- Estudo da ABF revela “apetite” de redes de Alimentação e de marcas ligadas a serviços de forma geral (Turismo, Lazer, Gestão, etc.)
- Relevância de novos modelos continua a crescer
- Pela 1ª vez, estudo da ABF relaciona também as marcas com maior número de unidades por sede e por presença nas regiões do País
A ABF – Associação Brasileira de Franchising divulgou nessa terça-feira (22/1) o estudo sobre o Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por unidades em operação (veja abaixo a relação completa). Em sua terceira edição e feito exclusivamente com marcas associadas, o estudo é realizado a partir das informações disponibilizadas pelas redes no banco de dados da entidade, que audita eletronicamente a fidelidade dos dados por meio de regras e salvaguardas específicas para o input de informações. Este ano, para figurar entre as 50 Maiores, o volume mínimo de unidades superou a marca de 300, 8% a mais do que na edição passada. Com isso, o total de unidades das 50 Maiores também cresceu, 7%. Inclusive, aumentou o número de redes com mais de 1.000 unidades, 17 no total, o equivalente a 21% a mais do que na edição passada. O levantamento revela, ainda, o crescimento na participação dos segmentos Alimentação; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços e Outros Negócios; e Hotelaria e Turismo.
“Esta pesquisa reafirma o grau de amadurecimento do franchising brasileiro, exemplificado nestas cinquenta maiores redes de franquias que lideram o mercado nacional em unidades. Mesmo em um ano de tantas incertezas e altos e baixos da economia, o estudo mostra que os investimentos para manter a expansão e inovar continuaram, algumas redes apresentaram um crescimento bastante significativo e alguns segmentos evidenciaram maior resiliência e atividade, como no caso de Alimentação”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.
A rede O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 3.724 operações de franquias no ano passado, manteve-se no 1º lugar da lista, a exemplo de 2017 e 2016, num patamar bastante elevado e distante da vice-líder, com uma diferença superior a mil unidades. A segunda posição também foi preservada pela rede AM PM Mini Market, de Alimentação, com 2.493 operações, aumentando o volume de operações que havia alcançado no ano anterior. No mesmo segmento, o McDonald’s assumiu o 3º lugar ao totalizar 2.289 pontos de venda, trocando de posição com a Cacau Show, em 4º, com a 2.232 unidades, e no 5º lugar está a Subway, detentora de 2.094 operações, que voltou a participar do ranking da ABF este ano.
A 6ª posição é da Jet Oil (Serviços Automotivos) e o 7º lugar foi mantido pela rede Kumon (Serviços Educacionais). Entre as dez maiores redes, subindo três posições, a CVC (Hotelaria e Turismo) passou do 11º para o 8º lugar; a 9ª posição, a exemplo do ano passado, ficou com a Wizard by Pearson (Serviços Educacionais) e o 10º lugar, com a BR Mania (Alimentação). Do 10º ao 20º lugar podemos destacar o salto das redes Seguralta e Acqio – mais detalhes abaixo –, o ingresso da rede Burger King Brasil (Alimentação), em 19º, e duas redes de óticas bem próximas: Carol, em 13º, e Diniz, em 14º.
Considerando a lista das Maiores como um todo, as redes que mais galgaram posições foram a Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios), do 17º para o 12º lugar, e a Acqio (Comunicação, Informática e Eletrônicos), do 21º para o 15º, a CVC Brasil, do 11º para o 8º, e a Chiquinho Sorvetes, do 30º para o 27º. Analisando-se apenas a variação de unidades, destaque para a Acqio (66%), Seguralta (26%) e CVC Brasil (17%).
Estrearam no rol das 50 maiores as redes Clube Turismo (Hotelaria e Turismo), em 26º, Hinode (Saúde, Beleza e Bem-Estar), em 29º, Help! Loja de Crédito (Serviços e Outros Negócios), em 40º e Jan-Pro (Limpeza e Conservação), no 44º lugar. A data de referência para compor o retrato das informações foi 28 de dezembro de 2018.
