- Ranking traz importantes movimentos: entre as 50 Maiores Redes de Franquias há duas estreantes; número de redes com mais de mil operações chegou a 19 (contra 16 na edição anterior), Cacau Show manteve a liderança e Burguer King chega ao Top10.
- Top 50 tem crescimento da atuação em mercados que não são capitais.
Pelo segundo ano consecutivo, a Cacau Show (Alimentação – Comércio e Distribuição) manteve a liderança do Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operação, com um total de 4.216 operações, o que representa um crescimento de 10,7% em relação à edição anterior. Em seguida, vem O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 3.689 operações, McDonald’s (Alimentação – Food Service), com 2.662 operações (variação positiva de 2,50%), Colchões Ortobom (Casa e Construção), com 2.380 operações e OdontoCompany (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 1.899 operações. Nesta edição, 19 redes superaram a marca das mil operações, frente a 16 em 2023, e quatro tem mais de 2 mil. A “régua” para entrar no grupo (ou seja, o volume mínimo para figurar no ranking) também aumentou, chegando a 377, ante 366 na edição passada*.
Na sexta posição há uma novidade: a rede Lubrax+ (Serviços Automotivos), com 1.741 operações (+ 1,7%), seguida de Subway (Alimentação – Food Service), com 1.574, e AM/PM (Alimentação – Comércio e Distribuição), com 1.540. Já a Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar) subiu uma posição (9ª), com 1.400 operações. E ingressando no rol das Top 10, o Burger King Brasil (Alimentação – Food Service) também subiu uma colocação, com 1.331 franquias (+5,7%). Entre as Top 10 franquias no País, portanto, o segmento de Alimentação continua sendo o mais representativo, com cinco (uma marca a mais que em 2022); Saúde, Beleza e Bem-Estar se manteve em segundo, com três marcas.
Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “quando observamos o comportamento médio da expansão das 50 maiores deste ano, notamos um maior foco em eficiência das operações já instaladas e fortalecimento de canais de venda agregados, principalmente os digitais, colhendo assim os frutos das expansões registradas nos anos anteriores. De qualquer maneira, notamos movimentos representativos de expansão de rede ao longo de toda a lista, incluindo entre as Top10. Até mesmo a Cacau Show, que chegou à liderança na edição passada, manteve um nível elevado de expansão, ultrapassando as 4 mil operações”.
Destaques do 11º ao 50º lugar e marcas estreantes
O bloco do 11º ao 20º lugar é aberto pela rede BR Mania (Alimentação – Comércio e Distribuição), subindo duas posições em relação ao ranking 2023, com 1.323 operações (+10,5%, a terceira maior variação neste grupo). Em 12º lugar, a Óticas Diniz (Saúde, Beleza e Bem-Estar), também avançou duas colocações, totalizando 1.207 franquias (+3,3%). Com a segunda maior variação do bloco (+13,4%), a Chilli Beans (Moda) subiu três posições, da 18ª para a 15ª com 1.116 operações. Avançando da 21ª para a 18ª colocação, a Oggi Sorvetes (Alimentação – Comércio e Distribuição) saltou de 808 para 1.005 operações, registrando assim a maior variação positiva deste grupo (+19,6%).
Entre a 21ª e a 30ª posição, a Espaçolaser (Saúde, Beleza e Bem-Estar) subiu uma colocação, para o 21º lugar, com 788 operações (+2,9%). A Chiquinho Sorvetes (Alimentação – Comércio e Distribuição) também avançou uma posição, para a 23ª, registrando 772 operações (+6,1%). O CNA (Educação) vem em seguida, subindo três posições, do 27º para o 24º lugar, com 708 operações (+4,8%). A Kopenhagen (Alimentação – Comércio e Distribuição) registrou a maior expansão neste bloco, avançando do 35º para o 27º lugar, com um total de 672 franquias (+23,8%). A Casa do Construtor (Casa e Construção) saltou do 35º para o 27º lugar, alcançando a segunda maior variação positiva do grupo, 19,90%, e somando 659 operações. O Mercadão dos Óculos (Saúde, Beleza e Bem-Estar) subiu duas posições, para o 28º lugar, com 647 operações (+5,7%), e fechando o bloco temos a Remax (Casa e Construção), que subiu uma posição, com 629 operações (+9,2%).
