Como Secretário-Geral do World Franchise Council (WFC), tenho conhecimento de primeira mão do trabalho que a Associação Brasileira de Franchising tem realizado ao longo dos anos para desenvolver a indústria de franquias em todo o mundo. Continuo a apreciar este trabalho em conjunto com a liderança da ABF para promover nosso setor extraordinário.
Nos últimos 40 anos, conheci muito bem o setor, trabalhando com franqueadores estabelecidos e marcas emergentes. Durante esse tempo, fui franqueado, franqueador e trabalhei com associações nacionais de franquias, então tenho uma compreensão abrangente de todas as áreas do setor. Tive a sorte de trabalhar no Conselho da Federação Europeia de Franquias (EFF) e agora, como Secretário-Geral do WFC, pude conhecer tantas pessoas ótimas e inspiradoras nesta grande indústria.
Ao longo dos anos, percebi que a indústria se desenvolveu como um setor tão forte, em parte, devido à representação e educação fornecidas por associações, como a ABF, e através do trabalho em conjunto dessas entidades por meio do WFC.
Acredito que a colaboração é a base do sucesso do nosso setor. Os negócios de franquia individuais dependem da rede de franqueados e do trabalho próximo com o franqueador. Franqueadores bem-sucedidos constroem um negócio forte baseado na ética e nos padrões promovidos por suas próprias entidades, que fomentam ainda mais a cadeia do franchising, acordados por membros em colaboração e pela expansão internacional facilitada por estas, com conselhos aos membros umas das outras para garantir uniformidade de linguagem, padrões e divulgação.
Sempre disse que quando franqueadores e franqueados trabalham juntos em direção a um objetivo comum, não há modelo de negócio mais forte. Essa colaboração fortalece todas as decisões de negócios, permitindo um crescimento sustentável e forte, mas cuidado, pois quando esse relacionamento se rompe, pode ser muito tóxico para toda a rede de franquias, a menos que seja rapidamente resolvido.
É essa força através da colaboração, especialmente através das associações de cada país trabalhando juntas, que tem visto negócios de franquia em todo o mundo continuarem a crescer em todos os continentes.
A importância de padrões éticos de franquia uniformemente aceitos no mundo é a chave para o sucesso de todos nós. Padrões fortes protegem o franqueado que investe suas economias arduamente em um negócio, garantindo que, através de trabalho duro e determinação, ele possa obter retorno se seguir o sistema que adquiriu. Esses mesmos padrões resultam em bons investidores procurando comprar uma franquia, ajudando os franqueadores a crescerem suas marcas de forma sustentável e lucrativa.
Membros da associação que mantêm padrões éticos e fortes dentro do seu setor ajudam a trazer valor à associação, com potenciais investidores reconhecendo que a filiação a uma entidade traz consigo expectativas e manutenção de altos padrões éticos, e isso, por sua vez, ajuda esses membros a se destacarem da multidão, atraindo novos franqueados.
A ABF, como um dos membros fundadores do World Franchise Council, sempre foi uma grande apoiadora da colaboração internacional e agora, como presidente da WFC Task Force, está na vanguarda do crescimento de uma forte ética de franquia em todo o mundo. Mas como o trabalho contínuo deles com a WFC pode ajudar você como membro?
A expansão internacional é uma perspectiva muito real para todos os negócios de franquia, seja por meio de um máster franqueado e da gestão a distância dos franqueados. Se a expansão internacional faz parte dos seus planos, por que não entrar em outros países com o mesmo suporte que você tem no Brasil? Através da sua associação, você sempre tem acesso a outras associações internacionais e links diretos para especialistas em franquias em mais de 40 países, todos trabalhando com os mesmos padrões e ética.
Minha experiência mostrou que o franchising é um dos setores mais colaborativos nos negócios. Falamos da família de franquias e realmente é esse apoio em todos os lugares que já viajei. Este ano, entre em contato e descubra por si mesmo como a colaboração internacional funciona nas franquias. Você não pode deixar de aprender algo útil, seja a expansão internacional parte do seu horizonte ou não.
Simon Bartholomew
Consultor de Projetos
Associação Britânica de Franquias & Secretário-Geral do World Franchise Council (WFC)