Início Notícias ABF em Ação ABF chancela 56 marcas com o Certificado de Franquia Internacional 2023

ABF chancela 56 marcas com o Certificado de Franquia Internacional 2023

ABF chancela 56 marcas com o Certificado de Franquia Internacional 2023
Representantes das marcas chanceladas com o Certificado de Franquia Internacional 2023 e da ABF celebram a conquista

Cerimônia de anúncio e entrega do Certificado de Franquia Internacional às marcas – chanceladas em número recorde – foi realizada na sede da ESPM Tech, em São Paulo.

A ABF realizou na noite dessa terça-feira, 21 de novembro, a cerimônia de anúncio e entrega do Certificado de Franquia Internacional 2023 às marcas que o conquistaram. O evento realizado na sede da ESPM Tech, em São Paulo, contou com a participação de representantes da ABF: o presidente da Associação, Tom Moreira Leite, a vice-presidente Adriana Auriemo, a diretora-executiva Fabiana Estrela e o gerente de Projetos Internacionais, Bruno Amado, que conduziu a solenidade. Representando a ESPM, participaram a diretora acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu, Denilde Holzhacker, e os professores Thelma Rocha, Cláudio Oliveira e Cássia Pizani.

Abrindo o evento, Moreira Leite ressaltou a certificação recorde de 56 marcas nesta que é a quinta edição da chancela internacional da ABF em parceria com a ApexBrasil. “Sabemos do desafio que representa, o quanto de trabalho tem embarcado nessa jornada” afirmou e, dirigindo-se às redes certificadas, completou: “Vocês são referência e inspiração para todas as demais marcas brasileiras que ainda não expandiram internacionalmente. Meu desejo, como de toda a ABF, é que vocês continuem levando o melhor do franchising brasileiro ao mundo e que muitas outras redes sejam inspiradas por vocês e sigam este caminho”.

O Certificado de Franquia Internacional ABF é o principal reconhecimento desta área no País. A iniciativa faz parte do Franchising Brasil, programa de internacionalização fruto da parceria entre as instituições para impulsionar a expansão e consolidação além-fronteiras das franquias brasileiras.

Das 56 marcas chanceladas, 18 são da categoria Pleno (redes com até duas unidades no exterior em até 1 país), 20 da categoria Sênior (de 3 a 30 unidades no exterior ou 2 a 4 países), 6 da categoria Máster (de 31 a 61 unidades no exterior ou 5 a 7 países) e 12 da categoria Mega (mais de 61 unidades no exterior ou em 8 ou mais países). Entre as redes certificadas, destaque para o segmento de Alimentação, seguido de Educação e Saúde, Beleza e Bem-Estar.

O Certificado de Franquia Internacional ABF visa reconhecer e estimular as redes que se encontram em processos de internacionalização (seja com exportações ou abertura de operações em outros territórios), além de engajar os profissionais das marcas em missões internacionais, rodadas de negócio, eventos e outras iniciativas do Programa Franchising Brasil. A chancela conta com quatro categorias: Pleno, Sênior, Máster e Mega. A segmentação tem como critério o número de unidades e a quantidade de países nos quais as marcas estão presentes.

Certificado de Franquia
Bruno Amado, gerente de Projetos Internacionais da ABF: “Operar em outro país, adaptando-se a mercados, legislações e culturas diferentes, é um passo expansionista que merece ser valorizado. Essa certificação oferece exatamente esse destaque no mercado de franquias”

Segundo Amado, além de reconhecer o esforço que as redes fazem no processo de internacionalização, o Certificado é divulgado para fortalecer ainda mais o mercado de franquias brasileiro. “Operar em outro país, adaptando-se a mercados, legislações e culturas diferentes, é um passo expansionista que merece ser valorizado. Essa certificação oferece exatamente esse destaque no mercado de franquias”, disse.

O diretor Internacional da ABF, Natan Baril, ressalta que “a retomada de um ritmo melhor na internacionalização de franquias – chegamos a 213 marcas internacionalizadas em 2022 – se refletiu também nas marcas chanceladas. Este ano tivemos o nosso recorde, o que aponta mais uma vez o apetite das franquias brasileiras nesta área. Além disso, a intensa digitalização que vivemos pode apoiar e facilitar esse processo e temos ainda mercado com grande potencial pouco explorados, como é o caso da China”.

