mas já tenho algumas opções para visitar”.

Tendências e novidades das franquias

Na edição deste ano, as franquias de Alimentação mantiveram o maior número de expositores, com 26%, seguido da área de Saúde, Beleza e Bem-Estar (15%), Serviços e Outros Negócios (12%) e Moda (11%). Mais da metade dos expositores (52%) oferecem negócios com investimento inicial de até R$ 199 mil.

Dentre as novidades, destaque para diferentes abordagens de mercados de proximidade (incluindo a estreia do Carrefour), franquias B2B e financeiras (crédito, seguros, tecnologia, telecom e gestão), microfranquias (30 no espaço dedicado e mais de 110 na feira no geral) e formatos diferenciados (delivery multimarca, tuktuk, trailer, Cadilac de chopp, geladeira inteligente de bebidas, lojas autônoma, store in store, etc.).

Surgiram também grandes variedades em novos nichos: tapioca em cone, serviços de comércio exterior, plataforma de mobilidade para cidades do interior, energia solar, móveis planejados sustentáveis, loja de departamentos, lavanderias self-service, venda de cotas de barcos e lanchas compartilhadas, teste de enagrama, modeladores corporais, restauração predial, choripan, consultoria ambiental, box de massa delivery e retirada, clinica veterinária popular, cartão de saúde, postos de carregamento de celular (associada a venda de mídia), lámen, panificação, aluguel de brinquedos, células tronco, distribuição de equipamentos médicos sofisticados, etc.

Alguns segmentos continuam a demonstrar força, como é o caso de óticas, colchões, marcas de moda, hamburguerias, procedimentos estéticos, serviços para idosos, academias, presentes, sorvetes, açaí, chocolates premium, underwear e educação profissional, financeira e de idiomas (com novas metodologias e até um combo futebol + inglês).

Marcas reconhecidas do grande público também participaram como Carrefour, Bayard, Casa Bauducco, Coca-Cola Femsa Brasil, General Prime Burgers, KFC, Pizza Hut, Popeyes, Castor, Bob’s, Giraffas, Embracon, Grupo Ultra (incluindo a academia Anderson Silva), Polo Wear, Aramis, Hope, Reserva, Valisere, Ensina Mais Turma da Mônica, entre outras.

“O setor se expandiu e aprofundou tanto que empresas e grupos inteiros são dedicados a soluções e serviços para o franchising, desde plataformas de ERP, marketing digital, meios de pagamento (para o consumidor e entre franqueador e franqueado) e uso de inteligência artificial e dados. Ou seja, já não falamos em um desenvolvimento apenas externo, mas intrassetor, gerando maior robustez e resultados”, afirma Tom Moreira Leite.

A Arena do Conhecimento recebeu cerca de 1 mil empreendedores e trouxe quase 50 horas de palestras com temas como: A Lei do Franchising 13.966/2019, Liderança Contemporânea, Conceitos de Franchising, Passos para avaliar uma Franquia, Conceitos de Franchising, Entendendo o Contrato de Franquia, Explorando outros horizontes do empreendedorismo, entre outros temas.

ABF Franchising Week 2023 – Promovida de 26 de junho a 1ª de julho, o evento contou com a participação de mais de 3 mil pessoas (presencial e online), que acompanharam cerca de 100 horas de conteúdo e 40 palestras, provenientes de pouco mais de 100 palestrantes. Com nova grade (concentrada de segunda a quarta), o evento trouxe 10 seminários com uma imersão intensa em conteúdos de qualidade do setor, com debates e palestras de especialistas renomados. Considerando as palestras da Arena do Conhecimento e da ABF Franchising Week, mais de 4 mil pessoas foram capacitadas no setor em apenas uma semana.

Expositores da ABF Franchising Expo 2023 comemoram
As marcas participantes da 30ª ABF Expo ressaltaram, entre outros aspectos, a qualidade dos leads, a preparação prévia, a importância de estar na Feira e boas perspectivas para novos negócios:

Marcel Gandra, sócio-diretor do Grupo Ultra Franquias

“Em nossa primeira participação, chegamos com o objetivo de apresentar a relevância do setor fitness para o mercado de franquias. Viemos mostrar para os investidores, aqueles que ainda estão distantes deste mercado, que o nosso setor entrega bons resultados, ótima rentabilidade e ainda leva qualidade de vida para as pessoas. E conseguimos passar o recado. Viemos com uma meta ousada e a ultrapassamos já no segundo dia. Em resumo, fechamos a feira com meta batida em dobro. E, além das metas, a qualificação dos leads nos proporcionou rodadas de negócios bem produtivos, pois as pessoas vieram buscar algo para empreender e pudemos nos apresentar como boa opção”.

Claudia Valerio, Diretora de OpEx – Operações e Expansão das Óticas Diniz

“Abrirmos nossas portas, ouvir pessoas que tenham sinergia com a marca foi sensacional. Nosso stand ficou cheio o tempo todo. Além de pessoas com interesse no negócio, podemos receber fornecedores/parceiros, além de nossos já franqueados que fazem parte desta história de sucesso. Atendemos por volta de 250 interessados em nosso modelo de negócio. Nossa missão agora é evoluirmos as tratativas com os candidatos que em grandes linhas são investidores de primeiro negócio ou estão diversificando investimentos. A marca segue muito cautelosa com a seleção. Nosso compromisso é continuar nossa expansão responsável, respeitando o “dinheiro de vida das pessoas” e isto nos faz ter a consideração de nossos 320 franqueados com quem somos comprometidos e próximos. Não existe Franchising sem relacionamento e respeito”.

Patricia Rocha, Gerente de expansão do Instituto Gourmet

“A edição desse ano superou as expectativas da marca. Encontramos um público mais aderente, qualificado, com ideias de valores, e direcionados na marca que desejam, buscando entender um pouco mais sobre os investimentos. Tivemos uma média de 10 leads por dia, uma procura maior de casais interessados na escola, com uma média de idade de 35 a 50 anos”.

Johannes Ayres Castellano, sócio-diretor do Mr. Cheney

“A ABF Expo tem boa reputação no mercado. Neste ano, a edição superou nossas expectativas, com um público que está em busca de ampliar e/ou ajustar o perfil dos seus empreendimentos e até novatos no franchising, como executivos que estão terminando suas carreiras nas empresas e que desejam investir em um negócio próprio para dar continuidade em sua trajetória profissional. Inclusive, recebemos a visita de um candidato europeu, que adora cookies e está pensando em abrir um negócio no Brasil. Estamos contentes e satisfeitos com a participação na feira”.

Foto: Albu