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ABF divulga Ranking das 50 Maiores Franquias por Operações 2023

ABF divulga Ranking das 50 Maiores Franquias por Operações 2023
Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, apresenta o Ranking das 50 Maiores Franquias e das 20 Maiores Microfranquias por Operações 2024
  • Ranking traz importantes movimentos: entre as 50 Maiores Redes de Franquias há duas estreantes; número de redes com mais de mil operações chegou a 19 (contra 16 na edição anterior), Cacau Show manteve a liderança e Burguer King chega ao Top10.
  • Top 50 tem crescimento da atuação em mercados que não são capitais.

Pelo segundo ano consecutivo, a Cacau Show (Alimentação – Comércio e Distribuição) manteve a liderança do Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operação, com um total de 4.216 operações, o que representa um crescimento de 10,7% em relação à edição anterior. Em seguida, vem O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 3.689 operações, McDonald’s (Alimentação – Food Service), com 2.662 operações (variação positiva de 2,50%), Colchões Ortobom (Casa e Construção), com 2.380 operações e OdontoCompany (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 1.899 operações. Nesta edição, 19 redes superaram a marca das mil operações, frente a 16 em 2023, e quatro tem mais de 2 mil. A “régua” para entrar no grupo (ou seja, o volume mínimo para figurar no ranking) também aumentou, chegando a 377, ante 366 na edição passada*.

Na sexta posição há uma novidade: a rede Lubrax+ (Serviços Automotivos), com 1.741 operações (+ 1,7%), seguida de Subway (Alimentação – Food Service), com 1.574, e AM/PM (Alimentação – Comércio e Distribuição), com 1.540. Já a Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar) subiu uma posição (9ª), com 1.400 operações. E ingressando no rol das Top 10, o Burger King Brasil (Alimentação – Food Service) também subiu uma colocação, com 1.331 franquias (+5,7%). Entre as Top 10 franquias no País, portanto, o segmento de Alimentação continua sendo o mais representativo, com cinco (uma marca a mais que em 2022); Saúde, Beleza e Bem-Estar se manteve em segundo, com três marcas.

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “quando observamos o comportamento médio da expansão das 50 maiores deste ano, notamos um maior foco em eficiência das operações já instaladas e fortalecimento de canais de venda agregados, principalmente os digitais, colhendo assim os frutos das expansões registradas nos anos anteriores. De qualquer maneira, notamos movimentos representativos de expansão de rede ao longo de toda a lista, incluindo entre as Top10. Até mesmo a Cacau Show, que chegou à liderança na edição passada, manteve um nível elevado de expansão, ultrapassando as 4 mil operações”.

Destaques do 11º ao 50º lugar e marcas estreantes

O bloco do 11º ao 20º lugar é aberto pela rede BR Mania (Alimentação – Comércio e Distribuição), subindo duas posições em relação ao ranking 2023, com 1.323 operações (+10,5%, a terceira maior variação neste grupo). Em 12º lugar, a Óticas Diniz (Saúde, Beleza e Bem-Estar), também avançou duas colocações, totalizando 1.207 franquias (+3,3%). Com a segunda maior variação do bloco (+13,4%), a Chilli Beans (Moda) subiu três posições, da 18ª para a 15ª com 1.116 operações. Avançando da 21ª para a 18ª colocação, a Oggi Sorvetes (Alimentação – Comércio e Distribuição) saltou de 808 para 1.005 operações, registrando assim a maior variação positiva deste grupo (+19,6%).

Entre a 21ª e a 30ª posição, a Espaçolaser (Saúde, Beleza e Bem-Estar) subiu uma colocação, para o 21º lugar, com 788 operações (+2,9%). A Chiquinho Sorvetes (Alimentação – Comércio e Distribuição) também avançou uma posição, para a 23ª, registrando 772 operações (+6,1%). O CNA (Educação) vem em seguida, subindo três posições, do 27º para o 24º lugar, com 708 operações (+4,8%). A Kopenhagen (Alimentação – Comércio e Distribuição) registrou a maior expansão neste bloco, avançando do 35º para o 27º lugar, com um total de 672 franquias (+23,8%). A Casa do Construtor (Casa e Construção) saltou do 35º para o 27º lugar, alcançando a segunda maior variação positiva do grupo, 19,90%, e somando 659 operações. O Mercadão dos Óculos (Saúde, Beleza e Bem-Estar) subiu duas posições, para o 28º lugar, com 647 operações (+5,7%), e fechando o bloco temos a Remax (Casa e Construção), que subiu uma posição, com 629 operações (+9,2%).

