Indicadores Ethos-ABF

Após 4 encontros de trabalho , os indicadores de responsabilidade social do franchising foram definidos, com foco no franqueador. Os indicadores constituem uma ferramenta de aprendizado e auto-avaliação da gestão da empresa, no que se refere à incorporação de práticas de RSE e contempla quesitos como relação ao meio ambiente, fornecedores, valores e transparência, público interno. Estes terão como referência os indicadores que o Ethos desenvolveu em parceria com o Sebrae para as micro e pequenas empresas. Aos indicadores gerais do Ethos, foram acrescentadas 124 questões, divididas da seguinte forma: 28 em Valores e Transparência; 29 em Público Interno; 12 em Meio Ambiente; 9 em Fornecedores; 26 em Consumidores e clientes; 12 em Comunidade; 8 em Governo e Sociedade. Os objetivos dos indicadores são orientar as empresas em um processo de auto-avaliação e planejamento, incentivando a inclusão de uma nova ferramenta de gestão e estimular a reflexão sobre RSE como meio de contribuir para a construção de uma sociedade sustentável e de adequar-se às novas exigências do mercado.

A AFRAS realiza oficinas de capacitação com o objetivo de orientar as franquias no preenchimento do questionário de indicadores.

Destacamos e agradecemos as franquias que se uniram para construir, com tanto entusiasmo e comprometimento, os indicadores do setor de franquias.

Franquias que se uniram para construir os indicadores de RSE do setor de franquias

Indicadores-ethos-abf-afras-participantes

Membros GT: Fábio Figueiredo, Ana Maura, Walmir Frare, Vinitius Fernandes, Eduardo Hori, Margarete de Moraes, Eloi D’Ávila, Cristina Kiyota, Regina Sakamoto, Luciana Caselli, Pedro Palatnik, Marcia Vaz, Adriana Lima, Tânia Nahuys, Márcia Pires.

Participações especiais: Diretoria ABF: Artur Grynbaum (O Boticário), João Baptista (Rei do Mate), Ricardo Camargo, Rogério Feijó; Diretoria AFRAS: Ana Vecchi (Vecchi&Ancona), Beno Krivkin e Pedro Mello (Tribecca), Thais Kurita (Novoa Prado); Instituto Ethos: Ricardo Young.

Convidados especiais: Álvaro Silveira (Banco Real), André Vilhena (Cempre), Andrea Assami (Cacauí), Beatriz Fiol (McDonald’s), Daniela Rocha (McDonald’s), Edison Kalaf (Opus Software), Erik Cavalheri (O Boticário), Fabiano Rangel (Txai Consultoria), Fanny Catanoso (Yázigi), Fernanda Mira (Ex-Libris), Geraldo Gonçalves (Bob’s), Isabel d’Avila (Fundação Pescar), Isabel Medeiros (Spoleto), Isabella Henriques (Inst Alana), Luiz Fernando Garcia (BIT Company), Maurício Groke (Antilhas), Marília Neves (Amor aos Pedaços), Odilon Edison Jr. (Supporte Engenharia), Paulo Costa (McDonald’s), Regina Polli (Luft Food), Reginaldo Costa (Linces Vistorias).

Coordenação: Claudio Tieghi, Eleine Bélaváry e Iara Cabral (AFRAS); Ana Lucia Custódio, Roberta Cardoso, Renato Moya (Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social).

CLIQUE AQUI para baixar o arquivo (.pdf) com o Questionário Ethos-ABF-AFRAS 2012.