Durante os quatro dias do evento, público poderá acompanhar palestras e talkshows com representantes da Associação Brasileira de Franchising.
Tido como uma das portas de entrada para o empreendedorismo, o setor de franquias contará com um espaço especial de conteúdo na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP (FE23) – que acontece entre os dias 16 e 19 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista. Na Arena Pitch, espaço cuja programação conta com a curadoria da Associação Brasileira de Franchising (ABF), durante os quatro dias de evento, o público poderá acompanhar palestras e talkshows com representantes da Entidade e grandes players do setor. Serão 24 palestras e oito talkshows cobrindo a quase totalidade da duração da feira.
As palestras terão duração média de 25 minutos e oferecerão um overview do setor e contarão com temas que vão desde Conceitos do Franchising, passando pela Lei e o Contrato de Franquias até os Passos Para Avaliar Uma Franquia. “O setor tem particularidades importantes que precisam ser conhecidas pelos futuros empreendedores. Os assuntos foram pensados de modo a despertar o interesse tanto de quem não conhece o funcionamento de uma franquia quanto para sanar dúvidas iniciais daqueles que já pensam em empreender dessa forma”, explica a diretora-executiva da ABF, Fabiana Estrela.
Além das palestras, os participantes poderão acompanhar os talkshows “Franqueado feliz vende bem”, com Alexandre Sita, da Proselling; “Os 7 franquehábitos”, com Denis Santini, do Grupo MD; “Vacina de resultados e produtividade”, com Rodrigo Abreu, da AlphaGraphics e diretor de Marketing da ABF; “Franquias vencedoras”, José Carlos Fugice, do Grupo Goakira; “Franquias – multiplicar é a essência do negócio”, com Leandro Krug. A programação se encerra com a participação do humorista, apresentador, cantor e youtuber, Rafael Cortez, que discorrerá sobre “Franquias – tudo o que você precisa saber”.
O franchising e seus números positivos
A programação variada do Espaço se baseia na importância que o setor de franquias tem na economia do País, correspondendo a 2,5% do PIB. Além disso, dados mais recentes da ABF apontam que, apenas no primeiro semestre deste ano, o franchising, como um todo, cresceu 15% no faturamento, alcançando uma cifra de mais de R$ 91 bilhões. A ascensão também se mantém em relação ao número de redes franqueadoras, 7,7%, chegando a quase 3,2 mil. Já no quesito empregos diretos, são mais de 1,6 milhão de postos.
“Presente em mais de 60% dos municípios brasileiros, vejo o franchising como um grande promotor da inclusão tanto no mercado de trabalho – por ser uma das principais vias pela qual muitos jovens conseguem seu primeiro emprego. Há também aqueles – e não são poucos – que buscam empreender por meio das franquias, seja para abrir o primeiro negócio próprio ou para diversificar a carteira de investimentos. Isto acontece por conta da segurança oferecida pelo setor. São modelos testados à exaustão e formatados de maneira a não apenas a se perpetuarem, como também se expandirem, visto que o aumento da capilaridade está no DNA das franquias”, comenta Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
PROGRAMAÇÃO ARENA PITCH
(programação sujeita a alterações)
Palestras
Talkshows
Serviço
FE23
Data: 16 a 19 de outubro, das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo
Informações e inscrições: Link
Entrada gratuita
Imagem: Divulgação