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Como o e-commerce muda o relacionamento, marca e cliente

Como o e-commerce muda o relacionamento, marca e cliente
No último encontro do ano, Comitê de Moda debate as novas tendências do varejo

Na última quarta-feira, dia 29, o Comitê de Moda da ABF trouxe a responsável pelo e-commerce e marketing digital da HOPE, Vanda Dias, para apresentar a experiência da marca com esses setores e seus avanços com as novas tendências do varejo, como o omnichannel.

A executiva fez um balanço da história da marca, a relação com os franqueados e seus canais de venda das famosas lingeries femininas: “Na HOPE pregamos que o cliente precisa estar dentro da marca, seja no online, na loja própria ou em lojas multimarcas”.

Vanda Dias apresentou o plano piloto da rede em relação ao e-commerce, que conta com dois canais, o B2C e também o B2B. No B2B, a venda online para lojas multimarcas de cidades mais afastadas do Sudeste: “Essa ideia surgiu para atender aquelas lojas onde nossos representantes não conseguem chegar”, e a venda online para os próprios franqueados: “Com os franqueados foi um sucesso. Eles adoram o B2B. Tem showroom, reposição de estoque. Foi nossa primeira grande vitória. O franqueado entendeu, viu a facilidade e começou a se conectar mais com o online. Foi uma quebra de paradigma”, comemora.

Vanda Dias apresentou o plano piloto da HOPE em relação ao e-commerce, que conta com dois canais, o B2C e o B2B

O projeto do B2C vem para resolver um problema antigo que aflige grande parte das redes de franquia que operam com e-commerce e loja física: “O projeto piloto consiste em repassar a venda do online para a loja mais próxima do comprador. O cliente pode escolher retirar na loja ou receber em casa. Se o franqueado tem o produto no estoque, ele faz a venda. Se não, a franqueadora atende”. Vanda conta que três lojas estão operando os primeiros testes, Santos, na baixada Santista, e Morumbi e Oscar Freire, na capital paulista. Com os erros e acertos no meio do caminho, a executiva projeta 50 lojas operando dessa maneira até o final de 2018.

A especialista afirma que as vendas online são um caminho sem volta, mas isso não irá matar o varejo tradicional como muitos temem: “O objetivo é que as formas de venda coexistam. 50% dos clientes que pesquisam pela internet vão para as lojas”. Além disso, a instabilidade econômica trouxe uma valiosa lição para a HOPE: “A crise veio para pensarmos em novas soluções”.

Gratuito e exclusivo aos associados da ABF, os encontros do Comitê de Moda acontecem periodicamente e a inscrição é feita online. Pela primeira vez, o encontro foi transmitido ao vivo pelo perfil do Facebook da entidade. Além dos presentes, 2800 pessoas de todo o Brasil também acompanharam o debate. O evento foi o último do ano e retoma sua programação regular em 2018.