Análise Geral por segmento
De acordo com o estudo, entre as dez maiores redes, cinco operam no segmento de Alimentação. Considerando a lista completa das 50 Maiores, os segmentos de Alimentação, Serviços e Outros Negócios, Hotelaria e Turismo e Limpeza e Conservação ampliaram sua participação em uma marca.
Para o presidente da ABF, “levando-se em conta esses dados e o crescimento por unidades, o ‘apetite’ das redes de Alimentação por expandir continua, ratificando a consistência individual do segmento. Ressalto também a recuperação de Hotelaria e Turismo, um dos mais impactados durante a crise, mas que soube reagir e o bom desempenho de franquias da área administrativa, como meios de pagamento, seguros, crédito e outros, que impulsionaram todo o segmento de Serviços e Outros Negócios”.
Novos formatos
Ratificando o que já vem sendo demonstrado em outras pesquisas da ABF, este levantamento mostra que as maiores redes de franquias brasileiras continuam investindo na implantação de novos formatos. De acordo com o levantamento, entre 2017 e 2018, enquanto o percentual de lojas tradicionais diminuiu de 91% para 88%, outros formatos – como quiosques, unidades móveis e operações home based – passaram de 9% para 12%.
Distribuição geográfica
O estudo indica que em termos de localização das sedes das marcas, o quadro manteve-se semelhante às edições passadas do Perfil das 50 Maiores Franquias do Brasil por unidades. Veja no gráfico abaixo:
Selo de Excelência
Cresceu o número de empresas listadas no estudo que detêm o Selo de Excelência em Franchising (SEF), passando de 72% para 78% no período pesquisado. Principal chancela do mercado de franquias brasileiro, o SEF é conquistado pelas marcas inscritas que alcançam maior pontuação na pesquisa feita pela ABF com os respectivos franqueados.
Confira a lista das 50 Maiores Marcas de Franquias por Unidades no Brasil:
Maiores franquias por região
Posição |
Marca |
Segmento |
Unidades |
||
2018 | 2017 | 2018 | 2017 |
1 | 1 | O BOTICÁRIO | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 3724 | 3762 |
2 | 2 | AM PM MINI MARKET | Alimentação | 2493 | 2415 |
3 | 4 | MCDONALD´S | Alimentação | 2289 | 2009 |
4 | 3 | CACAU SHOW | Alimentação | 2232 | 2081 |
5 | “-“ | SUBWAY | Alimentação | 2094 | NF** |
6 | 5 | JET OIL | Serviços automotivos | 1772 | 1735 |
7 | 7 | KUMON | Serviços educacionais | 1488 | 1400 |
8 | 11 | CVC BRASIL | Hotelaria e Turismo | 1279 | 1097 |
9 | 9 | WIZARD BY PEARSON | Serviços educacionais | 1250 | 1195 |
10 | 8 | BR MANIA | Alimentação | 1231 | 1311 |
11 | 10 | DIA% | Alimentação | 1184 | 1145 |
12 | 17 | SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS | Serviços e outros negócios | 1146 | 912 |
13 | 13 | ÓTICAS CAROL | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 1143 | 1048 |
14 | 16 | ÓTICAS DINIZ | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 1116 | 991 |
15 | 21 | ACQIO | Comunicação, Informática e Eletrônicos | 1113 | 672 |
16 | 12 | BOB´S | Alimentação | 1043 | 1054 |
17 | 14 | CORREIOS | Serviços e outros negócios | 1002 | 1002 |
18 | 15 | FARMÁCIAS FTB | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 993 | 994 |
19 | “-“ | BURGER KING BRASIL | Alimentação | 980 | NF** |
20 | 18 | FISK CENTRO DE ENSINO | Serviços educacionais | 809 | 806 |
21 | 20 | CHILLI BEANS | Moda | 785 | 722 |
22 | 19 | CCAA | Serviços educacionais | 728 | 723 |
23 | 23 | HERING STORE | Moda | 589 | 623 |
24 | 24 | CNA | Serviços educacionais | 579 | 579 |