No recorte da 31ª a 40ª colocação, a Localiza (Serviços Automotivos), com 608 operações, vem em primeiro, subindo uma posição, em seguida do Dia (Alimentação – Comércio e Distribuição), com 612 e duas posições acima, Havaianas (Moda), com 569 e uma posição acima, e 5àsec (Limpeza e Conservação) totalizando 554 franquias (+5,1%) e duas posições acima. A seguir, a Lupo (Moda) também avançou duas colocações e somou 552 operações (+6,5%). Com a maior variação positiva deste grupo, 23,2%, a Empório Mineiro Cheirin Bão (Alimentação – Food Service) saltou do 45º para o 36º lugar, com 539 operações. A Oral Sin Implantes (Saúde, Beleza e Bem-Estar) também subiu duas posições, para o 38º lugar e 509 operações (+11%). Avançando três colocações, a Casa de Bolos (Alimentação – Comércio e Distribuição) ficou em 39º lugar com 481 operações. A rede Mais 1.Café (Alimentação – Comércio e Distribuição) fecha o bloco, registrando a segunda maior expansão (20,6%), tendo avançado da 48ª para a 40º posição e somando 475 operações.
O último recorte conta com duas marcas estreantes no ranking. Em 41º lugar está a Cresci e Perdi (Moda), estreante, já com 466 operações. Registrando a maior variação positiva do ranking, a Decor Colors (Casa e Construção), estreando, expandiu 96,9%, de 224 para 441 franquias, ficando em 42º lugar. A Chocolates Brasil Cacau (Alimentação – Comércio e Distribuição) subiu uma posição, para a 46ª, com 418 operações (+4,5%). Encerrando o ranking está o Giraffas (Alimentação – Food Service), somando 377 operações (+3,2%).
“Entre os estreantes, identificamos nichos interessantes: moda circular e soluções de pintura e decoração. Além disso, a Decor Colors participou do Shark Tank e recebeu investimento, tendo um grande impulso”, comenta Tom Moreira Leite.
Neste ano, o retrato geral das 50 Maiores traz a predominância de Alimentação (Food Service e Comércio e Distribuição) com 33% de participação, seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16%) e Moda (16%). O formato loja predomina com 95%; 78% das marcas têm mais de 10 anos como franqueadora; 88% são sediadas no Sudeste e 43 são brasileiras, sendo que 67% das operações deste grupo estão localizadas no interior (1 p.p. a mais que na edição anterior). O levantamento revelou ainda que o total de marcas (51 por conta de um empate) somou 50.717operações.
As marcas com maior crescimento percentual foram: Decor Colors (96,9%), Kopenhagen (23,8%), Empório Mineiro Cheirin Bão (23,2%), Mais 1.Café (20,6%), Caso do Construtor (19,9%) e Oggi (19,6%).
Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operações
POSI ÇÃO 2023 |
POSI ÇÃO 2022 |
MARCA | SEGMENTO | OPERA ÇÕES 2023 |
OPERA ÇÕES 2022 |
VARIAÇÃO |
1º | 1º | CACAU SHOW | Alimentação | 4216 | 3763 | 10,70% |
2º | 2º | O BOTICÁRIO | Saúde, Beleza e Bem Estar | 3689 | 3687 | 0,05% |
3º | 3º | MCDONALD´S | Alimentação | 2662 | 2595 | 2,50% |
4º | 4º | COLCHÕES ORTOBOM | Casa e Construção | 2380 | 2373 | 0,30% |
5º | 5º | ODONTOCOMPANY | Saúde, Beleza e Bem Estar | 1899 | 1998 | -5,20% |
6º | 9º | LUBRAX + | Serviços Automotivos | 1741 | 1711 | 1,70% |
7º | 6º | SUBWAY | Alimentação | 1574 | 1861 | -18,20% |
8º | 7º | AM/PM | Alimentação | 1540 | 1598 | -3,63% |
9º | 10º | ÓTICAS CAROL | Saúde, Beleza e Bem Estar | 1400 | 1460 | -4,30% |
10º | 11º | BURGER KING BRASIL | Alimentação | 1331 | 1255 | 5,70% |
11º | 13º | BR MANIA | Alimentação | 1323 | 1184 | 10,50% |
12º | 14º | ÓTICAS DINIZ | Saúde, Beleza e Bem Estar | 1207 | 1168 | 3,34% |
