Perfil ABF das 50 maiores franquias no Brasil mostra tendências e movimentações do setor

50 Maiores
  • Estudo da ABF revela “apetite” de redes de Alimentação e de marcas ligadas a serviços de forma geral (Turismo, Lazer, Gestão, etc.)
  • Relevância de novos modelos continua a crescer
  • Pela 1ª vez, estudo da ABF relaciona também as marcas com maior número de unidades por sede e por presença nas regiões do País

 A ABF – Associação Brasileira de Franchising divulgou nessa terça-feira (22/1) o estudo sobre o Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por unidades em operação (veja abaixo a relação completa). Em sua terceira edição e feito exclusivamente com marcas associadas, o estudo é realizado a partir das informações disponibilizadas pelas redes no banco de dados da entidade, que audita eletronicamente a fidelidade dos dados por meio de regras e salvaguardas específicas para o input de informações. Este ano, para figurar entre as 50 Maiores, o volume mínimo de unidades superou a marca de 300, 8% a mais do que na edição passada. Com isso, o total de unidades das 50 Maiores também cresceu, 7%. Inclusive, aumentou o número de redes com mais de 1.000 unidades, 17 no total, o equivalente a 21% a mais do que na edição passada. O levantamento revela, ainda, o crescimento na participação dos segmentos Alimentação; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços e Outros Negócios; e Hotelaria e Turismo.

“Esta pesquisa reafirma o grau de amadurecimento do franchising brasileiro, exemplificado nestas cinquenta maiores redes de franquias que lideram o mercado nacional em unidades. Mesmo em um ano de tantas incertezas e altos e baixos da economia, o estudo mostra que os investimentos para manter a expansão e inovar continuaram, algumas redes apresentaram um crescimento bastante significativo e alguns segmentos evidenciaram maior resiliência e atividade, como no caso de Alimentação”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

A rede O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 3.724 operações de franquias no ano passado, manteve-se no 1º lugar da lista, a exemplo de 2017 e 2016, num patamar bastante elevado e distante da vice-líder, com uma diferença superior a mil unidades. A segunda posição também foi preservada pela rede AM PM Mini Market, de Alimentação, com 2.493 operações, aumentando o volume de operações que havia alcançado no ano anterior. No mesmo segmento, o McDonald’s assumiu o 3º lugar ao totalizar 2.289 pontos de venda, trocando de posição com a Cacau Show, em 4º, com a 2.232 unidades, e no 5º lugar está a Subway, detentora de 2.094 operações, que voltou a participar do ranking da ABF este ano.

A 6ª posição é da Jet Oil (Serviços Automotivos) e o 7º lugar foi mantido pela rede Kumon (Serviços Educacionais). Entre as dez maiores redes, subindo três posições, a CVC (Hotelaria e Turismo) passou do 11º para o 8º lugar; a 9ª posição, a exemplo do ano passado, ficou com a Wizard by Pearson (Serviços Educacionais) e o 10º lugar, com a BR Mania (Alimentação). Do 10º ao 20º lugar podemos destacar o salto das redes Seguralta e Acqio – mais detalhes abaixo –, o ingresso da rede Burger King Brasil (Alimentação), em 19º, e duas redes de óticas bem próximas: Carol, em 13º, e Diniz, em 14º.

Considerando a lista das Maiores como um todo, as redes que mais galgaram posições foram a Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios), do 17º para o 12º lugar, e a Acqio (Comunicação, Informática e Eletrônicos), do 21º para o 15º, a CVC Brasil, do 11º para o 8º, e a Chiquinho Sorvetes, do 30º para o 27º. Analisando-se apenas a variação de unidades, destaque para a Acqio (66%), Seguralta (26%) e CVC Brasil (17%).

Estrearam no rol das 50 maiores as redes Clube Turismo (Hotelaria e Turismo), em 26º, Hinode (Saúde, Beleza e Bem-Estar), em 29º, Help! Loja de Crédito (Serviços e Outros Negócios), em 40º e Jan-Pro (Limpeza e Conservação), no 44º lugar. A data de referência para compor o retrato das informações foi 28 de dezembro de 2018.

Análise Geral por segmento
De acordo com o estudo, entre as dez maiores redes, cinco operam no segmento de Alimentação. Considerando a lista completa das 50 Maiores, os segmentos de Alimentação, Serviços e Outros Negócios, Hotelaria e Turismo e Limpeza e Conservação ampliaram sua participação em uma marca.