25 | 25 | LOCALIZA HERTZ | Serviços automotivos | 522 | 574 |
26 | “-“ | CLUBE TURISMO | Hotelaria e Turismo | 484 | NF** |
27 | 30 | CHIQUINHO SORVETES | Alimentação | 451 | 425 |
28 | 26 | 5 À SEC | Limpeza e Conservação | 448 | 457 |
29 | “-“ | HINODE | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 445 | NF** |
30 | 28 | HAVAIANAS | Moda | 440 | 439 |
31 | 22 | NOSSO BAR | Alimentação | 429 | 670 |
32 | 29 | DROGARIAS FARMAIS | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 422 | 432 |
33 | 33 | AREZZO | Moda | 418 | 395 |
34 | 31 | CARMEN STEFFENS | Moda | 417 | 421 |
35 | 27 | PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES | Serviços educacionais | 411 | 452 |
36 | 32 | MICROLINS | Serviços educacionais | 384 | 408 |
37 | 35 | CHOCOLATES BRASIL CACAU | Alimentação | 380 | 393 |
38 | 36 | MUNDO VERDE | Alimentação | 377 | 386 |
39 | 34 | GIRAFFAS | Alimentação | 369 | 394 |
40 | “-“ | HELP! LOJA DE CRÉDITO | Serviços e outros negócios | 365 | NF** |
41 | 38 | KOPENHAGEN | Alimentação | 358 | 352 |
42 | 37 | SPOLETO | Alimentação | 351 | 371 |
43 | 42 | CASA DE BOLOS | Alimentação | 340 | 305 |
44 | “-“ | JAN-PRO | Limpeza e Conservação | 318 | NF** |
45 | 45 | SOBRANCELHAS DESIGN | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 316 | 302 |
46 | 43 | PITICAS MODA CRIATIVA | Moda | 311 | 304 |
47 | 48 | SODIÊ DOCES | Alimentação | 308 | 294 |
48 | 40 | HABIB´S | Alimentação | 307 | 318 |
49 | 39 | INSTITUTO EMBELLEZE | Serviços educacionais | 305 | 319 |
50 | 41 | IGUI | Casa e Construção | 301 | 315 |
Pela primeira vez, a ABF fez uma análise regionalizada das maiores redes por unidade. Foram feitos dois tipos de recortes: pela região sede da rede (considerando o seu total de unidades no Brasil) e pelo número de unidades em operação em determinada região. Nesta edição, foi identificada maior variedade de segmentos entre as 10 maiores redes de caráter mais regional com volumes representativos de unidades. Chamou a atenção também a presença de redes com foco no produto açaí. Considerando as redes com mais unidades em determinada região (ou seja, independente da sede) há um retrato semelhante ao quadro nacional, mas não idêntico, com mudanças de posição e outras marcas, o que evidencia as diferentes estratégias das redes. Confira abaixo as relações:
Nordeste
Marcas com sede na região | Marcas com operações na região | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
Norte
Marcas com sede na região | Marcas com operações na região | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
Centro-Oeste
Marcas com sede na região | Marcas com operações na região | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
Sudeste
Marcas com sede na região | Marcas com operações na região | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
Sul
Marcas com sede na região | Marcas com operações na região | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
Abaixo alguns artigos do Portal do Franchising, para você que quer comprar uma franquia, comece por aqui, clique abaixo:
- 15 franquias de baixo custo que você deveria apostar para 2019
- 17 franquias de delivery para pegar carona nesse mercado em alta
- 18 franquias home office para quem quer trabalhar de casa
- Estudo aponta as 25 melhores franquias do Brasil; veja quais são e abra a sua em 2019
- Franquias baratas 2020: veja os melhores negócios para investir neste ano
- Selo ABF: saiba porque as franquias tem orgulho de ter um
- Franquias 2020: conheça bons negócios de redes que ditarão tendência