Décio Pecin Junior (1º lugar), Alexandre Davi (2º) e Laís Lopes (3º) foram os ganhadores do Prêmio ABF Destaque na categoria Educação. Já o Prêmio José Lamônica de Jornalismo consagrou profissionais de O Globo, O Povo e das revistas Gestão e Negócios, e HSM Management.
Valorizando autores e suas obras voltadas à educação no franchising brasileiro, a ABF concedeu o Prêmio Destaque Franchising 2023 na categoria Educação a três finalistas. Decio Casarejos Pecin Junior, membro do Conselho da entidade e CEO do CNA, consagrou-se em primeiro lugar no Prêmio com o seu livro O que você queria saber sobre franchising por quem entende do assunto. Numa linguagem próxima e informal, Decio nos brinda com um misto de trajetória de vida, aprendizado e admiração por um modelo de negócio democrático, testado, aprovado e de sucesso: o Franchising.
O vencedor do segundo lugar foi o advogado Alexandre David Santos, autor do livro Comentários à Nova Lei de Franquia (2ª edição). Já o terceiro lugar foi alcançado por Laís Ceni Lopes, da FGV EAESP|ESADE Business School, com o trabalho Franchising como catalisador do capitalismo consciente no varejo: um estudo exploratório sobre os benefícios nas redes de franchising. A ABF oferece ao primeiro lugar um Certificado de Reconhecimento e um prêmio no valor de R$ 5 mil.
Prêmio Jornalismo
A ABF reconhece também os profissionais de imprensa que, por meio dos veículos de comunicação em que atuam e do seu trabalho, realizado em 2022, tenham contribuído para o fortalecimento e a divulgação do setor de franquias.
Os vitoriosos no Prêmio ABF Destaque Franchising José Lamônica de Jornalismo de 2023 são divididos em quatro subcategorias. Em Mídia Nacional – Jornal Impresso a ganhadora foi Raphaela Ribas, do O Globo, autora da reportagem “Nordeste-se – Marcas se adaptam com tapioca, suco de caju e malhação com música junina”.
Na subcategoria Mídia Nacional – Revista Impressa o premiado foi Marcelo Casagrande, da Revista Gestão e Negócios, que assinou a reportagem “Responda antes de franquear”.
Em Mídia Nacional – Digital, os vencedores foram Leonardo Pujol e Daniel Sanes, da Revista HSM Management, autores da matéria “Franquias atravessam crise com parcerias, novos formatos e multicanalidade”.
Por fim, na Mídia Regional, o ganhador foi Adriano Queiroz, do O Povo, autor de “Franquias descobrem potencial do interior e alcançam 56% dos municípios do País”.
Cada um dos jornalistas vitoriosos recebeu, além de um Certificado de Reconhecimento, um prêmio no valor de R$ 6 mil.
Fotos: Keiny Andrade e Cyndi Diniz