ABF abre oficialmente a 29ª Franchising Expo

(Da dir. p/ esq.): André Friedheim, presidente da ABF, vereadora Janaína Lima, Ricardo Bomeny, presidente do Conselho da entidade, (4º à esq.) Antonio Moreira Leite, vice-presidente da ABF, Silvana Buzzi, diretora executiva da entidade, Hermano Pinto Jr, diretor de Negócios da Informa Markets e prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes

Edição histórica da maior feira de franquias do mundo irá até 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo um número recorde de mais de 450 marcas expositoras, 199 delas novas ou estreantes na Feira

22/06/2022

A 29ª ABF Franchising Expo foi aberta oficialmente na tarde desta terça-feira (22/6). André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising, deu as boas-vindas a todos. Prestigiaram a Cerimônia de Abertura o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; a vereadora Janaína Lima; a campeã olímpica da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino, Hélia Silva, a Fofão, e Marcelo Negrão, ex-jogador da Seleção Brasileira Masculina e um dos principais nomes do voleibol nacional nos anos 90. Subiram ao palco, além das autoridades e de Friedheim, Ricardo Bomeny, presidente do Conselho da entidade; Hermano Pinto Jr, diretor de Negócios da Informa Markets (organizadora e promotora da feira), e Glauco Humai, presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A maior feira de franquias do mundo reabriu suas portas após dois anos devido à pandemia, e irá até o próximo dia 25, no Expo Center Norte, em São Paulo.

De acordo com Friedheim, o setor se mostrou forte e soube enfrentar a Covid-19. “A pandemia que encaramos de cabeça erguida e vamos colher os resultados a olhos nus aqui nesta feira”, disse. Observando que pela primeira vez a ABF Expo está sendo realizada em conjunto com a Expo Shopping, ele declarou: “Acreditamos muito na simbiose entre franquias e shoppings”.

André Friedheim, presidente da ABF, abre a Franchising Expo 2022

O presidente da ABF destacou que a ABF Expo 2022 conta com um número recorde de marcas expositoras, mais de 450, das quais 199 marcas são consideradas novas (expoem pela primeira vez ou retornaram após cinco anos sem participar da feira), o equivalente a cerca de 45% do total de expositores. “Hoje estamos aqui reabrindo as oportunidades para quem quer empreender”, salientou.

Ricardo Bomeny, presidente do Conselho da entidade

Para o presidente do Conselho da entidade, as perspectivas para o setor são positivas, num cenário de superação da pandemia.  “Tivemos um crescimento de quase 14% [no acumulado de 12 meses], o que mostra a pujança do setor, com a projeção de 200 bilhões de faturamento”, frisou.

Bomeny destacou, ainda, a importância do estado e da cidade de São Paulo para o franchising. Dados da ABF mostram que o Estado concentra 33% da receita e também o mesmo percentual de unidades, e 12% do faturamento vêm da Capital, o que é bastante representativo.

Vereadora Janaína Lima

Redução do ISS na cidade de São Paulo

Friedheim e Bomeny aproveitaram a ocasião para agradecer publicamente o prefeito Ricardo Nunes e a vereadora Janaína Lima pelo empenho na redução do ISS na capital paulista, que caiu de 2% para 5%.

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo

O prefeito paulistano enfatizou a importância dessa medida que gerará empregos e benefícios para todos. “Nós reduzimos numa demonstração muito importante de que a gente precisa fomentar sempre o empreendedor”, declarou Nunes.

Segundo o prefeito, no último ano houve a geração de 336 mil empregos formais na cidade de São Paulo, em segundo lugar ficou a capital carioca, com mais de 80 mil vagas abertas. “Temos feito com nossa equipe um grande trabalho (…) para que as pessoas possam se desenvolver”, afirmou. Segundo Nunes, é preciso ter atuações éticas para que a gente possa cada vez mais desenvolver as atividades e reduzir a desigualdade social em nosso país. Janaína, por sua vez, ressaltou que seu mandato está à disposição do setor.

Ricardo Bomeny, presidente do Conselho da entidade

Hermano Pinto Jr, diretor de Negócios da Informa Markets, afirmou que são esperados cerca de 70 mil visitantes na feira e que foram emitidas sete mil credenciais de serviços. “Ou seja, são sete mil empregos gerados”, observou.

Segundo o executivo, se por um lado as pessoas estão ávidas por esse contato mais próximo, as marcas expositoras também estão. “Por mais que a gente tenha alguns desafios a enfrentar, temos a certeza de que a ABF Expo tem muito a contribuir”, ressaltou.

Glauco Humai, presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)

O presidente da Abrasce ratificou que o setor de franquias e shoppings têm uma simbiose muito grande. “Essa simbiose e complementaridade devem ser celebradas”, disse.

Humai observou, ainda, que o setor perdeu R$ 100 bilhões em receita devido à pandemia. Segundo ele, a força de ambos setores, juntos, fará com que haja uma agenda conjunta e convergente.

O presidente da ABF destacou também o fato de a entidade brasileira, por meio dele, ter assumido a presidência da Força-Tarefa (Task-Force) do World Franchise Council (WFC). Desse modo, a ABF – segunda maior entidade do setor no mundo –  liderará as mais de 40 associações nacionais de franquias que integram o Conselho Mundial.

Fotos: Keiny Andrade