Início Revista Franquia e Negócios Revista Franquia e Negócios – Ago/16 GUSTAVO Kuerten marca segundo set no franchising

GUSTAVO Kuerten marca segundo set no franchising

GUSTAVO Kuerten marca segundo set no franchising

Ex-tenista anuncia o lançamento da franquia de idiomas LifeUSA, em parceria com o Grupo SMZTO. Segunda rede assinada pelo atleta deve chegar a dez unidades até o fim do ano

Foi na manhã de 8 de junho de 1997 que a vida de Gustavo Kuerten mudou completamente. Aos 21 anos, o tenista derrotava o espanhol Sergi Bruguera por 3 a 0 e colocava as mãos no troféu Roland Garros. No entanto, o caminho traçado até chegar àquele momento foi de muita luta.

Tênis não é um esporte disseminado no Brasil. Por essa razão, quando ainda tinha 13 anos, o jovem resolveu estudar no exterior. Uma barreira, no entanto, o atrapalhou bastante. “Eu fui com experiência básica no inglês, de escola regular, e foi insuficiente para me comunicar. Com tudo que tinha que desenvolver do tênis lá fora, o inglês era obrigatório. Tive que resolver na prática esse dilema”, lembra.

Kuerten precisou aprender o idioma e hoje se orgulha de conseguir se expressar e transmitir suas ideias com clareza. “Agora eu consigo viajar pelo mundo, me comunicar, falar o que eu penso”, na visão do ex-tenista, quem não tem um bom inglês já abdica de 30% da chance de seguir adiante em alguma oportunidade global.

Pensando na dificuldade que ele próprio teve no início da carreira, o atleta fechou parceria com o Grupo SMZTO para o lançamento da escola de inglês LifeUSA, que já nasce sob o modelo de franquia. “O curso é focado na fala, o foco é ir a outro país e se comunicar. Tentamos personalizar um pouco para as pessoas, por mais pretensioso que isso pareça, já que vamos atender milhares de alunos”, explica Kuerten.

Veterano
A LifeUSA faz parte do plano do ex-tenista de elevar o tênis brasileiro a outro patamar e não é seu primeiro empreendimento no franchising. “Enquanto não houver segurança para o tênis no Brasil, ficaremos reféns de profissionais individuais, que resolvem ser o melhor do mundo. Tivemos o melhor do mundo por anos e isso não mudou o nosso tênis”.

Desde 2010 o atleta comanda a franquia Escolinha Guga, para crianças entre cinco e dez anos e a Escola Guga, para adolescentes entre onze e 15 anos. A primeira já tem 31 unidades espalhadas pelo Brasil e a segunda, oito. As duas atendem cerca de 1,6 mil alunos e a meta é chegar a cem escolas abertas até 2020. “Acho que (o tênis e o inglês) são negócios complementares, até vislumbrando o tenista que vai fazer faculdade nos Estados Unidos. A via de acesso do esporte é toda fora do Brasil”, comenta Kuerten.

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Inglês no shopping
A meta de José Carlos Semenzato, CEO do Grupo SMZTO e sócio de Guga nessa empreitada, é alta: dez contratos de franquia ainda em 2016, no eixo Rio-São Paulo. A primeira unidade deve abrir as portas entre outubro e novembro. Experiência para isso ele tem: já são mais de vinte anos em franquia, com mais de mil unidades de educação. “Estamos buscando focar em um nicho, no público que perdeu oportunidade e agora quer recuperar o tempo de aprender inglês com fluência rápida e focada na conversação”, explica.

O diferencial em relação às demais escolas existentes no mercado é a conveniência. Semenzato pretende abrir unidades em pontos de alta circulação, como shopping centers, para atender os funcionários do local ou moradores do entorno. “Foco nos grandes conglomerados empresariais. Quanto mais conveniência, mais facilidade para atrair”. O investimento previsto para ter uma LifeUSA é entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, mais capital de giro e os custos com ponto comercial.

Sociedade com celebridades

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O empresário já tem experiência com sócios famosos. A apresentadora Xuxa Meneghel, por exemplo, assina duas de suas marcas, Casa X e Espaçolaser. “Esses sócios aportam já uma credibilidade muito grande, seja como gestor ou garotos-propaganda. Eles chancelam o negócio e têm pessoas sérias na equipe”, explica Semenzato. De acordo com o executivo, a presença de uma celebridade no quadro da rede ajuda a acelerar a expansão. “Um projeto que levaria dez anos para se concretizar se faz em cinco”, afirma.

Semenzato diz ainda não ter planos de estabelecer sociedade nas outras franquias assinadas pelo atleta, mas não descarta a possibilidade de fazer negócios com o novo sócio. “Não temos compromisso nesse primeiro momento, mas, a exemplo do que aconteceu com a Xuxa, isso está aberto para novas oportunidades”, afirma.

Atletas no franchising

Assim como Guga, outros esportistas também seguiram o caminho do empreendedorismo por meio do franchising. Conheça algumas das redes que foram criadas por grandes nomes nacionais:

revista-franquia-negocios-entrevista-03,-ed68Ronaldo Academy
O ex-jogador de futebol, Ronaldo Nazário, firmou parceria com Carlos Wizard Martins para o lançamento da Ronaldo Academy, franquia de escolinha de futebol.

 

revista-franquia-negocios-entrevista-04-ed68Escola de vôlei Bernardinho
O técnico de volêi lançou sua franquia em 2007 e apresenta a metodologia chamada de “minivôlei”, com a proposta de aulas dinâmicas e divertidas.

 

revista-franquia-negocios-entrevista-05-ed68Team Nogueira
Fundada pelo lutador de MMA, Rodrigo Minotauro, a rede promete multiplicar a disciplina e técnica de seu fundador para todos os alunos.

 

 

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