Certificados foram entregues durante a feira pelo presidente e vice-presidente da ABF e diretor de negócios da Informa Markets
A Associação Brasileira de Franchising e a Informa Markets anunciaram na tarde desta sexta-feira (30/6), os vencedores do Prêmio de Estande Sustentável da 30ª ABF Franchising Expo. Os premiados foram AlphaGraphics, Kumon e Santander Getnet, representando respectivamente as categorias Micro, Pequeno e Médio. Os certificados foram entregues pelo presidente da ABF, Tom Moreira Leite, Adriana Auriemo, vice-presidente da associação, e Hermano Junior, diretor de negócios da Informa Markets.
Neste ano, o valor que seria referente aos troféus físicos foi integralmente doado em forma de cestas básicas para o Projeto Quebrada Alimentada, que distribui alimentos para famílias em vulnerabilidade na região Norte de São Paulo.
Segundo Rodrigo Abreu, presidente da AlphaGraphics, receber o Prêmio da ABF representa todo o trabalho da marca com a sustentabilidade, englobando tanto a questão do meio ambiente quanto a inclusão dentro do negócio.
“O cuidado com a natureza e âmbito social começa na chegada ao estande. Faz seis anos que contamos com a colaboração de jovens com Síndrome de Down durante nossa participação na ABF Expo. Voltado à natureza, nosso estande conta com uma estrutura feita com materiais de origem de reflorestamento, que posteriormente podem ser reaproveitados em outra oportunidade ou são enviados para a reciclagem”, comenta. Ainda de acordo com Rodrigo, a conquista do prêmio comprova a preocupação da franquia de forma cultural com a sociedade.
Já o Kumon criou um espaço produzido com materiais recicláveis, que podem ser utilizados em outros eventos. Além do estande na ABF Expo 2023, a empresa tem a preocupação de usar papéis de reflorestamento em toda a rede.
“Temos voltado nossas atenções para as questões de ESG, trabalhando com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. As iniciativas estão sendo implementadas em todo o Grupo Kumon a nível mundial. Ganhar o prêmio de sustentabilidade da ABF nos deixa muito felizes, pois comprova nosso ideal, que é a preocupação com o meio ambiente como um todo”, revela Julio Segalla, vice-presidente de operações da franquia.
O Santander também foi reconhecido com o prêmio Estande Sustentável. A empresa, que conta com uma pauta de ESG definida, traz a proposta de sustentabilidade em primeiro lugar, independente de feiras e eventos. De acordo com Diogo Capuzzo, superintendente de franquias e parcerias do banco, todos os materiais usados no estande são recicláveis, levando em consideração desde a matéria-prima usada, o transporte e a montagem do espaço.
“Nosso principal ponto é garantir que o estande seja utilizado em outros momentos. Boa parte dos componentes do ambiente usado na ABF Expo 2023, de São Paulo, será utilizado na edição do Rio de Janeiro e na Convenção da associação realizada na Bahia, por exemplo”, explica. O gerente de franquias, André Ferraz, também comenta que desde o início do projeto foi pensado em como trazer a sustentabilidade para o estande. “Ser reconhecido com o prêmio nos traz o sentimento de dever cumprido e nos motiva a pensar no projeto para o próximo ano”, comenta.
Entregue desde 2011, o Prêmio Estande Sustentável é um reconhecimento e valorização da ABF e da Informa Markets às marcas expositoras que adotam boas práticas socioambientais e de responsabilidade social em seus espaços, como redução do consumo de água e energia elétrica, reciclabilidade do estande, desperdício de alimentos e controle da emissão de gases causadores do efeito estufa.
As informações e dados apurados são analisados pela BR+10, empresa de gestão ambiental especializada na administração de resíduos, logística reversa e coleta seletiva.
Fotos: ABF/Divulgação