ABF Expo 2022 destaca inovação com Arena Startups

Arena Startups
Arena Startups da ABF Expo 2022: espaço de inovação e negócios

Arena reuniu a ACATE, destacando sua vertical LinkLab, e as startups Apprender, Atena.ai, Borlogic, Clique Retire, Disruptiva, EAD Plataforma, EEmovel Inteligência, EMX Tecnologia, FullCash, Geinfo, Harmo, Hublocal, Immo Invest, Indikatore, Inside The Box, Investcode – m1 Plataforma, Likin.do, Moreco Tech, Nonato Digital, Showkase, VarejoCloud e Yooga.

 30/06/2022

A ABF Franchising Expo 2022 dedicou um lugar especial à inovação, que está no DNA das redes de franquias: a Arena Startups. As dezenas de milhares de pessoas que passaram pela maior feira de franquias do mundo (que foi de 22 a 25 de junho), puderam conhecer o trabalho da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), por meio da sua vertical LinkLab, e das seguintes startups expositoras: Apprender, Atena.ai, Borlogic, Clique Retire, Disruptiva, EAD Plataforma, EEmovel Inteligência, EMX Tecnologia, FullCash, Geinfo, Harmo, Hublocal, Immo Invest, Indikatore, Inside The Box, Investcode – m1 Plataforma, Likin.do, Moreco Tech, Nonato Digital, Showkase, VarejoCloud e Yooga.

Com 36 anos de história, a ACATE é reconhecida como o principal hub de inovação do Brasil. Parceira da ABF na área de Transformação Digital por meio do LinkLab, a entidade apresentou na feira seus pilares estratégicos: sua incubadora, já eleita entre as cinco melhores do mundo por duas vezes seguidas, e suas verticais de negócios, destacando o LinkLab. Segundo Francisco Valverde, da área Comercial da ACATE, trata-se de um programa de inovação aberta, que procura entender as dores das empresas e a partir de trilhas de inovação criadas nele, conectá-las com startups que ofereçam soluções para essas dores.

A Likin.do, primeiro marketplace dedicado a franquias do Brasil, surgiu na ABF Expo em 2015, disse seu fundador Tiago Gil, e foi a primeira startup a integrar a Associação Brasileira de Franchising, há cerca de dois anos. Segundo Gil, seu objetivo foi atacar quatro dores que percebeu haver nas redes: vender mais, entregar rapidamente, não conhecer seu consumidor e o fato de as marcas terem suas causas, mas não estarem conectadas com seus clientes. “A feira está incrível! Já tratamos do fechamento de negócios, e o público está bacana”, declarou.

Arena Startups
Startups em contato direto com potenciais clientes

Com um nome que propositalmente remete à prática de exercícios e meditação indiana, a Yooga fornece um sistema de gestão “suave” para as redes de franquias de Alimentação, com delivery, meio de pagamento e integração com a contabilidade. De acordo com Vinícius Melo, sócio-fundador da startup de Vila Velha (ES), criada em 2017, “estar presente na ABF, que é um evento que reúne milhares de pessoas, empresas gigantes, para nós é um grande privilégio”. Atualmente, a Yooga está presente em mais de 800 cidades no Brasil e até com operações internacionais.

Criada há três anos, a Inside The Box é um app que melhora a comunicação da rede com seus pontos de venda. “Não é uma comunicação fria. A gente leva a comunicação até a pessoa e não espera que ela venha até a comunicação. Esse é nosso maior diferencial”, afirma Luiz Noldin, fundador. Expondo pela primeira vez na ABF Expo, Noldin avalia: “Fizemos muita conexão relevante. Isso que é o mais legal”.

A Moreco Tech é uma startup que oferece um modelo disruptivo de negócio na área imobiliária. A empresa banca a construção das unidades de franquias dos franqueados da rede, em projetos modulares, por meio de assinaturas. É como se o franqueado estivesse alugando o imóvel. Criada há um ano em Itajaí (SC), a Moreco já está presente em nove estados.

Primeira fintech associada à ABF, a Immo Invest (regulamentada pela CVM) é uma plataforma digital de investimentos em equity crowdfunding  exclusiva para franquias – um financiamento coletivo cuja modalidade de investimento disponibiliza quotas de franquias para investidores. “Nosso intuito é justamente ser uma ferramenta de expansão para as franqueadoras”, afirma o CEO Diego Scalvi. Ainda segundo o executivo, a feira da ABF foi sensacional para a Immo. “Fizemos muitas conexões na Arena Startups. Foi um espaço muito bem pensado e para nós vai ter um resultado incrível no próximo ano”, ressaltou.

A Arena Startups exemplifica o foco da ABF nas ações relacionadas às mudanças digitais. De acordo com Carlos Zilli, diretor da Comissão de Transformação Digital da entidade, “o espaço Startups na ABF Franchising Expo veio para ficar. O resultado nesta edição foi muito acima das nossas expectativas. Na feira de 2023, queremos crescer e oferecer mais oportunidades de relacionamento entre o ecossistema de startups e os associados ABF. Essa aliança busca soluções inovadoras para o mundo do franchising”, afirmou.

Segundo Alexandre Passarelli, gerente de Marketing e Transformação Digital da ABF, a ideia é ao menos duplicar o número de startups na 30ª ABF Franchising Expo, em 2023. “Estamos fazendo um piloto que já deu certo”, disse. Ainda segundo Passarelli, as startups expositoras tiveram diversos contatos com marcas na feira que vão permitir o fechamento de novos negócios  em virtude, justamente, dos seus clientes participarem do evento.

Fotos: Albu