Caravana do Franchising vai com Amigos do Bem ao sertão nordestino

Lições de vida marcam primeira ação de grupo da ABF no interior de Pernambuco. Projetos ligados ao franchising começam a germinar.

Caravana
Caravana do Franchising unida aos Amigos do Bem: transformação e desenvolvimento social

Transformações sociais que começam no íntimo de quem vai em busca de uma experiência de vida singular e que se concretizam em ações de voluntariado e em projetos de desenvolvimento socioeconômico autossustentáveis capazes de revolucionar por meio da educação e da capacitação profissional a vida de milhares de famílias residentes no sertão nordestino, uma das regiões mais carentes do Brasil. Essa experiência de amor e respeito ao próximo foi vivida pelos participantes da Caravana do Franchising que se juntou à instituição social Amigos do Bem para ir ao interior de Pernambuco.

Caravana
“Amigos do Bem”: Caravana do Franchising, tendo à frente Cristina Franco (4ª à direita) e alguns dos Amigos do Bem, liderados por Alcione Albanesi (5ª à dir.)

A ação reuniu Cristina Franco, membro do Conselho de Associados da ABF e uma das idealizadoras da Caravana, lançada na Convenção do setor em novembro do ano passado; Adriana Auriemo, diretora de novos formatos, Angela Manzoni, diretora de educação, Valeria Cavalheri, franqueada de O Boticário, Ionalda Lisboa, colaboradora da franquia, Vinicius Ramos, sócio-diretor da Não+Pêlo Brasil, Ana Paula Seixas, gerente de projetos do Grupo Pearson, Rosana Serpa, colaboradora da The Body Shop e Beno Krivkin, sócio-diretor da Tribecca.

Caravana
Fábrica de castanhas gera emprego e renda para as famílias locais

O grupo esteve em viagem de 24 a 26 de março, nas cidades de Inajá, Buíque, Vale do Catimbau e no vilarejo de Caldeirão (município de Floresta), locais onde a instituição ergueu as cidades do bem, entregando aos moradores locais casas com energia elétrica, saneamento básico, fogão e geladeira, além de construir escolas – com toda infraestrutura, recursos humanos e técnicos necessários e ensino em período integral –, e instalar consultórios dentários e fábricas de castanhas, doces e artesanato típico da região que empregam os moradores.

Caravana
Caravana do Franchising ajuda na distribuição de alimentos

Sempre recebido com muita alegria, calor humano e música, o grupo pôde ajudar na distribuição de alimentos, conhecer as fábricas e assistir atividades culturais. “Meu final de semana foi iluminado e intenso no sertão de Pernambuco, volto renovada e alimentada naquilo que trago comigo desde criança: o Bem prevalecerá sobre mal!”, declarou Cristina.

Caravana
Um dos consultórios dentários instalados pelos Amigos do Bem no sertão de Pernambuco

A Amigos do Bem surgiu de uma iniciativa que começou em 1993, com um grupo de amigos liderados por Alcione Albanesi – atual presidente da instituição e sócia-fundadora da FLC Lâmpadas – para levar auxílio às famílias carentes do sertão nordestino. Hoje, trata-se de um dos maiores projetos sociais do Brasil, atendendo mais de 60 mil pessoas por mês nos estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará, transformando suas vidas e os tornando cidadãos dignos e autônomos.

A viagem a Pernambuco foi só o começo. A ideia é que líderes do franchising associados à ABF façam parcerias com os Amigos do Bem para que novos negócios e projetos de formação e capacitação sejam desenvolvidos conjuntamente. A próxima Caravana do Franchising ao sertão será realizada no final do segundo semestre deste ano.

Depoimentos

Veja os emocionantes depoimentos postados em suas páginas nas redes sociais por alguns participantes da Caravana:

“Estamos voltando da Caravana do Sertão, dos Amigos do Bem. Foi uma experiência incrível! Pra quem viu a palestra da Alcione, na Convenção [da ABF] de Comandatuba ano passado, saiba que o que ela e os Amigos do Bem fazem aqui é muito, muito maior e mais impactante do que podíamos imaginar!”. “O trabalho dos Amigos do Bem é realmente incrível!! Hoje foi um dia transformador…”                       

Adriana Auriemo

“Meus amigos, é muito difícil explicar o que passamos estes dias no Sertão Nordestino, nunca tinha visto um projeto social tão completo é tão impactante na vida das pessoas, muitas delas esquecidas pelo Mundo, que inclusive nasciam e morriam sem sequer serem registradas. O mais importante do projeto, é a transformação que gera na vida das pessoas, não é simplesmente doar alimentos e água, isso é um direito deles, mas transformá-los em pessoas que vão fazer a diferença nas suas regiões e possivelmente no Mundo. Nunca vi tanta gratidão como nestas pessoas, um amor que o projeto despertou e acima de tudo uma Fé enorme, sempre na esperança de um dia melhor…É uma loucura de sentimentos o que passamos!!! Pelos vídeos que vimos da Alcione e por tudo que ouvimos, não é 1% do que vimos e sentimos por aqui. Se puderem venham conhecer este projeto fantástico!!!”

Vinícius Ramos⁠⁠

“Tive as 48 horas mais intensas de emoção da minha vida. Aqui eu vi o encontro do amor, alegria, gratidão e transformação num dos lugares mais esquecidos desse país, foi maravilhoso! Espero que um dia venham para cá sentir isso, e tenho certeza que se sentirão abençoados, como eu me sinto agora.”

Beno Krivkin

Fotos: ABF/Divulgação