Para o presidente da ABF, “levando-se em conta esses dados e o crescimento por unidades, o ‘apetite’ das redes de Alimentação por expandir continua, ratificando a consistência individual do segmento. Ressalto também a recuperação de Hotelaria e Turismo, um dos mais impactados durante a crise, mas que soube reagir e o bom desempenho de franquias da área administrativa, como meios de pagamento, seguros, crédito e outros, que impulsionaram todo o segmento de Serviços e Outros Negócios”.

Novos formatos

Ratificando o que já vem sendo demonstrado em outras pesquisas da ABF, este levantamento mostra que as maiores redes de franquias brasileiras continuam investindo na implantação de novos formatos. De acordo com o levantamento, entre 2017 e 2018, enquanto o percentual de lojas tradicionais diminuiu de 91% para 88%, outros formatos – como quiosques, unidades móveis e operações home based – passaram de 9% para 12%.

Distribuição geográfica

O estudo indica que em termos de localização das sedes das marcas, o quadro manteve-se semelhante às edições passadas do Perfil das 50 Maiores Franquias do Brasil por unidades. Veja no gráfico abaixo:

Selo de Excelência
Cresceu o número de empresas listadas no estudo que detêm o Selo de Excelência em Franchising (SEF), passando de 72% para 78% no período pesquisado. Principal chancela do mercado de franquias brasileiro, o SEF é conquistado pelas marcas inscritas que alcançam maior pontuação na pesquisa feita pela ABF com os respectivos franqueados.

Confira a lista das 50 Maiores Marcas de Franquias por Unidades no Brasil:

Maiores franquias por região

Posição

Marca

Segmento

Unidades

2018 2017 2018 2017
1 1 O BOTICÁRIO Saúde, Beleza e Bem-Estar 3724 3762
2 2 AM PM MINI MARKET Alimentação 2493 2415
3 4 MCDONALD´S Alimentação 2289 2009
4 3 CACAU SHOW Alimentação 2232 2081
5 “-“ SUBWAY Alimentação 2094 NF**
6 5 JET OIL Serviços automotivos 1772 1735
7 7 KUMON Serviços educacionais 1488 1400
8 11 CVC BRASIL Hotelaria e Turismo 1279 1097
9 9 WIZARD BY PEARSON Serviços educacionais 1250 1195
10 8 BR MANIA Alimentação 1231 1311
11 10 DIA% Alimentação 1184 1145
12 17 SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS Serviços e outros negócios 1146 912
13 13 ÓTICAS CAROL Saúde, Beleza e Bem-Estar 1143 1048
14 16 ÓTICAS DINIZ Saúde, Beleza e Bem-Estar 1116 991
15 21 ACQIO Comunicação, Informática e Eletrônicos 1113 672
16 12 BOB´S Alimentação 1043 1054
17 14 CORREIOS Serviços e outros negócios 1002 1002
18 15 FARMÁCIAS FTB Saúde, Beleza e Bem-Estar 993 994
19 “-“ BURGER KING BRASIL Alimentação 980 NF**
20 18 FISK CENTRO DE ENSINO Serviços educacionais 809 806
21 20 CHILLI BEANS Moda 785 722
22 19 CCAA Serviços educacionais 728 723
23 23 HERING STORE Moda 589 623
24 24 CNA Serviços educacionais 579 579
25 25 LOCALIZA HERTZ Serviços automotivos 522 574
26 “-“ CLUBE TURISMO Hotelaria e Turismo 484 NF**
27 30 CHIQUINHO SORVETES Alimentação 451 425
28 26 5 À SEC Limpeza e Conservação 448 457
29 “-“ HINODE Saúde, Beleza e Bem-Estar 445 NF**
30 28 HAVAIANAS Moda 440 439
31 22 NOSSO BAR Alimentação 429 670
32 29 DROGARIAS FARMAIS Saúde, Beleza e Bem-Estar 422 432
33 33 AREZZO Moda 418 395
34 31 CARMEN STEFFENS Moda 417 421
35 27 PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES Serviços educacionais 411 452
36 32 MICROLINS Serviços educacionais 384 408
37 35 CHOCOLATES BRASIL CACAU Alimentação 380 393
38 36 MUNDO VERDE Alimentação 377 386
39 34 GIRAFFAS Alimentação 369 394
40 “-“ HELP! LOJA DE CRÉDITO Serviços e outros negócios 365 NF**
41 38 KOPENHAGEN Alimentação 358 352
42 37 SPOLETO Alimentação 351 371
43 42 CASA DE BOLOS Alimentação 340 305
44 “-“ JAN-PRO Limpeza e Conservação 318 NF**
45 45 SOBRANCELHAS DESIGN Saúde, Beleza e Bem-Estar 316 302
46 43 PITICAS MODA CRIATIVA Moda 311 304
47 48 SODIÊ DOCES Alimentação 308 294
48 40 HABIB´S Alimentação 307 318
49 39 INSTITUTO EMBELLEZE Serviços educacionais 305 319
50 41 IGUI Casa e Construção 301 315

