Início ABF Rio II Novidades do varejo mundial são destaques no Pós NRF ABF Rio

Novidades do varejo mundial são destaques no Pós NRF ABF Rio

Novidades do varejo mundial são destaques no Pós NRF ABF Rio

Inovação, esta foi a palavra de ordem da palestra “Pós NRF 2017” promovida pela ABF Rio, no último dia 21 de fevereiro. Com o auditório lotado, os participantes puderam conhecer quais foram as tendências da última edição do maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, realizado em janeiro em Nova York.

Em sua apresentação, o diretor de Cursos e Eventos da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento, abriu o evento destacando a nova geração de consumidores, os “Nativos Digitais” e a importância da adaptação do varejo para atrair esse público.

Ele destacou a revolução da tecnologia no mercado de atendimento ao consumidor com a personalização dos preços e do marketing através da busca de dados das preferências dos clientes, criando assim uma fidelização dos clientes aos produtos e serviços das empresas.

Clodoaldo trouxe o case do Uber para os participantes e destacou a dinâmica de preços, considerado um diferencial deste aplicativo. “Preços personalizados podem capturar valores perdidos”, observou. Na concepção do Uber, a empresa atende uma demanda e tem a oportunidade de fazer com que quanto mais ela tenha consumidores excelentes, mais ganhos ela terá. Essa é a relação do Uber com seus consumidores. “Por essa precificação, os preços são personalizados e há uma relação ‘ganha-ganha’”, afirmou o diretor. Essa relação é um dos preceitos do franchising.

Além disso, Clodoaldo também apresentou o case da rede de farmácias norte-americana Wallgreens em fidelização de clientes e destacou seus três pilares: máxima conveniência, ganhar a fidelidade de seus clientes e entregar um atendimento de qualidade. A companhia tem também um programa trimestral de reconhecimento aos clientes mais fiéis. O Balance Rewards é o maior programa de fidelidade dos Estados Unidos, com 150 milhões pessoas cadastradas e US$85 milhões de ativos nos últimos seis meses. Segundo o diretor, os participantes acumulam pontos todos os dias e são incentivados a fazer isso.

Após a apresentação do diretor da ABF Rio, o presidente e consultor da Praxis Business Adir Ribeiro discursou sobre Propósito, Cultura e Engajamento das Redes. Ele destacou alguns cases como o da Amazon, que está causando uma disrupção enorme no mundo dos negócios.

Adir destacou também que a chamada “4ª revolução industrial” (a primeira foi de 1760 a 1840, a segunda de 1875 a 1925 e a terceira de 1960 a 2000), que começou a partir de 2010, está relacionada a marcas e não a canais e trará um grande impacto para a humanidade.

O especialista enfatizou que as pessoas estão no centro de todas as ações. De acordo com estudo apresentado na NRF, um terço dos empregos no varejo desaparecerá até 2025 e os vendedores perderão espaço. “Eles devem ser embaixadores, entusiastas da marca que vendem”, afirmou. Para Ribeiro, toda empresa tem seu “ethos”, cultura, valores, estratégias e táticas. “A dimensão humana é importante, mas sob uma nova forma,” observou.