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27º Prêmio ABF Destaque Franchising tem os vencedores em Sustentabilidade, Jornalismo e Trabalho Acadêmico

27º Prêmio ABF Destaque Franchising tem os vencedores em Sustentabilidade, Jornalismo e Trabalho Acadêmico
Vencedores do Prêmio ABF Destaque Franchising Sustentabilidade de 2022

Redes de franquias celebram a vitória na principal premiação do franchising brasileiro

30/04/2022

A Associação Brasileira de Franchising teve a honra de anunciar na noite dessa sexta-feira (29) os vencedores do 27º Prêmio ABF Destaque Franchising. Em sua tradicional Cerimônia de Entrega, a principal premiação do setor de franquias brasileiro voltou a ser realizada presencialmente após dois anos marcados pela pandemia de Covid-19. O jantar de gala reuniu representantes das marcas premiadas, líderes do setor, autoridades e profissionais.

Em reconhecimento às empresas franqueadoras que mais se destacaram com ações, projetos sustentáveis ou de responsabilidade social e empresarial, a ABF concedeu o Prêmio ABF Destaque Franchising Sustentabilidade de 2022 às vencedoras nas categorias Pleno, Sênior, Máster e Mega, de acordo com critérios do Selo de Excelência em Franchising (SEF).

Na categoria Pleno, a ganhadora foi a Lez a Lez, com o projeto “Uso de plástico para embalagem Biodegradável e Compostável”. A rede investiu na substituição do plástico que envolve seus produtos, passando a utilizar um saco plástico biodegradável e compostável, feito a partir de biomassa e com aplicação de agente acelerador da biodegradabilidade.

Conquistou o Prêmio na categoria Sênior a rede Empório Mineiro Cheirin Bão. Por meio do projeto “Um grão e milhares de vidas transformadas”, a marca criou uma cadeia de desenvolvimento social e sustentável, que valoriza os pequenos produtores, gera empregos e contribui para o crescimento e desenvolvimento da região.

A vitoriosa na categoria Máster foi a Portobello Shop, com o “Projeto Cobogó Mundaú”. Com base na metodologia do “A Gente Transforma”, iniciativa do arquiteto Marcelo Rosenbaum, o projeto transforma a casca do molusco sururu em insumo para novos produtos de design, promovendo assim o desenvolvimento sustentável e a melhora da qualidade de vida na comunidade do Vergel, periferia de Maceió (AL).

Já na categoria Mega, sagrou-se vencedora a rede Sorridents por implantar seu projeto “Sorriso de Criança”. A iniciativa atua na promoção e educação em saúde bucal junto a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Por meio de palestras, escovação assistida e pré-avaliação odontológica, os meninos e meninas atendidos acabam se tornando multiplicadores da cultura e educação em saúde bucal dentro de suas famílias.

Para avaliar os projetos inscritos e chegar aos vencedores, a ABF conta com a expertise da DOM Strategy Partners, consultoria especializada em estratégia corporativa. As redes vencedoras são aquelas cujos projetos obtêm a maior pontuação nos seguintes critérios: Alinhamento estratégico, Relação com o core business, Investimento realizado, Abrangência nos franqueados, Impacto e retorno social, ambiental e econômico, Criatividade e inovação.

Prêmio Jornalismo

A ABF reconhece também os profissionais de imprensa que por meio dos veículos de comunicação em que atuam e do seu trabalho, realizado em 2021, tenham contribuído para o fortalecimento e a divulgação do setor de franquias.

Nesse sentido, os vitoriosos no Prêmio ABF Destaque Franchising Jornalismo de 2022 em suas respectivas subcategorias são: Jornal Impresso – Kátia Simões, do Valor Econômico, com a reportagem “Visão de longo prazo”; Revista: Maria Clara Dias, da Exame, autora da matéria “Fast Food mais Fast”; Mídia Digital: Karina Lignelli, do Diário do Comércio, de São Paulo, que assinou a reportagem “Como as franquias garantem receitas mesmo de portas fechadas”; e na Mídia Regional, que premia o trabalho realizado por jornalistas fora do eixo Rio-São Paulo: Ícaro Carvalho, do Jornal Tribuna do Norte, de Natal, autor da matéria: “RN na mira das franquias”.

Cada um dos jornalistas vitoriosos recebeu, além de um Certificado de Reconhecimento, um prêmio no valor de R$ 6 mil.

Prêmio Trabalho Acadêmico

Valorizando o trabalho de pesquisadores que, por meio de seus estudos, promovem e estimulam o interesse pelo franchising, a ABF premiou na categoria Trabalho Acadêmico, Helder de Souza Aguiar (FATEC-SP) com a tese “A Model of Influential Factors in Franchise Operations” – “Um Modelo de Fatores Influentes nas Operações de Franquia”.

O foco do estudo foi construir um modelo dos fatores que podem influenciar o desempenho, a sobrevivência, a lucratividade e até mesmo a satisfação do franqueado.

A proposta dos autores é que esse modelo sirva de base para as mais diversas ações de gestão das redes e no acompanhamento das atividades de suas unidades franqueadas.

Pela vitória, a ABF oferece ao acadêmico um Certificado de Reconhecimento e um prêmio no valor de R$ 5 mil.

 Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 185,068 bilhões em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil.

Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores.

Atualmente com mais de 1.400 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor.

O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético.

A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Fotos: Keiny Andrade