Início Notícias Franchising News debate cenário econômico e perspectivas

Franchising News debate cenário econômico e perspectivas

Franchising News debate cenário econômico e perspectivas
Segunda rodada de debates reúne Carlos Wizard Martins, Bernardo Campos e Caito Maia (1º, 2º e 4º a partir da esq.)

Na plenária Franchising News, a segunda desta quinta-feira, a Convenção ABF colocou importantes temas do setor em debate, com análises econômicas e políticas, e traçou perspectivas para o franchising brasileiro.

Em duas rodadas de debates moderados pelo jornalista Heródoto Barbeiro (Record News), participaram Richard Rytenband, economista e comentarista da emissora, Sandra Boccia, diretora de redação da Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN) e os franqueadores Artur Grynbaum ( O Boticário), Carlos Wizard Martins (Mundo Verde), Clodoaldo Nascimento (Yes!), Caito Maia (Chilli Beans) e Bernardo Campos (Ambev).

A falta de eficiência e a baixa produtividade da economia brasileira foram analisadas pelos debatedores. Dados apresentados por Rytenband mostraram que enquanto o PIB de países como Índia, Peru, Colômbia, Grécia e Iraque cresceu em 2015, o brasileiro sofreu retração. Segundo o economista, durante o período de “céu de brigadeiro”, o Brasil gastou muito e mal. Agora, “precisamos de uma revolução em tecnologia e educação”, defendeu.

Grynbaum observou que muitas pessoas equivocadamente associam ganho de eficiência com cortes de vagas de trabalho que, segundo ele, trata-se de um ajuste de função humana, “mas com eficiência tem que se fazer mais, melhor, mais simples e mais barato e isso se tornou obrigatório nos últimos três anos na economia nacional”.

O foco estratégico e atento às oportunidades fez com redes superassem os desafios da crise. Foi o que fizeram Martins, Maia, Nascimento e Campos com suas respectivas marcas. Para os empresários, há sinais de recuperação, mas a retomada do crescimento não será a curto prazo.

Sandra falou a respeito da liderança feminina nos negócios. De acordo com a jornalista, “a construção do imaginário da mulher no mundo dos negócios é algo recente”. Ainda segundo ela, uma recente pesquisa da McKinsey revelou que US$ 27 trilhões poderiam ser acrescidos à economia global se o “gap” da diversidade fosse resolvido.

Na Yes! a maioria dos cargos de liderança é ocupada por mulheres, afirmou Nascimento. E no Grupo Boticário, 35% das franquias são lideradas por elas, completou Grynbaum.

Painéis paralelos

Na sequência da programação do dia, a Convenção contou com uma série de cinco painéis paralelos divididos em duas sessões para facilitar a participação dos congressistas.

Os temas selecionados foram os mais atuais do setor, debatidos por líderes e profissionais de destaque do franchising e de outras áreas: Dividindo investimentos e multiplicando resultados através de parcerias estratégicas, com Luci Onodera, da rede Onodera, e Tati Oliva, da Cross Networking, moderado por Décio Pecin, diretor de marketing da ABF; Como incentivar franqueados e equipes das unidades a superar metas e gerar resultados melhores?, reunindo Gustavo Blattner (Cosan), Marcos Silveira (TGK Travel), Piero Iasi Franceschi (da Wizard), sob moderação de Fabiana Estrela, diretora da ABF Regional Sul; Alavancas de desenvolvimento para os negócios brasileiros, com a participação de Gabriel Marioto (Cielo) e moderado por Leonardo Lamartine, diretor da ABF Regional Nordeste; Como sua rede pode se desenvolver e crescer com multifranqueados – Desafios e oportunidades, com Mauro Nomura (Grupo Nomura), multifranqueado das marcas Adidas, L’Occitane, Arezzo, Schutz e multimarcas, sob moderação de Cristy Martins, multifranqueada (The Body Shop); e encerrando os painéis, A Solidariedade entre franqueado e franqueador à luz do Código de Defesa do Consumidor – CDC, que contou com a participação da desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Marianna Fux, e moderação de Fernando Tardioli, diretor jurídico da ABF.

Já após o almoço, os congressistas trocaram o centro de convenções pelas quadras do hotel. A Copa Santander de Tênis e o Campeonato Getnet Mastercard de Futebol atraíram os praticantes dos esportes e animaram o público que prestigiou.

Fotos Keiny Andrade