Início Notícias Prêmio ABF Destaque e do Selo de Excelência em Franchising 2008

Prêmio ABF Destaque e do Selo de Excelência em Franchising 2008

Um salão lotado e muita emoção. Assim foi a grande noite que reuniu profissionais e empresários do setor de Franchising durante a cerimônia que homenageou os ganhadores da  14ª edição do Prêmio ABF Destaque e do Selo de Excelência em Franchising, no último dia 24, no Buffet Torres, em São Paulo. 

Realizado pela ABF, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Visanet, o evento contou com cerca de 600 convidados que prestigiaram a premiação das seis categorias; Franqueado, Franqueador, Jornalismo (Jornal e Revista), Trabalho Acadêmico, Parceiro do Franchising, Personalidade do Franchising  e  a 91 franqueadores chancelados com o SEF, referente a 2008.

O presidente da associação, Artur Noemio Grynbaum, abriu a cerimônia ressaltando a premiação como fruto de um trabalho sério realizado frente a um dos maiores setores da economia brasileira. `É muito importante dividirmos o sucesso que o franchising tem alcançado com os profissionais e personalidades que têm contribuído para que isso ocorra`, afirma Grynbaum.

Ainda durante o evento a ABF assinou acordos com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), GS1 Brasil e a Fundação Instituto de Administração (FIA).

A parceria com a Abrasce tem como objetivo convergir interesses comuns das associações e seus respectivos associados. O acordo com a GS1, por sua vez, visa promover a troca de informações e propagação de seus cursos e eventos. A GS1 Brasil criou grupos de trabalho em diversos setores, onde empresas se encontram para discutir padrões comuns e práticas de negócios, sinalizando para o mercado como usar as melhores tecnologias de automação. Já o acordo firmado com a FIA, cria o MBA Gestão de Franquias, primeiro curso de MBA do país voltado ao setor de franquias, que será coordenado pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR).

A 8º Convenção, que acontecerá entre os dias dois e seis de outubro, no Club Med Trancoso, Bahia, foi oficialmente anunciada. Este ano o tema da convenção será: Ultrapassando limites: a gestão inovadora do franchising e a busca pela internacionalização.

OS VENCEDORES

Pela categoria Franqueado, subiu no palco, a empresária Joana Marta Arcoverde, da rede Kopenhagen, de Salvador, que apresentou o case Chocolate Martin em rede nacional. A franqueada desenvolveu a bebida que depois do sucesso de vendas na capital baiana, fez com que a Kopenhagen decidisse expandir o produto para os 182 pontos da rede, desde outubro de 2007. A Kopenhagen apostou no sucesso do Chocolate Martin, que veio para completar uma linha muito apreciada pelo público, o segmento de café que aumenta aproximadamente 153% a mais o fluxo de pessoas nas lojas.

Pela categoria Jornalismo os profissionais premiados foram Fabricio Heleno de Castro, do Jornal da Tarde, com a reportagem Franquia une segurança e lucro, e Leonardo Pessoa e Renato Jakitas, da Revista Seu Sucesso com a reportagem 10 franquias lucrativas por menos de R$ 50 mil.

Na categoria Trabalhos Acadêmicos os vencedores foram Alexandre Garcia César, Marcelo Andrade dos Reis e Tarcísio Cavalcanti Pedrosa Filho, da Universidade Getúlio Vargas, com o trabalho de conclusão do MBA em Gestão Empresarial sobre a rede de franquia Unidas Rent a Car.

Já na categoria Franqueador do Ano, quem levou o prêmio pela segunda vez foi a rede Fisk, do segmento de Educação e Treinamento, que este ano está completando 50 anos de atividade.

Pela categoria Parceiro do Franchising o homenageado foi o Deputado Federal Onyx Lorenzoni, pelo trabalho realizado junto à Câmara contra a Medida Provisória nº 388, que proibia o trabalho aos domingos e feriados, nas atividades do comércio em geral. Devido a compromissos agendados, o Deputado foi representado por seu assessor Marco Antonio Rassier.

Alessandro Teixeira, presidente da APEX-Brasil foi premiado pela categoria Personalidade do Franchising, pelo apoio e incentivo da expansão das marcas brasileiras em todo o mundo. Teixeira, não pode comparecer ao evento e foi representado pelo Diretor de Gestão e Planejamento, Ricardo Schaefer.

O Selo de Excelência em Franchising 2008 foi entregue para 91 empresas, sendo que 19 delas receberam o Selo pela primeira vez.  Na última edição, 75 empresas conquistaram a certificação. A associação registrou este ano um recorde de inscrições para a edição do SEF. Foram 101 empresas, o que equivale a um aumento de 14% no número de interessadas em conquistar a chancela. Também houve um crescimento de 21% no número de empresas agraciadas, em comparação a 2007. `Hoje, o reconhecimento do mercado pelo SEF extrapolou o mundo das franquias. Prêmios, instituições de pesquisas e financeiras utilizam o SEF como diferencial competitivo para as redes`, afirmou o Presidente da ABF, Artur Grynbaum.

O Selo, foi dividido em três categorias, de acordo com o número de franqueados da rede e com o tempo de atuação no Franchising: Categoria Pleno, para marcas com mais de três anos de atividade e com 10 ou mais franqueados; Categoria Sênior, para marcas com mais de cinco anos e com 30 ou mais franqueados e a Categoria Master, para marcas com mais de 10 anos e mais de 60 franqueados.

Cada categoria premiou a rede que mais se destacou dentro do grupo. A vencedora do prêmio destaque da categoria Pleno foi a Uptime, pela categoria Sênior foi a rede World Tennis, pela segunda vez consecutiva, e na categoria Master a premiada foi a rede McDonalds, também pela segunda vez consecutiva.

Para obter a chancela do Selo, os associados franqueadores passaram por um rigoroso processo de avaliação. O Selo tem validade de um ano, podendo ser renovado ou cancelado a qualquer momento. O critério utilizado pela ABF na concessão leva em consideração aspectos éticos e técnicos do franchising.
 
Receber o Selo de Excelência em Franchising significa, para a associada, um atestado de sua boa capacidade de praticar o Sistema de Franchising frente às exigências do Código de Auto Regulamentação da ABF. Significa, ainda, o compromisso por parte desta empresa de se responsabilizar por um contínuo e permanente aprimoramento de seus métodos e sistemas, de acordo com os mais elevados padrões de ética empresarial.

Clique aqui e confira as empresas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising.