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31ª ABF Expo bate recorde, alavanca negócios e aponta tendências das franquias

31ª ABF Expo bate recorde, alavanca negócios e aponta tendências das franquias
Público em um dos corredores da ABF Franchising Expo 2024

ABF Expo 2024 teve recorde de franquias expositoras (440), sendo 113 estreantes, e registrou uma elevada visitação superior a 65 mil.

Organização e expositores relatam volume de leads qualificados, visitantes mais preparados e predominância de empresários em busca de expandir e/ou diversificar negócios.

Dentre as tendências e novidades, destaque para economia circular, negócios de proximidade, construção, finanças & gestão, bem-estar e muita tecnologia aplicada ao franchising.

Embalada pelo crescimento do setor no 1º trimestre de 2024 (+19,1%) e em 2023 (+13,8%) e pelo desejo de empreender do brasileiro (são mais de 90 milhões de empreendedores atuantes e em potencial no País), a ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, encerrou sua 31ª edição com um novo recorde: foram 440 marcas expositoras, sendo 113 estreantes. A visitação nos quadro dias do evento superou 65 mil.

A organização e expositores relatam que, neste ano, além de pessoas buscando seu primeiro negócio, houve uma maior presença de empresários já atuantes que buscam no franchising uma forma de expandir, diversificar ou até inovar em seus portfólios (incluindo aqui os multifranqueados). A próxima edição da ABF Expo já está confirmada: será de 25 a 28 de junho de 2025, no Expo Center Norte, desta vez nos Pavilhões Branco e Verde, o que representa um acréscimo de área expositiva de mais de 2 mil m².

Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, com organização e promoção da Informa Markets Latam, o evento ocorreu de 26 de junho a 29 de junho e contou com o patrocínio de CAIXA, Santander, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. A edição deste ano já iniciou com duas novidades importantes para o setor: uma parceria inédita da ABF com o Governo de Minas Gerais para promover e incentivar o franchising no estado e o lançamento de um estudo inédito ABF/Sebrae sobre o que pensam os empresários do setor.

Dentre as principais conclusões extraídas deste estudo referentes ao grupo Potencial Franqueado (público-alvo da feira), entre empreender sozinho ou ingressar numa rede, eles declararam que um dos principais motivos que os fizeram considerar o setor de franquias é o fato dele apresentar menor risco, pois já há um know-how estabelecido.

O estudo ABF/Sebrae revelou, ainda, que os potenciais franqueados estão mais criteriosos, o que pôde ser verificado também na ABF Expo 2024. Eles pesquisam mais, visitam e conversam com outros franqueados da rede, dão preferência às marcas que mais crescem e têm mais operações. Além disso, eles consideram na decisão do investimento os seguintes aspectos: retorno financeiro previsto; afinidade com o tipo de negócio; possibilidade de abrir o negócio em sua cidade, e se o modelo se encaixa no seu perfil.

Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “a edição deste ano trouxe os ingredientes que fazem o sucesso do franchising brasileiro: empresários dispostos a investir, sejam iniciantes ou já com outros negócios, modelos de negócio formatados, marcas conhecidas e muita interação. Chamou a atenção também a grande diversidade de modelos e nichos e o uso mais intensivo de tecnologia. Não por acaso, os expositores do evento relatam que saíram com grandes oportunidades de negócios, o que deve incentivar ainda mais o desenvolvimento de nosso setor nos próximos meses”.

O diretor de Negócios da Informa, Hermano Pinto, ressalta: “Notamos uma evolução tanto entre os visitantes, mais preparados e já com certa experiência em negócios, como entre os expositores, muitos deles já parte de grupos de marcas. Entre os fornecedores, o desenvolvimento de soluções específicas para o franchising ganhou ainda mais força, especialmente nas áreas financeira, administrativa e de controladoria, o que junto a outros fornecedores, startups, pontos comerciais e instituições financeiras, consolidou um ecossistema completo no evento. Ficou claro também as vantagens do contato presencial, com muita interação direta, networking e até contato com as lideranças das franquias almejadas”.