Franquias brasileiras avançam em outros territórios – Demonstrando aceleração do ritmo de internacionalização, as redes de franquias brasileiras registraram um crescimento de 16% na atuação além-fronteiras em 2022 frente a 2021; no período anterior (2020-2021) a variação foi de 12,27%. O número de marcas no exterior no subiu de 183, em 2021, para 213 em 2022. Com referência aos países em que há presença de redes brasileiras, o número também cresceu, passando de 114 para 126 nações, uma alta de mais de 10%.

Entre os Top 10 países com atuação de franquias brasileiras, os Estados Unidos permanecem em primeiro lugar, contando com 78 marcas em 2022 frente 69 no ano anterior. Portugal (de 51 para 56), Paraguai (44 para 46), Bolívia (25 para 27) e Colômbia (20 para 23) mantiveram suas colocações em relação a 2021. Já em sexto lugar aparece o Chile, que subiu uma posição comparado a 2021, seguido de Uruguai, México, Argentina e Espanha.

O levantamento da ABF indica que o segmento de Moda continua liderando a lista por número de marcas, porém diminuiu a sua participação, de 44 para 40, empatando com Saúde, Beleza e Bem-Estar, que em 2021 contava com 36 redes no exterior. Alimentação, que subiu de 27 para 32 marcas, Educação, de 21 para 26, Serviços e Outros Negócios, de 15 para 21, e Casa e Construção, de 13 para 20, apresentaram crescimentos mais expressivos.

Confira a lista completa das empresas chanceladas

AÇAÍ CONCEPT

ACQUAZERO

ANJOS COLCHÕES

BATERAS BEAT MUSIC SCHOOL

BIBI

BILLY THE GRILL

CAFÉ DU CENTRE

CASA DO CONSTRUTOR

CHILLI BEANS

CLEANNEW

DANK IDIOMAS

DEPYL ACTION

DOUTOR SOFÁ

EMAGRECENTRO

EMPORIUM DA BELEZA

ESPAÇOLASER

FINI

FÓRMULA ANIMAL

HERING STORE

HOPE LINGERIE

HOT N’ TENDER

IGUI

INFLUX ENGLISH SCHOOL

INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS

KINGDOM AÇAÍ

KUMON

L`ENTRECÔTE DE PARIS

LEZ A LEZ

LIMPEZA COM ZELO

LIZ LINGERIE

LOCALIZA

MAGRASS

MAPLE BEAR

MORANA

MUNDO A PARTE

NTW CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL

NUMBER ONE CHICKEN

NUTTY BAVARIAN

O BOTICÁRIO

OAKBERRY AÇAÍ BOWLS

ONODERA ESTÉTICA

PATRONI PIZZA

PIZZA CREK

PIZZA DO RÃO

PUKET

QUEM DISSE, BERENICE?

ROCKFELLER LANGUAGE CENTER

RONALDO ACADEMY

SCHOOL OF ROCK

SÓBRANCELHAS

SOBRANCELHAS DESIGN

SUSHIRÃO

TURQUESA ESMALTERIA

USAFLEX

VIDA LEVE

WIZARD BY PEARSON

Confira também depoimentos de representantes de algumas das redes premiadas:

“Esse certificado traz bastante segurança para os candidatos porque se a gente consegue fazer uma gestão internacional com outras culturas é muito importante. Nós conquistamos todos os certificados, desde o primeiro. A área internacional da ABF nos ajuda na tomada de decisão, no suporte e todo esse trabalho é muito importante”.
Laura Lopez, sócia-fundadora e diretora de Operações da Turqueza Esmalteria 

“É uma honra estar aqui representando a iGUi e principalmente recebendo esse prêmio internacional da nossa grande parceira ABF. A iGUi é uma empresa que investe muito no mercado internacional há vários anos e esse tipo de reconhecimento nos prova que a cada dia nós estamos caminhando na direção correta”.
Thiago Rodrigues, assessor da área internacional da iGUi

“O Certificado é um marco e um reconhecimento importante do mercado de franquias, da ABF, e cada ano que passa a gente vem, cada vez mais, atendendo os nossos franqueados, buscando parcerias estratégicas para eles para buscar também novos mercados e fazer com que essa experiência que nós estamos tendo seja um alicerce sólido para alcançarmos novas fronteiras. Acho que nesse sentido, a Casa do Construtor ser laureada com esse certificado representa mais um tijolinho nesse alicerce, é mais uma importante conquista que vai nos dar subsídios, fortalecer ainda mais a marca e dar a ela mais visibilidade no cenário internacional”.
Ronaldo Rizzi, coordenador de expansão internacional da Casa do Construtor

Foto: Keiny Andrade