ABF dá a largada em sua maior Convenção

Principal fórum de lideranças do franchising brasileiro, a 17ª Convenção ABF do Franchising reúne até domingo (29/10), 730 participantes, sendo 515 congressistas.

Convenção
Público recorde: participantes na cerimônia de abertura da Convenção ABF do Franchising 2017

Com cerca de 730 pessoas, sendo 515 congressistas, a ABF deu a largada em sua maior Convenção nesta quarta, 25/10, em Comandaduba (BA). Principal fórum de lideranças do franchising brasileiro, a 17ª Convenção ABF do Franchising reúne até domingo (29/10) franqueadores, franqueados, colaboradores de redes de franquias, prestadores de serviço, bancos e outros stakeholders do sistema para discutir os desafios e caminhos do mercado de franquias no Brasil. O setor possui cerca de 3 mil marcas atuantes, 140 mil unidades e fatura mais de R$ 140 bilhões ao ano. Com cerca de 1,1 mil associados, a ABF é a segunda maior entidade do setor de franquias do mundo.

Convenção
Altino Cristofoletti Jr.: “A interdependência faz a diferença”

A abertura do evento foi realizada por Altino Cristofoletti Junior, presidente da entidade, que ressaltou a fortaleza do sistema frente ao cenário macroeconômico desafiador. “A interdependência faz a diferença”, disse. Os 30 anos da ABF, completados em 07 de julho de 2017, também foram celebrados. “Foi um sonho pessoal transformado em coletivo que não seria possível sem pessoas tão especiais”, agradeceu o presidente da entidade se referindo às centenas de pessoas que já contribuíram com a ABF.

Cristofoletti relatou brevemente, então, o trabalho da ABF para se planejar para os próximos 5, 10, 30 anos. “Foi um trabalho intenso no qual mergulhamos na missão, visão e valores da ABF, contando com a participação da diretoria, conselho e grandes lideranças de nosso setor”, disse. Paralelamente, iniciativas inovadoras como o Concurso de Startups, o Smart Mall (espaço tecnológico na ABF Franchising Expo) e o Programa Trabalho Novo (que já gerou 130 empregos diretos para moradores em situação de rua da cidade de São Paulo) já foram realizadas.

Durante a abertura, foi exibido então o vídeo-manifesto “Nós somos a ABF” que resume de forma bem sintética e direta a visão renovada da entidade.


A abertura teve espaço também para a responsabilidade social. A ABF assinou um convênio com o Bradesco para uma parceria na área dental. A partir de agora, associados da ABF terão condições especiais para a contratação de planos odontológicos na Bradesco Dental, que possuí mais de 28 mil dentistas credenciados, em mais de 2,5 mil municípios.

Já Alcione Albanesi falou a respeito da ONG Amigos do Bem, instituição que fundou e preside e que promove uma série de ações sociais no Nordeste Brasileiro. A Amigos do Bem já auxiliou mais de 60 mil pessoas, contando com 8,4 mil voluntários. O franchising vem colaborando com eles há alguns anos, já tendo, inclusive, realizado uma caravana de assistência ao Nordeste. Este ano, o objetivo é, durante a Convenção, promover um Crowdfunding para a compra de equipamentos para a Fábrica de Beneficiamento de Castanha de Caju no Ceará.

ABF Hall da Fama

Duas novas personalidades do setor passaram a integrar o ABF Hall da Fama, memorial criado em 2016 para reconhecer o trabalho e dedicação daqueles que há anos contribuem com o crescimento e consolidação do franchising brasileiro. Jae Ho Lee, diretor de Marketing e Comunicação da ABF, fundador e CEO do Grupo Ornatus, e Elói D’Ávila de Oliveira, fundador e presidente da Flytour passaram a fazer parte do seleto grupo.

A noite foi também de homenagens a dois dos fundadores da ABF. Marcelo Cherto, membro do Conselho da entidade e presidente do Grupo Cherto, e Hamilton Marcondes, presidente da HM Consultoria, receberam placas com dedicatórias.

CONFIRA ABAIXO A GALERIA DE FOTOS

Fotos: Keiny Andrade