27º Prêmio ABF Destaque Franchising tem os vencedores em Sustentabilidade

Vencedores do Prêmio ABF Destaque Franchising Sustentabilidade de 2022

Redes de franquias celebram a vitória na principal premiação do franchising brasileiro

30/04/2022

A Associação Brasileira de Franchising teve a honra de anunciar na noite dessa sexta-feira (29) os vencedores do 27º Prêmio ABF Destaque Franchising. Em sua tradicional Cerimônia de Entrega, a principal premiação do setor de franquias brasileiro voltou a ser realizada presencialmente após dois anos marcados pela pandemia de Covid-19. O jantar de gala reuniu representantes das marcas premiadas, líderes do setor, autoridades e profissionais.

Em reconhecimento às empresas franqueadoras que mais se destacaram com ações, projetos sustentáveis ou de responsabilidade social e empresarial, a ABF concedeu o Prêmio ABF Destaque Franchising Sustentabilidade de 2022 às vencedoras nas categorias Pleno, Sênior, Máster e Mega, de acordo com critérios do Selo de Excelência em Franchising (SEF).

Na categoria Pleno, a ganhadora foi a Lez a Lez, com o projeto “Uso de plástico para embalagem Biodegradável e Compostável”. A rede investiu na substituição do plástico que envolve seus produtos, passando a utilizar um saco plástico biodegradável e compostável, feito a partir de biomassa e com aplicação de agente acelerador da biodegradabilidade.

Conquistou o Prêmio na categoria Sênior a rede Empório Mineiro Cheirin Bão. Por meio do projeto “Um grão e milhares de vidas transformadas”, a marca criou uma cadeia de desenvolvimento social e sustentável, que valoriza os pequenos produtores, gera empregos e contribui para o crescimento e desenvolvimento da região.

A vitoriosa na categoria Máster foi a Portobello Shop, com o “Projeto Cobogó Mundaú”. Com base na metodologia do “A Gente Transforma”, iniciativa do arquiteto Marcelo Rosenbaum, o projeto transforma a casca do molusco sururu em insumo para novos produtos de design, promovendo assim o desenvolvimento sustentável e a melhora da qualidade de vida na comunidade do Vergel, periferia de Maceió (AL).

Já na categoria Mega, sagrou-se vencedora a rede Sorridents por implantar seu projeto “Sorriso de Criança”. A iniciativa atua na promoção e educação em saúde bucal junto a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Por meio de palestras, escovação assistida e pré-avaliação odontológica, os meninos e meninas atendidos acabam se tornando multiplicadores da cultura e educação em saúde bucal dentro de suas famílias.

Para avaliar os projetos inscritos e chegar aos vencedores, a ABF conta com a expertise da DOM Strategy Partners, consultoria especializada em estratégia corporativa. As redes vencedoras são aquelas cujos projetos obtêm a maior pontuação nos seguintes critérios: Alinhamento estratégico, Relação com o core business, Investimento realizado, Abrangência nos franqueados, Impacto e retorno social, ambiental e econômico, Criatividade e inovação.

Fotos: Keiny Andrade