No recorte da 31ª a 40ª colocação, a Localiza (Serviços Automotivos), com 608 operações, vem em primeiro, subindo uma posição, em seguida do Dia (Alimentação – Comércio e Distribuição), com 612 e duas posições acima, Havaianas (Moda), com 569 e uma posição acima, e 5àsec (Limpeza e Conservação) totalizando 554 franquias (+5,1%) e duas posições acima. A seguir, a Lupo (Moda) também avançou duas colocações e somou 552 operações (+6,5%). Com a maior variação positiva deste grupo, 23,2%, a Empório Mineiro Cheirin Bão (Alimentação – Food Service) saltou do 45º para o 36º lugar, com 539 operações. A Oral Sin Implantes (Saúde, Beleza e Bem-Estar) também subiu duas posições, para o 38º lugar e 509 operações (+11%). Avançando três colocações, a Casa de Bolos (Alimentação – Comércio e Distribuição) ficou em 39º lugar com 481 operações. A rede Mais 1.Café (Alimentação – Comércio e Distribuição) fecha o bloco, registrando a segunda maior expansão (20,6%), tendo avançado da 48ª para a 40º posição e somando 475 operações.

O último recorte conta com duas marcas estreantes no ranking. Em 41º lugar está a Cresci e Perdi (Moda), estreante, já com 466 operações. Registrando a maior variação positiva do ranking, a Decor Colors (Casa e Construção), estreando, expandiu 96,9%, de 224 para 441 franquias, ficando em 42º lugar. A Chocolates Brasil Cacau (Alimentação – Comércio e Distribuição) subiu uma posição, para a 46ª, com 418 operações (+4,5%). Encerrando o ranking está o Giraffas (Alimentação – Food Service), somando 377 operações (+3,2%).

“Entre os estreantes, identificamos nichos interessantes: moda circular e soluções de pintura e decoração. Além disso, a Decor Colors participou do Shark Tank e recebeu investimento, tendo um grande impulso”, comenta Tom Moreira Leite.

Neste ano, o retrato geral das 50 Maiores traz a predominância de Alimentação (Food Service e Comércio e Distribuição) com 33% de participação, seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16%) e Moda (16%). O formato loja predomina com 95%; 78% das marcas têm mais de 10 anos como franqueadora; 88% são sediadas no Sudeste e 43 são brasileiras, sendo que 67% das operações deste grupo estão localizadas no interior (1 p.p. a mais que na edição anterior). O levantamento revelou ainda que o total de marcas (51 por conta de um empate) somou 50.717operações.

As marcas com maior crescimento percentual foram: Decor Colors (96,9%), Kopenhagen (23,8%), Empório Mineiro Cheirin Bão (23,2%), Mais 1.Café (20,6%), Caso do Construtor (19,9%) e Oggi (19,6%).

Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operações

POSI
ÇÃO 2023
POSI
ÇÃO 2022
MARCA SEGMENTO OPERA
ÇÕES 2023
OPERA
ÇÕES 2022
VARIAÇÃO
CACAU SHOW Alimentação 4216 3763 10,70%
O BOTICÁRIO Saúde, Beleza e Bem Estar 3689 3687 0,05%
MCDONALD´S Alimentação 2662 2595 2,50%
COLCHÕES ORTOBOM Casa e Construção 2380 2373 0,30%
ODONTOCOMPANY Saúde, Beleza e Bem Estar 1899 1998 -5,20%
LUBRAX + Serviços Automotivos 1741 1711 1,70%
SUBWAY Alimentação 1574 1861 -18,20%
AM/PM Alimentação 1540 1598 -3,63%
10º ÓTICAS CAROL Saúde, Beleza e Bem Estar 1400 1460 -4,30%
10º 11º BURGER KING BRASIL Alimentação 1331 1255 5,70%
11º 13º BR MANIA Alimentação 1323 1184 10,50%
12º 14º ÓTICAS DINIZ Saúde, Beleza e Bem Estar 1207 1168 3,34%
13º 12º SHELL SELECT Alimentação 1197 1213 -1,30%
14º 14º JET OIL Serviços Automotivos 1145 1137 0,70%
15º 18º CHILLI BEANS Moda 1116 966 13,40%
16º 15º CVC BRASIL Hotelaria e Turismo 1038 1076 -3,70%
17º 16º WIZARD BY PEARSON Educação 1014 1000 1,40%
18º 21º OGGI SORVETES Alimentação 1005 808 19,60%
19º 17º BOB´S Alimentação 1002 997 0,50%
20º 19º CORREIOS Serviços e Outros Negócios 994 964 3,00%
21º 22º ESPAÇOLASER Saúde, Beleza e Bem Estar 788 765 2,90%
22º 20º HELP! LOJA DE CRÉDITO Serviços e Outros Negócios 780 824 -5,60%
23º 24º CHIQUINHO SORVETES Alimentação 772 725 6,10%
24º 27º CNA Educação 708 674 4,80%
25º 23º FISK CENTRO DE ENSINO Educação 672 753 -12,10%
25º 38º KOPENHAGEN Alimentação 672 512 23,80%
26º 26º HERING STORE Moda 667 681 -2,10%
27º 35º CASA DO CONSTRUTOR Casa e Construção 659 528 19,90%
28º 30º MERCADÃO DOS ÓCULOS Saúde, Beleza e Bem Estar 647 610 5,70%
29º 25º CCAA Educação 640 705 -10,20%
30º 31º REMAX Casa e Construção 629 571 9,20%
31º 30º LOCALIZA Serviços Automotivos 608 610 -0,30%
32º 29º DIA% Alimentação 589 612 -3,90%
33º 32º HAVAIANAS Moda 569 562 1,20%
34º 36º 5ÀSEC Limpeza e Conservação 554 526 5,10%
35º 37º LUPO Moda 552 516 6,50%
36º 45º EMPÓRIO MINEIRO CHEIRIN BÃO Alimentação 539 414 23,20%
37º 34º SPLASH (REDE IGUI) Casa e Construção 531 549 -3,30%
38º 40º ORAL SIN IMPLANTES Saúde, Beleza e Bem Estar 509 453 11,00%
39º 42º CASA DE BOLOS Alimentação 481 439 8,70%
40º 48º MAIS1.CAFÉ Alimentação 475 394 20,60%
41º CRESCI E PERDI** NOVO ASSOCIADO Moda 466
42º DECOR COLORS Casa e Construção 441 224 96,90%
43º 33º KNN IDIOMAS Educação 439 558 -27,10%
44º 44º SORRIDENTS Saúde, Beleza e Bem-Estar 435 435 0,00%
45º 41º AREZZO Moda 430 442 -2,80%
46º 47º CHOCOLATES BRASIL CACAU Alimentação 418 399 4,50%
47º 46º CLUBE MELISSA Moda 413 401 2,90%
48º 43º CARMEN STEFFENS Moda 395 437 -10,60%
49º 46º MICROLINS Educação 389 401 -3,10%
50º 49º GIRAFFAS Alimentação 377 365 3,20%

* A ABF leva em consideração operações em funcionamento, reportadas pelas próprias marcas até 31/12/2023.

Metodologia

Envolvendo exclusivamente redes associadas, o estudo da ABF é feito a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações inseridas pelas próprias redes. As informações são auditadas eletronicamente pelo sistema por meio de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados, sendo que neste ano, mantendo o desenvolvimento contínuo da iniciativa, foi acrescentada mais uma camada de checagem de informações cadastrais. O ranking 2024 também conta com 51 redes, em razão do empate no 25º lugar. Além disso, redes mistas (com modelo tradicional e microfranquia) cuja rede possui mais de 50% de operações de microfranquias passaram a integrar o Ranking de Microfranquias.

Veja os depoimentos do fundador e CEO da Cacau Show, Alê Costa, e dos sócios-diretores da Decor Colors, João Apolinário e Léo Arruda:

Foto: Keiny Andrade