O visitante Cristiano Souza relatou: “Sou de Santa Catarina e o que mais me chamou a atenção foi o atendimento das franquias, (…) a forma de abordagem, como tratam a gente como cliente, como futuro franqueado. Fui superbem atendido e foi o que me chamou a atenção. Hoje eu opero na Bolsa de Valores e a gente diversifica nossos investimentos. Então nós temos um grupo de investidores no qual fazemos a captação de investimentos e estamos aqui observando e buscando pelas melhores oportunidades”.

Já a visitante Edna Martins Barros disse: “Vim de Minas Gerais e esta é a minha primeira vez no evento e está sendo uma experiência incrível. O que mais me chamou a atenção foram as marcas do segmento de Alimentação. Trabalho com tinta e material de construção e também estou visitando franqueadoras desta área, que também vejo com boas perspectivas”.

Dentre as 440 marcas expositoras, se destacaram neste ano franquias na área de economia circular (aluguel de equipamentos, EPIs, motos, brinquedos, equipamentos médicos, carros por assinatura, brechó, reparo de faróis e economia regenerativa), construção (tintas, equipamentos e outros insumos), finanças (meios de pagamento, soluções financeiras e seguros), Bem-Estar (academias, spas, suplementos, cuidadores e odonto) e negócios de proximidade (mercado autônomos, cafés, vending machines etc.). As farmácias também marcaram presença em várias leituras: tradicional, de manipulação, pet, com foco em beleza e com serviços associados.

Entre os nichos criativos, houve franquias de licitações, RH, mobilidade urbana elétrica, multas, portaria virtual, reparação predial, cliente oculto, ERP para varejo, brinquedos lúdicos e segurança patrimonial. Segmentos já estabelecidos mostraram mais uma vez a sua força, como é o caso de franquias de lavanderia, estética, calçados, óticas, lojas de colchões e serviços administrativos. Em Alimentação, além de grandes grupos de franquias, marcaram presença pizzarias, bares temáticos, produtos saudáveis, sorveterias e lojas de açaí.

Dentre as marcas tradicionais estreantes na feira, tivemos Clube Melissa e Dudalina; General Prime Burger e Cão Véio (Alimentação); A Fórmula, Anna Pegova e Pharmapele (Saúde, Beleza e Bem-Estar); Apolar e Verisure (Serviços e Outros Negócios). Em termos de modelo, houve uma franquia especializada em store in store, se propondo a complementar o mix de lojas já existentes (franquias ou não) com acessórios e roupas.

Consideradas porta de entrada para o empreendedorismo e uma forma de democratizá-lo, as Microfranquias tiveram um espaço próprio também nesta edição da ABF Expo. O local contou com a participação de 20 marcas com opções de investimento variando entre R$ 6,7 mil e R$ 132,5 mil, destacando agências de viagens e serviços variados, além de outras opções entre os demais expositores da Feira.

Entre os fornecedores, houve muitas soluções para gerenciar e digitalizar processos entre franqueadoras e franqueados, meios de pagamento específicos para o franchising, consultoria, geolocalização e até uma ferramenta com Inteligência Artificial para predição de resultados de franquias em determinadas regiões e pontos comerciais.

A exemplo de anos anteriores, as celebridades também marcaram presença na 31ª ABF Franchising Expo. Foram elas: Caito Maia (Chilli Beans), Carlos Massa – Ratinho (Água de Cheiro), Celso Portiolli (market4u), Flávia Alessandra e Otaviano Costa (Royal Face), Helô Pinheiro (Home Angels) e Ticiane Pinheiro (Ótima Center), Henrique Fogaça (Avant Franquias e Convex Jóias); Chris Pitangui, Geraldo Luiz, João Kléber, Luciana Gimenez, Marcello de Carvalho e Sônia Abraão (É Seguro), e Wanessa Camargo (PG&MP).

