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ABF ressalta importância das franquias no Varejo

ABF ressalta importância das franquias no Varejo
O foco da discussão foram estratégias para a manutenção do crescimento.

A ABF marcou presença em um dos maiores evento do varejo brasileiro: a BRWeek. Promovido pelo Grupo Padrão, o evento reuniu durante 2 dias executivos de todo o Brasil e do exterior para debater as tendências e inovações do setor. Nesta edição, a presidente da ABF, Cristina Franco, foi uma das participantes do painel “Um debate aberto: construindo estratégias de crescimento consistentes no varejo”. Este painel foi mediado pelo consultor Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, e contou com a participação de representantes de grandes empresas como Bradesco Seguros, Grupo GPA, Panvel Farmácias, HAPVIDA e Lojão do Brás.

Frente a um cenário econômico e político tão complexo, o foco da discussão foram estratégias para a manutenção do crescimento. Uma das primeiras estratégias apontadas foi o engajamento dos colaboradores, aliada ao equilíbrio da equação “proposta de valor diferenciada X qualidade da execução”. Durante o debate, a presidente da ABF ressaltou que o franchising demonstrou resiliência no primeiro trimestre com um crescimento de 7,6%. “A relação franqueador e franqueado é de desassossego, ou seja, ambas as partes buscam o aprimoramento constante. Essa atitude de prontidão, certamente, faz a diferença”.

Cristina acrescentou também que o acompanhamento constante de indicadores de desempenho também é outra ação fundamental. “Os indicadores de desempenho são uma forma precisa e ágil para acompanhar a operação. É com base neles que se toma qualquer decisão empresarial, inclusive para fazer alterações. O franchising tem isso incorporado ao seu modelo de negócio, permitindo, assim, uma expansão sadia e contínua, como a que temos verificado no último ano”, disse.

Os demais debatedores reforçaram a importância das pessoas no varejo e a manutenção da disciplina estratégica dentro de cada estratégia de negócio. “As redes de franquia brasileiras também se destacam neste sentido, ao manter uma agenda intensa de capacitação de toda sua equipe, incluindo franqueados e colaboradores das lojas, e manter suas estratégias de expansão, mesmo no atual cenário, visando o médio e o longo prazos”, disse Cristina Franco. Outro ponto em comum no painel foi uma visão mais otimista do futuro. Todos os participantes projetaram crescimento e perspectivas positivas para o fechamento deste ano, assim como o franchising, cuja projeção de crescimento para 2016 é de 6 a 8%.