Comissão de Ética

A COMISSÃO DE ÉTICA E SEU PAPEL

A Comissão de Ética da ABF é responsável pela guarda e zelo das boas práticas e das condutas éticas do sistema de franchising.

Com o objetivo de assegurar a diversidade de vivência no sistema de franchising, a Comissão de Ética possui em sua composição franqueado, franqueadores, advogados e consultores.

Cabe a Comissão de Ética analisar as representações fundamentadas no Código de Conduta e Princípios Éticos e recomendar ao Conselho Diretor, quando for o caso, a aplicação de penalidades aplicáveis, que podem ser advertência, suspensão e expulsão do associado dos quadros associativos.

Ainda na como guardiã das boas práticas do franchising, cabe a Comissão de Ética aprovar em última instância o ingresso de novos associados ao quadro da ABF.

CÓDIGO DE CONDUTA E PRINCÍPIOS ÉTICOS

A ABF possui um Código de Conduta e Princípios Éticos que deve ser observado por todos os associados da entidade.

Os Princípios Éticos defendidos pela ABF são: Transparência, Integridade, Respeito e Responsabilidade Corporativa.

PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO

A marca que estiver praticando no mercado atos em desacordo com o Código de Conduta e Princípios Éticos da entidade pode responder a um processo de representação.

Qualquer pessoa pode apresentar um pedido de Representação. Esse pedido será apreciado pela Comissão de Ética e, comprovando-se a prática de atos violadores de um ou mais princípios éticos defendidos pela ABF, o associado fica sujeito a aplicação das penas de advertência, suspensão ou expulsão dos quadros associativos.

As Representações tramitam em caráter sigiloso, de forma a preservar a identidade das partes envolvidas. O acesso as informações da Representação são restritas as partes envolvidas e/ou seus procuradores.

Conheça o Estatuto Social, o Código de Conduta e Princípios Éticos da ABF e o Regimento Interno da Comissão de Ética clicando no link abaixo:

http://www.abf.com.br/a-abf/estatuto-social-abf/

Caso queira receber os procedimentos para a apresentação da Representação, envie um e-mail para [email protected]