Capacitação e soluções
A Arena do Conhecimento, área de capacitação do evento, recebeu cerca de 1.000 empreendedores e trouxe quase 50 horas de palestras com temas como: A Lei do Franchising 13.966/2019 da Teoria à Prática, Conceitos Chaves do Franchising, Liderança Contemporânea, Negociações, Passos para a Avaliação de Franquias a Potenciais Investidores, Entendendo o Contrato de Franquia, Empreendedorismo Afro, Intraempreendedorismo, entre outros temas.

Para Ivan Rizzo (FIA Business School), professor e coordenador do curso de MBA Franquias – fruto da parceria entre ABF e FIA –, analisar o mercado na prática é importante. “Gosto muito de visitar a maior feira de franquias do mundo e pretendo me tornar um franqueado um dia. A Arena do Conhecimento me fascina por concentrar em um único lugar todos os níveis de conhecimento. É muito proveitoso para tirar todas as dúvidas dos mais variados perfis de visitantes, visto que, a partir do momento que você se torna franqueador, você se torna um educador”, afirmou.

“É minha primeira vez no evento. Achei as palestras interessantes e me agregaram muito. Muito se falou sobre conceitos básicos, questões jurídicas, o papel da liderança da mulher e o fomento do empreendedorismo nacional. Trabalho com consultoria e dou treinamentos em franquias, me senti inspirada conhecendo o mundo do franchising mais perto”, contou Fabíola Soares (Qualylife Persona e Business Consulting Serviços e Consultoria Ltda.).

ABF Franchising Week 2024
Promovido de 24 de junho a 26 de junho, o evento contou com a participação de mais de 3 mil pessoas (presencial e online), que acompanharam cerca de 40 palestras e painéis, ministrados por especialistas renomados do franchising e de outros setores. Entre os palestrantes convidados, o evento contou com nomes como Martha Gabriel, Layla Vallias, Luciano Timm e Rob Price, detalhando, respectivamente, temas ligados a Inteligência Artificial (IA) aplicada aos negócios, Economia Prateada, Direito e Economia, e Educação. Reunindo nove eventos de conteúdo em um, a semana de imersão no setor de franquias contou, ainda, com a divulgação de três pesquisas inéditas: Setorial de Food Service, Educação e do Sebrae. Considerando as palestras da Arena do Conhecimento (26 a 29) e da ABF Franchising Week, mais de 4 mil pessoas foram capacitadas no setor em apenas uma semana.

Expositores da ABF Franchising Expo 2024 relatam bons resultados
As marcas participantes da 31ª ABF Expo ressaltaram, entre outros aspectos, a qualidade dos leads, a preparação prévia, a importância de estar na Feira e boas perspectivas para novos negócios:

Óticas Diniz – “A ABF Franchising Expo foi uma oportunidade para reforçarmos nosso papel de liderança no setor de franquias ópticas. Apresentamos nossos modelos de negócios, novidades, e conhecemos potenciais investidores alinhados com nossa visão e compromisso com a excelência em saúde visual. Estamos muito otimistas com os resultados da feira e com as perspectivas de expansão futuras. Esta edição do evento nos permitiu consolidar ainda mais nossa marca e abrir novas portas para parcerias que impulsionam nosso crescimento de maneira orgânica”, ressalta Claudia Valerio, diretora de Operações e Expansão das Óticas Diniz.

Mapa da Mina Acessórios – “Estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados durante nossa participação na ABF Franchising Expo deste ano. Foi um evento agressivo em termos de networking e negociações, onde conseguimos estabelecer conexões valiosas e identificar potenciais candidatos qualificados. A presença da Mapa da Mina na Feira fortalece nossa visibilidade como franquia em expansão e reforça nossa posição entre os principais players do mercado brasileiro. Estamos confiantes de que esta exposição nos ajudará a alcançar nossos objetivos de expansão e captação de novos franqueados alinhados com nossa proposta de qualidade e inovação”, comemora Marcos Pertile, sócio-diretor da Mapa da Mina Acessórios.

