Início Notícias 28º Prêmio ABF Destaque Franchising tem seus vencedores em Sustentabilidade

28º Prêmio ABF Destaque Franchising tem seus vencedores em Sustentabilidade

28º Prêmio ABF Destaque Franchising tem seus vencedores em Sustentabilidade
Representante da 5àsec recebe o troféu da categoria Mega do Prêmio ABF Destaque Franchising Sustentabilidade

Prêmio da Associação Brasileira de Franchising em Sustentabilidade foi entregue a quatro redes de franquias que celebraram a vitória: Peça Rara Brechó (Pleno), Euro Colchões (Sênior), Calçados Bibi (Máster) e 5àsec (Mega).

A Associação Brasileira de Franchising teve a honra de anunciar na noite dessa sexta-feira (5/5) os vencedores do 28º Prêmio ABF Destaque Franchising na categoria Sustentabilidade. O jantar de gala reuniu representantes das marcas premiadas no Golden Hall do WTC São Paulo.

Um reconhecimento da entidade às empresas franqueadoras que mais se destacaram com ações, projetos sustentáveis ou de responsabilidade social e empresarial, o Prêmio ABF Sustentabilidade é concedido nas categorias Pleno, Sênior, Máster e Mega, de acordo com critérios do Selo de Excelência em Franchising (SEF).

Prêmio de Sustentabilidade
Representante do Peça Rara Brechó com troféu pela vitória no Prêmio ABF Destaque Franchising de Sustentabilidade na categoria Pleno

Na categoria Pleno, a ganhadora foi a Peça Rara Brechó, com o projeto “Vida Nova para suas Roupas”. A rede criou o Instituto Eu Sou Peça Rara, para dar uma destinação estruturada às roupas que não foram selecionadas para serem comercializadas nas lojas. O Instituto vendeu mais de 33 mil peças, no período de abril de 2022 a março de 2023, arrecadando mais de R$ 286 mil e auxiliando mais de 15.000 pessoas e 30 instituições.

Prêmio de Sustentabilidade
Na categoria Sênior, representante da Euro Colchões celebra o Prêmio ABF de Sustentabilidade

O projeto “EcoMind”, da rede Euro Colchões, conquistou o Prêmio na categoria Sênior. Os colchões da linha Ecomind utilizam matérias-primas recicladas, como fibras feitas de garrafas pet, evitando que cerca de 100 mil garrafas cheguem ao mar todos os anos. Também entram na sua montagem molas feitas com aço reciclado e espumas naturais. Além disso, 10% dos lucros dessa linha são destinados ao Inca Voluntário, para tratamento de pacientes com câncer.

Prêmio de Sustentabilidade
Integrante da Calçados Bibi comemora com o troféu a vitória no Prêmio ABF de Sustentabilidade na categoria Máster

A vitoriosa na categoria Máster foi a Calçados Bibi, com o “Bibi para Todos”. A Bibi desenvolveu um calçado que promove a inclusão, respeitando as necessidades e desenvolvimento de crianças de 0 a 9 anos, com e sem o uso de órtese. O Bibi para Todos pode ser utilizado por todas as crianças, independentemente das condições de locomoção, e ainda é feito com materiais não-tóxicos.

Já na categoria Mega, sagrou-se vencedora a rede 5àSec por implantar seu projeto “Sustentabilidade 5àSec”. A marca desenvolveu novas embalagens, substituindo plásticos de uso único por materiais reutilizados e compostáveis, com uma redução no impacto de aproximadamente 250 toneladas por ano.  Além disso, a rede juntou-se ao Instituto Plantar, numa campanha para a plantação de 4 mil árvores, com o potencial de sequestrar mais de 570 toneladas de CO² da atmosfera.

Para avaliar os projetos inscritos e chegar aos vencedores, a ABF conta com a expertise da DOM Strategy Partners, consultoria especializada em estratégia corporativa. As redes vencedoras são aquelas cujos projetos obtêm a maior pontuação nos seguintes critérios: Alinhamento estratégico, Relação com o core business, Investimento realizado, Abrangência nos franqueados, Impacto e retorno social, ambiental e econômico, Criatividade e inovação.

Fotos: Keiny Andrade e Cyndi Diniz