Home Seja um Associado Potencial Franqueador

Potencial Franqueador

potencial-franqueador

Pessoas jurídicas organizadas para distribuir ou que distribuam seus produtos e serviços utilizando, ao menos em parte, o sistema de franquia empresarial, e organizadas conforme as leis brasileiras e que tenham no país a sede de sua administração, que observam os dispositivos da lei 8955/94 (Lei de Franquias), e que não tenham nenhuma unidade franqueada em operação.

Se enquadram como Potencial Franqueador a empresa que ainda não possui unidades franqueadas, podendo permanecer nesta categoria associativa por até 1 (um) ano.

Acesse abaixo as informações sobre o processo associativo dessa categoria:

1)  Comunicação

Portal do Franchising
As empresas associadas serão listadas no portal do franchising. Principal mídia on-line do setor para divulgação das marcas e seleção de franquias pelos potenciais franqueados, o www.portaldofranchising.com.br ficou ainda mais moderno e atraente com o novo layout, potencializando a visibilidade das marcas e valorizando o seu espaço de publicidade.

Um dos destaques do portal é a utilização das mais modernas ferramentas de busca, tornando o endereço cada vez mais relevante para quem procura informações do franchising na Internet.
http://www.portaldofranchising.com.br/ 

ABF Institucional
O ABF Institucional concentra todo o conteúdo de notícias e eventos da associação, os números do franchising, cartilhas, TV ABF, hot sites e landing pages de educação e eventos, com a agenda completa das atividades.
https://www.abf.com.br/

Publicações

Guia Oficial de Franquias
Os dados da empresa associada estarão publicados no Guia Oficial de Franquias, lançado anualmente na ABF Franchising Expo.
A publicação é um dos veículos mais utilizados para consulta de franquias e informações do setor, impactando mais de 3 milhões de pessoas.
http://guiaoficialdefranquiasabf.editoralamonica.com.br/

Guia Internacional de Franquias ABF
Os dados da empresa associada estarão publicados no Guia Internacional de Franquias ABF. A publicação é editada em duas versões, espanhol e inglês, e distribuída em consulados, embaixadas, câmaras bilaterais de comércio, agências internacionais dos bancos oficiais do Brasil e durante eventos internacionais de franquia.

Revista Franquia & Negócios
As informações das empresas associadas também farão parte da revista. Promove e divulga o varejo, as ações do franchising no Brasil e aborda temas relevantes sobre o setor. Com periodicidade bimestral é distribuída nacionalmente nas principais bancas, feiras e eventos do segmento com 300 mil leitores.
http://www.mflip.com.br/pub/lamonica/

Comunicação Integrada
Como principal interlocutora do setor a ABF possui forte presença online através dos sites, mídias sociais e TV ABF.

2) Eventos

A ABF promove uma série de eventos de conteúdo, com curadoria dos maiores especialistas do franchising e varejo, com o objetivo de capacitar, ampliar conhecimento e gerar networking e troca de experiências com valores subsidiados para associados.

Eventos Internacionais
A ABF promove missões de empresários e stakeholders do setor aos principais eventos de varejo e franchising internacionais.

NRF Retail’s Big Show
A NRF’s BIG Show, é o maior e mais importante evento de varejo do mundo.
http://nrf.abf.com.br/

IFA Convention
A Convenção Anual da International Franchise Association (entidade americana de franquias) reúne conteúdo especialmente desenvolvidos para a indústria do franchising e recebe delegações devários países.
http://ifa.abf.com.br/

NRA SHOW
A NRA Show é um dos principais eventos de alimentação do mundo, realizada anualmente nos EUA para apresentar as principais novidades, informações e tendências do segmento.
http://abf.nrashow.com.br/

Eventos Nacionais 

Pós NRF, Pós IFA, Pós NRA
Eventos presenciais com transmissão on-line no site da ABF trazem análises estratégicas das tendências, insights, inovação trazidos dos principais eventos mundiais de varejo, franchising e food service.

Congresso Internacional de Franchising ABF
Consolidado como um dos principais eventos do calendário anual da ABF, reúne franqueadores, franqueados, empresários do setor para troca de experiências em busca de aprimoramento e gestão.
http://congressointernacional.abf.com.br/

Prêmio ABF Destaque Franchising e Selo de Excelência em Franchising
A mais importante honraria do franchising nacional promovida premia profissionais e empresas que contribuem para o fortalecimento do setor. Seis categorias compõem a premiação: Franqueador do Ano, Franqueado do Ano, Jornalismo, Trabalho Acadêmico, Personalidade do Franchising e Sustentabilidade. Na mesma noite acontece a entrega dos troféus às redes chanceladas no Selo de Excelência em Franchising.
http://selodeexcelencia.abf.com.br/

ABF Franchising Week
Uma semana inteira de conteúdo, networking, capacitação reunindo congressos, seminários e simpósios promovidos pela ABF, proporcionando facilidade de acesso, otimizando custos, tempo e recursos para a participação de associados para entrar no calendário oficial do setor.
http://www.abffranchisingweek.com.br/

ABF Franchising Expo
A ABF Franchising Expo, realizada anualmente pela ABF, é considerada o principal evento do setor de franchising, sendo responsável pelo fomento de novas franquias e pelo desenvolvimento do setor. A feira recebe mais de 400 expositores e um público visitante superior a 60 mil. Empresas expositoras possuem dois ingressos cortesia para todos os eventos da franchising week.
http://www.abfexpo.com.br/

Convenção ABF do Franchising
O maior encontro de líderes do setor.
Com conteúdo de alta relevância, as plenárias, painéis e mesas-redondas abordam tendências, inovações e oportunidades do mercado, sempre considerando as aplicações estratégicas no franchising. O evento conta ainda com a forte presença de autoridades, líderes da indústria, varejo e instituições financeiras, empresários de diversos setores da economia e representantes de entidades e da imprensa.

Em paralelo ao evento, acontece a ABF Expo Service, uma exposição de fornecedores que lançam e apresentam soluções exclusivas para o sistema de franchising.
http://convencaoabf.com.br/

Prêmio ABF+RDI Design
Promovido pela Associação e pelo Retail Design Design, o prêmio é um reconhecimento a marcas e profissionais, franqueadores e franqueados, que primam pela qualidade e aplicação do design de forma estratégica na gestão da marca e da rede de franquia, seja em pequenos ou grandes projetos, estabelecendo uma relação sinérgica com o cliente final. Em sua sexta edição, o prêmio tem por objetivo valorizar, endossar, comunicar e registrar a excelência do franchising por meio das ferramentas do design.
http://premiodesign.abf.com.br/

ABF Franchising Expo Nordeste
Edição regional da ABF Franchising Expo segue crescente em número de expositores e visitantes.
http://www.abfexponordeste.com.br/

Expo Franchising ABF RJ
A feira de franquias realizada pela Seccional RJ, uma das maiores do pais, uma ótima oportunidade para os investidores locais expandirem seus negócios e ampliarem sua rede de contatos.
http://www.expofranchising.com.br/

3) Infraestrutura da Entidade

Auditórios
O Centro de capacitação e Eventos da ABF, inaugurado em 2012 abriga auditórios que comportam de 80 pessoas. As empresas associadas possuem valores especiais para a locação, sendo esta não permitida para a venda de Franquias.

Para mais informações entre em contato no telefone (11) 3020-8846 ou através do e-mail [email protected]

Biblioteca
A ABF disponibiliza seu acervo de publicações sobre o setor, para consultas e pesquisa aberta a associados e público em geral. As consultas estão disponíveis diariamente de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 17h00. Para acesso será necessário o agendamento prévio através do telefone (11) 3020-8800/8801.

4) Parcerias de Negócios

A ABF segue firme no cumprimento de sua missão de promover o desenvolvimento sustentável do franchising brasileiro e, para isso, relaciona-se com organizações públicas e privadas dos diversos segmentos sociais e econômicos, desenvolvendo projetos em conjunto, gerando valor e trazendo benefícios aos associados.

APEX
O convênio renovado para o período 2015- 2017 entre a ABF e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – é a sétima etapa de uma importante parceria estratégica para o franchising brasileiro, que teve início em 2004. Desde então, ambas as organizações estão apoiando e promovendo a internacionalização de marcas brasileiras para os cinco continentes.

Para manter informados e orientar os empresários do franchising envolvidos ou interessados em fazer negócios no exterior, foi criado um site exclusivo para o projeto. Nele, há um resumo de tudo o que foi feito ao longo de todo o projeto, notícias, as ações planejadas para os próximos anos e todos os estudos realizados também estão disponíveis.

ABF e SEBRAE
Em 2015, a associação firmou um novo convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa – SEBRAE, do Governo Federal, dando origem ao primeiro projeto do País voltado à capacitação de empreendedores no sistema de franquias: o Franquias Brasil.

Por intermédio deste convênio, o curso Entendendo Franchising está sendo ministrado por todo o Brasil, especialmente nas cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos. Além disso, o Franquias Brasil propicia o acesso irrestrito à formação em franchising através de games educacionais on-line e gratuitos, que disseminam o conhecimento sobre o tema e capacitam potenciais franqueadores e franqueados país afora.

Ainda com o SEBRAE, nos estados de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, a ABF consolidou parceria para promover a capacitação de potenciais franqueadores através do Programa de Capacitação em Franchising – PCF. Nos estados da Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal apoiamos os Fóruns de Franquia, fortalecendo a divulgação do sistema e a profissionalização do setor.

FAMPE Franquias
Crédito é fundamental para a expansão e desenvolvimento do franchising, e a ABF trabalha incansavelmente para garantir condições especiais para o setor. A associação articulou junto a então Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa a criação do FAMPE Franquias – Fundo de Aval para Pequenos Negócios, exclusivo para financiar os empreendedores das franquias que queiram abrir ou melhorar o seu negócio.

Nesta gestão, além de trabalhar no acordo que resultou na assinatura com os dois bancos privados parceiros, que receberam do fundo de aval do SEBRAE R$ 25 milhões cada, como garantia completar para as operações de crédito contratadas pelo sistema de franchising, contribuímos para um cenário onde o Bradesco e o Santander juntos ofertam atualmente valores acima de R$ 600 milhões em crédito mais barato para as franquias.

Esse é um legado importantíssimo para o setor, em especial, por conta do atual momento econômico. O FAMPE Franquias está em plena operação e continuará apoiando o desenvolvimento do franchising nos próximos anos.

A lista completa dos parceiros estratégicos da ABF você encontra em:  https://www.abf.com.br/beneficios/parcerias-abf/

5) ABF Educação

ABF tem na educação um dos seus pilares estratégicos de gestão, pois acreditamos que a educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo.

Atuando com o objetivo de disseminar o conhecimento e fortalecer a profissionalização

do franchising através da educação, a entidade promoveu no biênio 2015-2016 importantes iniciativas na área por meio da ABF Educação, envolvendo todos seus stakeholders em plataformas de ensino presencial e a distância, e formou 31 mil alunos em mais de 35 títulos de capacitação.
http://abfeducacao.portaldofranchising.com.br/

Capacitação sem Fronteiras
ABF ingressou definitivamente no universo da educação a distância, reafirmando seu papel de promotora do sistema. O conteúdo educacional da Entidade chega agora a qualquer lugar do Brasil e do mundo com agilidade e sem perder a excelência na qualidade.

Investindo em tecnologia, a ABF Educação fortaleceu seu canal digital com o lançamento

da linha de capacitação e-franquias que conta com recursos de vanguarda e linguagem atual. Hoje, candidatos à franquia, franqueados, franqueadores, profissionais do franchising e interessados no sistema podem se capacitar através de games, aplicativos e cursos on-line, proporcionando praticidade, comodidade e economia aos alunos.

Games Educacionais
A entidade lançou em 2015 o Game Franquias Brasil, segunda etapa do projeto de mesmo nome em parceria com o SEBRAE. São seis jogos educacionais interativos e divertidos que simulam a operação de uma franquia e tratam de temas relacionados às boas práticas do

franchising: Custos e Precificação, Gestão de Pessoas, Atendimento a Clientes, Merchandising e Publicidade, Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho. Gratuito, o game ensina, desafiando e divertindo, e pode ser jogado via web ou baixado no celular.
http://www.gamefranquiabrasil.com.br/gfb201/

App
Em 2016, a associação lançou o aplicativo Quero uma Franquia. Através de 400 desafios de perguntas e respostas, candidatos à franquia têm contato com um conteúdo fundamental para entender o mundo do franchising de forma simples, prazerosa e interativa. São 4 capítulos de atividades:

    1. Conceitos Fundamentais
    2. Aspectos Jurídicos
    3. Processos Seletivos
    4. Análise de uma Franquia
      http://queroumafranquia.com/

6) Inteligência de Mercado

ABF investe continuamente para retratar de forma fiel o mercado de franquias no Brasil. Em 2015, criamos o departamento de Business Intelligence responsável por gerir o banco de dados da entidade, realizar pesquisas e estabelecer a interlocução com universidades, órgãos públicos e institutos de pesquisas renomados em todo território nacional e também no exterior. O aprofundamento das iniciativas nesta área foi um dos principais legados desta gestão.

Principal referência para órgãos governamentais, bancos, associações nacionais e internacionais, entidades correlatas ligadas ao empreendedorismo, Imprensa e o mercado de forma geral, a Pesquisa de Desempenho do Setor, passou a ser trimestral, consolidando o mais completo banco de dados sobre franquias da América Latina.

Esse acompanhamento e análise mais frequentes permitiram identificar melhor as sazonalidades do setor e aprofundar alguns temas, como: a expansão das marcas no Brasil e no exterior, iniciativas de sustentabilidade e modalidades operacionais, como unidades instaladas em ruas, quiosques e novos formatos em shopping centers. Conscientes da importância dos estudos feitos pela entidade, mais associados participam das pesquisas a cada nova edição, o que lhes garante receber na íntegra os resultados de cada levantamento.

A área de Business Intelligence, responsável também pela pesquisa do Selo de Excelência em Franchising, avançou em pesquisas específicas, como: liderança feminina no franchising; internacionalização de redes; perfil de franqueados brasileiros; participação de franquias em shopping centers e microfranquias, além do já tradicional estudo sobre food service.

Banco de Dados
A base para a tomada de decisões estratégicas são informações confiáveis, abrangentes e relevantes. Reconhecida como referência oficial do setor, a ABF continua a investir no aprimoramento de suas bases de dados, indicadores aferidos e plataformas de acesso. A principal mudança foi a migração para um novo sistema de banco de dados integrado e altamente seguro, pelo qual os associados podem produzir relatórios analíticos personalizados de acordo com alguns parâmetros, como segmento, posição geográfica, etc. Tudo isso em tempo real e on-line. Nesse sistema, os associados podem reportar seus dados com ainda mais precisão e detalhes, abrindo novas oportunidades de análise. Todo esse volume de informações é armazenado em um parceiro independente especializado e com altos níveis de segurança, de forma a garantir a integridade e consistência das informações.

Essas mudanças foram precedidas pela implantação de novas práticas de recebimento e checagem dos dados primários enviados pelos associados, que desde 2015 passam por processo de auditoria.

7) Selo de Excelência em Franchising

O grande valor do Selo de Excelência em franchising  está em conferir à marca, a chancela de qualidade através dos próprios franqueados. O resultado das entrevistas realizadas propicia a construção de um relatório analítico detalhado com os principais indicadores levantados através desta pesquisa para nortear a gestão das redes. Seguir as orientações do relatório, possibilita a melhoria constante de seus processos, estabelecendo uma relação de valor entre franqueador e franqueado. E esta relação, de fato, fortalece o setor como um todo.

A qualidade de marca selista amplia significativamente a visibilidade no mercado pois extrapola o próprio setor, sendo reconhecida pela imprensa nacional e outros mercados.

Empresas associadas podem participar do Selo de Excelência em Franchising.

Clique no nome do arquivo para fazer o download:

Regulamento para Associação de Potencial Franqueador

Taxa de análise do processo associativo para Potencial Franqueador:

O valor da taxa de análise do processo associativo para a categoria Franqueador ou Potencial Franqueador é R$ 1.000,00*.

Taxa de Associação Mensal para Franqueador: R$ 451,00 mensais*

* valor válido até 31/12/2017.