Casa Lúdica – “Participar pela primeira vez da ABF Expo é a concretização de um sonho e a certeza de um futuro promissor. Desde o primeiro dia, sentimos que tínhamos tomado a decisão certa em estarmos neste evento. Nossas expectativas foram mais que superadas. Saber que a nossa marca foi apresentada de forma tão assertiva nos faz refletir sobre nossa atuação no mercado, percebendo o quanto estamos trilhando o caminho certo e o quanto ainda podemos realizar. Agradecemos por compartilhar nosso sonho em um evento tão grandioso como este, mostrando como o segmento infantil pode gerar negócios importantes, lucrativos e de sucesso dentro do franchising brasileiro e até mesmo no exterior”, conclui Alana Gazaniga, CEO e fundadora.

Orthopride – “Considero a nossa primeira participação na Feira já histórica, com excelente movimentação no estande, uma ativação diferenciada de marca. Foram centenas de cadastros, com parte desse volume já convertido em Circular de Oferta de Franquia. Com público interessado, qualificado e questionador, sem dúvida, a presença na feira da ABF se configura um motor importante para o nosso crescimento nos próximos 12 a 24 meses”, afirma Richard Magrath, COO e sócio do grupo Orthopride.

Dona Help – “Fizemos o lançamento oficial da Dona Help durante a ABF Franchising Expo. É a nova marca que vai revolucionar o mercado de limpeza e conservação. O resultado da nossa primeira participação foi muito satisfatório. Recebemos a visita de muitas pessoas interessadas pelo negócio e que gostaram da marca e do nosso jeito de trabalhar. Estamos com as expectativas altas para o pós-feira e animados para levar a Dona Help para todo país”, comenta Jéssica Ramalho, diretora de Operações e fundadora da Dona Help.

Dudalina – “Posso afirmar que estar na ABF foi um movimento importante para a visibilidade do nosso projeto de expansão. Sentimos uma receptividade muito grande por parte do público, não só em relação à captação de potenciais leads interessados no nosso negócio, como também de shoppings em que a marca ainda não está presente, o que pode gerar muitas oportunidades a médio prazo”, afirma Renata Viacava, head da Dudalina.

Grupo Acolher e Cuidar Franchising – “Nos primeiros dias da Feira vivenciamos uma experiência edificante. Pessoas altamente qualificadas e interessadas em investir passaram por nosso estande. O público, especialmente do setor de saúde, atraiu diversos investidores alinhados ao nosso perfil (enfermeiros, médicos etc.). A ABF Franchising Expo 2024 se destacou como a feira mais qualificada de que participamos. O fluxo constante de visitantes nos permitiu apresentar nossa marca e conceito de forma eficaz. E o setor de microfranquias foi amplamente beneficiado pela organização do Evento. Em resumo, esta edição foi um marco para o setor de franquias, e estamos entusiasmados com as oportunidades que surgirão nos próximos meses”, comenta o CEO e fundador da Acolher e Cuidar, Estevan Oliveira.

Lebriju – “Este é o terceiro ano da Lebriju na ABF Franchising Expo e o segundo no mesmo local. Este ano, encontramos a Feira especialmente interessante devido à qualidade dos contatos feitos. Recebemos visitantes de todo o País que já conheciam nossa marca e reconheciam os benefícios de se tornar um franqueado no segmento de acessórios. Isso foi fundamental para nós, pois recebemos leads de todas as regiões do Brasil”, afirmou Shirleine Diniz, executiva de Expansão de Franquias da Lebriju.

Ótica Center – “Assim como no ano passado, agora, em 2024, foi excelente termos participado da ABF Franchising Expo. Atingimos nossos objetivos de prospecção de franqueados qualificados. Ainda que a Expo seja realizada em São Paulo, ela possui uma abrangência nacional de visitantes, proporcionando excelentes negócios. Apesar dos desafios que enfrentamos ao empreender, a ABF estimula o empreendedorismo no País, sendo referência não só aqui no Brasil, mas no mundo todo”, comenta Marcio Kendi, fundador e CEO da Ótica Center.

Apolar Imóveis – “Em 2024, decidimos participar pela primeira vez da Feira para que fosse um marco no processo decisório da expansão nacional. E, além disso, encontramos oportunidades de networking muito relevantes, o que nos motivou a continuar no processo de franquia de forma correta. Nossa meta junto à ABF é alcançar 200 pontos de atendimento e franquias em todo o Brasil. Em julho, iniciaremos a expansão em Ribeirão Preto (SP) e, em breve, abriremos nossa primeira unidade internacional em Assunção, capital paraguaia”, afirma Jean Michel Galiano, um dos diretores e conselheiro da Apolar Imóveis.

Terça da Serra – “A cada participação na maior feira de franchising do mundo somos surpreendidos por experiências incríveis e gratificantes. Este ano, tivemos a oportunidade de nos conectar com muitas pessoas interessadas no nosso modelo de negócio e no compromisso com o cuidado de qualidade aos idosos. Ver nosso estande cheio de visitantes, trocar ideias e compartilhar nossas inovações reforçou a certeza de que estamos fazendo a diferença na vida de muitas famílias. Estamos entusiasmados com as novas parcerias e oportunidades que surgirão a partir desta participação”, disse o economista e CFO da Terça da Serra, Pedro Moraes.

JAH – “A participação na ABF Franchising Expo foi uma excelente oportunidade para apresentar nossos modelos de negócio, especialmente o novo JAH Coffee, que complementa nosso portfólio de forma inovadora. A resposta positiva dos visitantes e investidores reforça nosso compromisso com a qualidade e a expansão contínua da Rede. Estamos entusiasmados com as perspectivas de crescimento e prontos para levar o JAH a novos patamares,” declarou Diego Dutra, cofundador e head de Expansão do JAH Franchising.

F.A. COLCHÕES – “A palavra que resume a ABF Franchising Expo 2024 é ‘aprendizado’. Neste primeiro ano da F.A. COLCHÕES, entendemos a dinâmica da maior feira de franquias do mundo, o público que deseja abrir uma franquia e os produtos que eles buscam. Somos recém-chegados ao universo do franchising, nós acabamos de abrir a 6ª unidade franqueada e nossa expectativa é alcançar, até 2026, 50 franquias ativas. Já estamos com boas expectativas para a Feira do ano que vem. O público busca uma franquia com facilidades e uma operação de colchões não é complexa de trabalhar”, afirmou Luiz Castro, diretor de Marketing da F.A COLCHÕES.

Farma Conde – “A participação da Farma Conde na ABF Expo superou todas as nossas expectativas.  Tivemos alta procura de investidores pela nossa marca. Com a experiência, a projeção é que a gente marque presença no próximo ano, mas, não apenas como expositores, como enquanto drogaria, para que o público da Feira faça uso dos nossos serviços”, disse Éder Souza Luz, head de Franquia da Farma Conde.

Yes! Idiomas – “Na 31ª edição da ABF Franchising Expo, a YES! Idiomas teve uma participação extremamente positiva. O evento foi marcado por um grande movimento, com um fluxo constante de visitantes interessados em franquias educacionais. A qualidade dos interessados foi notável, incluindo empreendedores com perfis diversificados e um claro interesse em investir no setor de educação. Nossa equipe teve a oportunidade de realizar inúmeras reuniões produtivas, que resultaram em novas parcerias estratégicas e um aumento significativo no número de leads qualificados. Os visitantes demonstraram um grande interesse nas inovações e metodologias exclusivas da YES!, especialmente nos programas voltados para o ensino corporativo e digital. Este ano, a feira superou nossas expectativas, consolidando-se como uma plataforma essencial para a expansão e fortalecimento da nossa rede de franquias”, declarou Clodoaldo Nascimento, CEO da Yes! Idiomas.

Balcão Urbano – “A Feira nos surpreendeu positivamente esse ano pela qualidade dos visitantes do nosso estande. A nossa segunda participação rendeu mais de 600 interessados com grande potencial e já reservamos a nossa participação para a ABF Expo 2025. Mas, agora é nos preparar para a feira da ABF no Rio, que acontece em novembro. Vamos levar para lá esse modelo único e disruptivo para o empreendedor de ‘1a viagem’ sem funcionários, baixo investimento e lucratividade acima do mercado”, disse Marcel Magalhães, diretor do Balcão Urbano.