Pela primeira vez, a ABF fez uma análise regionalizada das maiores redes por unidade. Foram feitos dois tipos de recortes: pela região sede da rede (considerando o seu total de unidades no Brasil) e pelo número de unidades em operação em determinada região. Nesta edição, foi identificada maior variedade de segmentos entre as 10 maiores redes de caráter mais regional com volumes representativos de unidades. Chamou a atenção também a presença de redes com foco no produto açaí. Considerando as redes com mais unidades em determinada região (ou seja, independente da sede) há um retrato semelhante ao quadro nacional, mas não idêntico, com mudanças de posição e outras marcas, o que evidencia as diferentes estratégias das redes. Confira abaixo as relações:

Nordeste

Marcas com sede na região Marcas com operações na região
Posição Marca Unidades
1 FARMÁCIAS FTB 993
2 CLUBE TURISMO 484
3 SOBRANCELHAS DESIGN 316
4 AÇAÍ CONCEPT 236
5 PREMIAPÃO 206
6 AVATIM 118
7 ITC VERTEBRAL 90
8 YES! COSMETICS 83
9 A FÓRMULA 71
10 FRANQUIA REDE ORTOESTÉTICA 69
Posição Marca Unidades
1 O BOTICÁRIO 906
2 FARMÁCIAS FTB 742
3 ÓTICAS DINIZ 392
4 SUBWAY 373
5 CACAU SHOW 331
6 MCDONALD´S 287
7 AM PM MINI MARKET 273
8 ACQIO 254
9 BR MANIA 238
10 BOB´S 208

Norte

Marcas com sede na região Marcas com operações na região
Posição Marca Unidades
1 TOP FROZEN AÇAÍ 12
2 LA PAGLIA DOCERIA 5
3 DECORAMAX 2
Posição Marca Unidades
O BOTICÁRIO 227
FARMÁCIAS FTB 130
AM PM MINI MARKET 126
ÓTICAS DINIZ 120
CACAU SHOW 111
BOB´S 97
SUBWAY 78
ACQIO 75
JET OIL 75
10º CARMEN STEFFENS 64

Centro-Oeste

Marcas com sede na região Marcas com operações na região
Posição Marca Unidades
1 CORREIOS 1002
2 GIRAFFAS 369
3 NÃO+PÊLO 287
4 MULTICOISAS 210
5 FAST AÇAÍ 152
6 MENINA BIJU 70
7 DROGASHOP 68
8 MTCRED 56
9 POSÉ 47
10 SUSHILOKO 46
Posição Marca Unidades
O BOTICÁRIO 327
SUBWAY 290
CACAU SHOW 251
FAST AÇAÍ 139
MCDONALD´S 138
KUMON 135
SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS 133
WIZARD BY PEARSON 132
CVC BRASIL 113
10º AM PM MINI MARKET 111

Sudeste

Marcas com sede na região Marcas com operações na região
Posição Marca Unidades
1 AM PM MINI MARKET 2493
2 MCDONALD´S 2289
3 CACAU SHOW 2232
4 JET OIL 1772
5 KUMON 1488
6 CVC BRASIL 1279
7 WIZARD BY PEARSON 1250
8 BR MANIA 1231
9 DIA% 1184
10 SEGURALTA 1146
Posição Marca Unidades
O BOTICÁRIO 1670
MCDONALD´S 1479
CACAU SHOW 1112
AM PM MINI MARKET 1071
DIA% 1025
SUBWAY 995
KUMON 929
JET OIL 803
ÓTICAS CAROL 780
10º CVC BRASIL 732

Sul

Marcas com sede na região Marcas com operações na região
Posição Marca Unidades
1 O BOTICÁRIO 3724
2 SUBWAY 2094
3 LAVA E LEVA LAVANDERIA 276
4 IMAGINARIUM 252
5 KNN IDIOMAS 237
6 MAGRASS 194
7 ORTHODONTIC 178
8 FIRST CLASS 175
INVIOLÁVEL 175
10 FARMA & FARMA 174
Ranking Marca Unidades
AM PM MINI MARKET 912
JET OIL 672
O BOTICÁRIO 594
CACAU SHOW 427
SUBWAY 358
MCDONALD´S 345
WIZARD BY PEARSON 302
BR MANIA 289
KUMON 219
10º CVC BRASIL 208

 


 

Abaixo alguns artigos do Portal do Franchising, para você que quer comprar uma franquia, comece por aqui, clique abaixo: