Início Notícias ABF em Ação ABF anuncia marcas premiadas com Certificado de Franquia Internacional

ABF anuncia marcas premiadas com Certificado de Franquia Internacional

ABF anuncia marcas premiadas com Certificado de Franquia Internacional
Marcas da Categoria Pleno celebram a conquista do 1º Certificado de Franquia Internacional ABF

O Congresso Internacional de Franchising ABF 2019 foi palco do anúncio e premiação das 43 marcas brasileiras que conquistaram o 1º Certificado de Franquia Internacional ABF. O evento marca a programação da Franchising Week nesta quinta-feira (27/6).

Em sua fala de abertura, o presidente da ABF André Friedheim anunciou a entrega, a partir deste ano, da chancela que segue critérios de classificação por categoria semelhantes ao Selo de Excelência em Franchising. (Confira a lista das redes certificadas abaixo.) “Esta é uma distinção e um reconhecimento da ABF a todas as marcas presentes em outros mercados”, afirmou.

A ABF, em parceria com a Apex-Brasil, criou o projeto Franchising Brasil, que tem promovido a expansão de marcas nacionais no exterior. Para conquistar o Certificado de Franquia Internacional ABF, a rede necessariamente precisa integrar o projeto.

Dados da entidade mostram que em 2018 o País contava com 145 marcas em 114 nações, ante 100 países no ano anterior. “Isso mostra o amadurecimento das nossas franquias no mercado internacional, abrindo novos países e operando em locais que até então não eram explorados”, ressaltou Friedheim. Com a nova chancela, a expectativa é que esse número avance nos próximos anos.

Cases brasileiros no exterior
A entrada da iGUi nos Estados Unidos, maior mercado de piscinas do mundo, foi case do primeiro painel do dia. Fabio Khouri, diretor internacional da ABF, coordenou o painel com a participação de Jorge Mayer, sócio-diretor da iGUi.

Maior rede de franquias de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) do mundo, a iGUi sonhava em entrar nos Estados Unidos com a própria fábrica. O sonho foi realizado agora em 2019, com uma unidade fabril em Cocoa Beach, na Flórida. A marca brasileira já opera no país há dez anos, onde conta com sete lojas.

Agora, de acordo com Mayer, o próximo sonho a ser realizado é fazer com que a iGUi seja reconhecida na América pela qualidade em piscinas de PRFV.

Rodolfo Magalhães, CEO da Coife Odonto, com 174 unidades no Brasil, caminha para a primeira operação internacional, na China. Lá entrará como Vip Dental. “Recomendo que registrem a marca antes de ir”, alertou.

Segundo Magalhães, algo que aprendeu é que os chineses gostam de fazer amizade. O projeto começou há quatro anos, procurando aprender a cultura e foi muito bem planejado, disse.

O executivo reconheceu a importância da parceria entre ABF e Apex-Brasil. Ele contou que foi por meio desta parceria que a CCTV, maior rede de TV da China, gravou uma reportagem com a Coife Odonto no Brasil, exibida em rede nacional no gigante do oriente.

Gustavo Fruges, gerente internacional de marketing do Grupo Boticário, apresentou o case da companhia em Portugal, onde está presente há 33 anos, inicialmente com a marca O Boticário e há dois anos e meio com a franquia quem disse, berenice?, que opera com e-commerce para toda a Europa. Maior rede de franquias do Brasil em unidades, O Boticário é também a maior rede de cosméticos em terras lusitanas.

O trabalho desenvolvido pela Apex-Brasil nos esforços de internacionalização das marcas nacionais foi detalhado por Leonardo Machado, coordenador de internacionalização da Agência. Atualmente, a instituição conta com oito escritórios no exterior e 110 setores de promoção comercial (Secom) ao redor do mundo.

Machado detalhou os programas e estratégias de internacionalização oferecidos pela Agência, incluindo plataformas digitais, cursos online e missões internacionais que, no caso das franquias, são feitas em parceria com a ABF.

Critérios por número de unidades e países
Com base na classificação do Selo de Excelência em Franchising da ABF, o Certificado de Franquia Internacional também divide as marcas premiadas entre as categorias Pleno, Sênior, Máster e Mega. Dois critérios foram definidos pela entidade para a premiação da rede com a chancela: número de unidades e de países em que ela está presente:

Certificado

Certificado

Confira as marcas premiadas com o Certificado de Franquia Internacional ABF:

Internacional

Foto: Keiny Andrade