Buddha Spa – “Este ano, foi a primeira participação do Buddha Spa, maior rede de spas urbanos da América Latina, na ABF Expo. “Estamos muito felizes com os resultados alcançados. Em nosso estande tivemos um fluxo intenso de visitantes nos quatro dias da feira, oriundos de todas as regiões do País. Este fluxo diversificado converge com os nossos objetivos, que é levar ao conhecimento dos empreendedores das cinco regiões do país a nossa proposta”, afirmou Patrícia Siebra, COO da Rede.

Halipar – Holding de Alimentação e Participações: Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho – “A participação da holding neste ano foi bastante satisfatória. Recebemos um público realmente interessado em se aprofundar sobre o funcionamento de uma franquia e sobre os modelos de negócios das nossas marcas. A cada ano, fica mais evidente a força do franchising nacional. É um setor de credibilidade e oportunidades reais para diferentes perfis de empreendedores. Realizamos ótimas conversas com prospects, fornecedores e parceiros, que poderão trazer excelentes negócios para nós, além do prazer de poder trocar experiências com outros franqueadores”, declarou Ricardo José Alves, CEO da Halipar.

HBR REALTY – “A participação da HBR Realty na ABF Expo 2024 foi extremamente positiva e produtiva. Centenas de pessoas visitaram nosso estande, onde tivemos a oportunidade de apresentar nossos projetos, incluindo o ComVem e nossos quatro shoppings, para um público qualificado e interessado. A feira proporcionou um espaço valioso e estabeleceu novos negócios e conexões estratégicas. Recebemos feedbacks construtivos e elogios pelo nosso compromisso com a inovação e a conveniência, o que reforça nossa missão de oferecer soluções modernas e acessíveis. Saímos do evento ainda mais motivados para continuar expandindo nossa presença e impactando positivamente as comunidades onde atuamos”, destacou Alexandre Nakano, CEO da HBR Realty.

The Best Açaí – “A Feira para nós foi inacreditável, muito forte. Tínhamos uma campanha de 100 prospects durante o mês de junho, e aqui na feira conseguimos atingir nossa meta. A receptividade do público foi maravilhosa, com muitos elogios sobre o nosso produto e modelo de negócios, especialmente com o lançamento da expansão para a Bahia e também novo modelo de loja em contêiner. Trazer franqueados da rede foi também muito elogiado, pois as pessoas sentiam-se mais confortáveis ao conversar com eles e ver que o negócio é realmente bom, receber essa credibilidade daquilo que falamos com eles. Sabemos que com certeza, mais do que mostrar nossas franquias, apresentamos nosso produto para pessoas que não conheciam e agora virarão clientes, foi ótimo”. Sérgio Kendy, CEO da The Best Açaí.

Unhas Cariocas/Escova Express – “A Feira deste ano foi excelente, mantendo o mesmo nível de qualidade e sucesso da edição do ano passado. Foi uma oportunidade única de expansão tanto para a Unhas Cariocas quanto para a Escova Express. Pudemos apresentar nossas novas tendências e técnicas, conquistando novos clientes e fortalecendo a marca no mercado. A presença de ambos os negócios na feira reforçou suas posições de liderança e abriu portas para novas parcerias e oportunidades de crescimento”. Mauricio Cesar, CEO do Grupo Unhas Cariocas.

Bio Mundo – “Participar deste evento é fundamental para a Bio Mundo, pois representa nossa estratégia de expansão e fortalecimento da marca em todo o Brasil. Estamos empenhados em mostrar nossas inovações no segmento e reforçar nosso compromisso com a saúde e bem-estar dos consumidores. Este é um espaço valioso para impulsionar nosso crescimento, criar novas parcerias e consolidar nossa presença no mercado. Acreditamos no potencial empreendedor de levar a Bio Mundo a todos os estados, promovendo um estilo de vida saudável para mais brasileiros”. Alexandre Guerra, Diretor de Franquias da Bio Mundo.

Foto: Albu