ABF reúne associados em café da manhã regado a novidades

Inovações da ABF Franchising Week, eventos e ações planejadas para o ano foram assuntos destacados no encontro que reuniu cerca de 70 associados.

Associados
Altino Cristofoletti Junior na abertura do Café com Associados

A ABF promoveu nesta quarta-feira (19) um café da manhã para associados com o objetivo de estreitar o relacionamento, recepcionar os novos membros, apresentar a sede, sua infraestrutura, seu corpo de colaboradores, as ações planejadas e as novidades para este ano especial, em que a Associação completa 30 anos. O encontro reuniu cerca de 70 participantes entre franqueadores, franqueados e fornecedores, alguns deles presentes pela primeira vez na sede em São Paulo.

Na abertura, o presidente da entidade, Altino Cristofoletti Junior, destacou os três pilares de atuação da ABF: o Protagonismo, “buscando o envolvimento na definição de leis, questões jurídicas e tributárias que possam melhorar o ambiente de negócios no Brasil”, disse; a Educação, pilar que, segundo Cristofoletti, é a essência do franchising. “A franquia é uma formadora de pessoas. Temos no nosso DNA a formação para entregar os resultados na ponta”, afirmou; e a Sustentabilidade, “não apenas do ponto de vista ambiental, social, mas financeiramente, passando pelo aspecto de expansão das redes”, completou.

O presidente declarou, ainda, que “uma das propostas dessa diretoria é repensar o papel da ABF daqui para frente. A entidade está muito estruturada, com sede própria e entendemos que o mundo está mudando; a nova economia esta aí e é um privilégio estarmos vivendo este momento histórico, mas que exige também muita responsabilidade,” observou.

Adriana Auriemo, diretora de novos negócios e de relacionamento, lembrou ser associada da ABF há exatos 20 anos, antes mesmo de ser franqueadora da Nutty Bavarian. A diretora falou a respeito da importância de ter o cadastro atualizado na ABF para que os associados se mantenham informados sobre todas as ações da entidade e de integrar o Grupo ABF em grandes eventos internacionais do setor. “É uma oportunidade gigante de conversar com franqueadores do mundo inteiro e, muito mais do que isso, você sentar no final do dia com o grupo da ABF, trocar experiências, cada um trazendo a sua opinião”. A próxima delegação internacional da entidade estará em Chicago (EUA), de 17 a 24 de maio, para assistir ao NRA Show, um dos maiores eventos da indústria de alimentação do mundo.

Inovações Franchising Week e ABF Expo

Keller de Paula, diretora de marketing e eventos, detalhou a agenda anual da entidade, com destaque para a 2ª ABF Franchising Week. A semana de imersão no universo das franquias promovida pela Associação trará, entre eventos como Seminário das Redes de Food Service, Congresso de Expansão de Redes, Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial, inovações como o ABF Talks, fórum de metodologias e ferramentas de gestão sobre temas como Orçamento Base Zero, Tendências, Método Lean e Storytelling.

Já em relação à 26ª ABF Franchising Expo, o principal evento dentro da Franchising Week, a executiva destacou novidades como o Espaço Monte Sua Franquia, dedicado a fornecedores de soluções para o franchising; a Arena do Conhecimento, que levará ao público conteúdo relevante e cursos rápidos; a Palavra da Marca, em que expositores apresentarão cases e palestras e estarão mais próximos dos potenciais investidores; e o Smart Mall ABF, espaço dedicado à tecnologia e inovação aplicadas ao varejo e ao franchising, com oito segmentos diferentes de negócios.

Keller falou, ainda, a respeito dos espaços modulares, com preços subsidiados, e de estandes menores, chamados de Minha Primeira Exposição, dentro do espaço Montando Minha Franquia, e que estão sendo lançados pela ABF na feira deste ano. “Estamos oferecendo opções para todos os tipos de expositores”, explicou. Ainda segundo a diretora, durante a ABF Franchising Week a entidade promoverá intervenções em comunidades, ações promocionais e de degustação que envolverão o público dentro e fora do Expo Center Norte. Toda a programação estará disponível na palma da mão por meio do aplicativo ABF Connect, que está mais moderno e atualizado.

Os participantes do café da manhã tiveram também a oportunidade de conhecer as ações da ABF Educação, da área de Internacionalização, do Departamento de Inteligência de Mercado, de Controladoria e do Jurídico da ABF.

Para encerrar, Cristofoletti conduziu um exercício para que os associados presentes definissem o tipo de “persona” que seria a ABF. A maioria defendeu que a entidade tenha um perfil genérico (que envolva o feminino e o masculino), com idade de 40 anos (mais madura), multirracial (colorido), global (com foco nacional e internacional), que está em transição do físico para o digital, que não seja tão formal ou informal. De acordo com os participantes, se fosse uma profissional, a ABF seria uma relações públicas, com característica mais empresarial. Para alguns, é uma entidade dinâmica, eclética, confiável e em transição para ser mais aberta. A definição do perfil, segundo o presidente, ajuda a compreender o papel que a entidade está desenvolvendo, seu movimento e subsidiar ações de planejamento.

Foto: ABF/Divulgação