13º | 12º | SHELL SELECT | Alimentação | 1197 | 1213 | -1,30% |
14º | 14º | JET OIL | Serviços Automotivos | 1145 | 1137 | 0,70% |
15º | 18º | CHILLI BEANS | Moda | 1116 | 966 | 13,40% |
16º | 15º | CVC BRASIL | Hotelaria e Turismo | 1038 | 1076 | -3,70% |
17º | 16º | WIZARD BY PEARSON | Educação | 1014 | 1000 | 1,40% |
18º | 21º | OGGI SORVETES | Alimentação | 1005 | 808 | 19,60% |
19º | 17º | BOB´S | Alimentação | 1002 | 997 | 0,50% |
20º | 19º | CORREIOS | Serviços e Outros Negócios | 994 | 964 | 3,00% |
21º | 22º | ESPAÇOLASER | Saúde, Beleza e Bem Estar | 788 | 765 | 2,90% |
22º | 20º | HELP! LOJA DE CRÉDITO | Serviços e Outros Negócios | 780 | 824 | -5,60% |
23º | 24º | CHIQUINHO SORVETES | Alimentação | 772 | 725 | 6,10% |
24º | 27º | CNA | Educação | 708 | 674 | 4,80% |
25º | 23º | FISK CENTRO DE ENSINO | Educação | 672 | 753 | -12,10% |
25º | 38º | KOPENHAGEN | Alimentação | 672 | 512 | 23,80% |
26º | 26º | HERING STORE | Moda | 667 | 681 | -2,10% |
27º | 35º | CASA DO CONSTRUTOR | Casa e Construção | 659 | 528 | 19,90% |
28º | 30º | MERCADÃO DOS ÓCULOS | Saúde, Beleza e Bem Estar | 647 | 610 | 5,70% |
29º | 25º | CCAA | Educação | 640 | 705 | -10,20% |
30º | 31º | REMAX | Casa e Construção | 629 | 571 | 9,20% |
31º | 30º | LOCALIZA | Serviços Automotivos | 608 | 610 | -0,30% |
32º | 29º | DIA% | Alimentação | 589 | 612 | -3,90% |
33º | 32º | HAVAIANAS | Moda | 569 | 562 | 1,20% |
34º | 36º | 5ÀSEC | Limpeza e Conservação | 554 | 526 | 5,10% |
35º | 37º | LUPO | Moda | 552 | 516 | 6,50% |
36º | 45º | EMPÓRIO MINEIRO CHEIRIN BÃO | Alimentação | 539 | 414 | 23,20% |
37º | 34º | SPLASH (REDE IGUI) | Casa e Construção | 531 | 549 | -3,30% |
38º | 40º | ORAL SIN IMPLANTES | Saúde, Beleza e Bem Estar | 509 | 453 | 11,00% |
39º | 42º | CASA DE BOLOS | Alimentação | 481 | 439 | 8,70% |
40º | 48º | MAIS1.CAFÉ | Alimentação | 475 | 394 | 20,60% |
41º | – | CRESCI E PERDI** NOVO ASSOCIADO | Moda | 466 | – | – |
42º | – | DECOR COLORS | Casa e Construção | 441 | 224 | 96,90% |
43º | 33º | KNN IDIOMAS | Educação | 439 | 558 | -27,10% |
44º | 44º | SORRIDENTS | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 435 | 435 | 0,00% |
45º | 41º | AREZZO | Moda | 430 | 442 | -2,80% |
46º | 47º | CHOCOLATES BRASIL CACAU | Alimentação | 418 | 399 | 4,50% |
47º | 46º | CLUBE MELISSA | Moda | 413 | 401 | 2,90% |
48º | 43º | CARMEN STEFFENS | Moda | 395 | 437 | -10,60% |
49º | 46º | MICROLINS | Educação | 389 | 401 | -3,10% |
50º | 49º | GIRAFFAS | Alimentação | 377 | 365 | 3,20% |
* A ABF leva em consideração operações em funcionamento, reportadas pelas próprias marcas até 31/12/2023.
Metodologia
Envolvendo exclusivamente redes associadas, o estudo da ABF é feito a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações inseridas pelas próprias redes. As informações são auditadas eletronicamente pelo sistema por meio de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados, sendo que neste ano, mantendo o desenvolvimento contínuo da iniciativa, foi acrescentada mais uma camada de checagem de informações cadastrais. O ranking 2024 também conta com 51 redes, em razão do empate no 25º lugar. Além disso, redes mistas (com modelo tradicional e microfranquia) cuja rede possui mais de 50% de operações de microfranquias passaram a integrar o Ranking de Microfranquias.
Veja os depoimentos do fundador e CEO da Cacau Show, Alê Costa, e dos sócios-diretores da Decor Colors, João Apolinário e Léo Arruda:
Foto: Keiny Andrade