ABF Franchising Expo 2015: instituições sociais adotam o sistema de franquia para expandir suas operações

ABF Franchising Expo 2015: instituições sociais adotam o sistema de franquia para expandir suas operações

Espaço de Serviços e Franquias Sociais apresenta projetos e serviços
que agregam valores sustentáveis ao mercado de franquias

Embora pouco conhecidas, algumas organizações sociais adotam o sistema de franquia para a expansão de suas atividades, como é o caso do CVV (Centro de Valorização da Vida) e da Associação Saúde Criança. Para difundir essas experiências, a ABF Franchising Expo traz nesta edição o Espaço de Serviços e Franquias Sociais, nos quais apresenta casos de sucesso desta modalidade e serviços que agregam valores sustentáveis à cadeia do franchising (como serviços de entrega expressa por ciclistas).

“O objetivo deste espaço é trazer instituições que oferecem serviços que agregam valor socioambiental ao nosso mercado e dar visibilidade às franquias socais, ou seja, instituições que não, necessariamente, visam ao lucro financeiro, mas trazem benefícios para a sociedade. É interessante notar como estas organizações adotaram o franchising para ganhar escala nos serviços que prestam”, afirma Claudio Tieghi, diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade da ABF.

No Espaço de Serviços e Franquias Sociais, franqueadores e o público visitante terão a oportunidade de conhecer os serviços desenvolvidos pelas seguintes instituições:

1. COLMEIA – Instituição a Serviço da Juventude –, como instituição que presta serviços de Assistência Social, tem por finalidade promover atividades educacionais, culturais e desportivas, visando ao desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens para sua realização pessoal e social e a conscientização de sua cidadania com princípios éticos e morais.

2. COOPERCAPS – A instituição visa: promover atividades de educação ambiental contribuindo com a melhoria social e ambiental nos territórios de atuação da cooperativa; promoção e divulgação de eventos culturais, grupos musicais e teatrais direcionados á educação ambiental; e ser apoio e referência para novos grupos de coleta na região.

3. CVV – O Centro de Valorização da Vida tem como principal iniciativa o Programa de Apoio Emocional realizado por telefone, chat, e-mail, VoIP, correspondência ou pessoalmente nos postos do CVV em todo o país. Trata-se de um serviço gratuito, oferecido por voluntários que se colocam disponíveis à outra pessoa em uma conversa de ajuda e preocupados com os sentimentos dessa pessoa. Trata-se de uma franquia social.

4. ECO BIKE – A franquia faz entregas expressas por meio de ciclistas uniformizados, que atendem seus clientes com sorriso no rosto, evitando os engarrafamentos em Curitiba e SP. Os entregadores passam em meio ao trânsito, com um custo mais baixo e sem emitir gás carbônico em suas entregas.

5. GREEN NATION – A instituição tem por objetivo mudar atitudes em relação à sustentabilidade, bem-estar, negócios e cidadania usando a arte, a educação, a cultura e a experimentação.

7. BR+10 –  Trata-se de uma empresa de Gestão Ambiental especializada em Gestão de Resíduos, Logística Reversa e Coleta Seletiva. A principal preocupação da BR+10 é com o meio ambiente e o que pode ser feito para diminuir o impacto causado. Em 2002, a BR+10 foi criada seguindo iniciativas europeias para inovar na gestão de resíduos, com o desafio de aliar responsabilidade social à gestão dos programas como negócio.
A principal característica da BR+10 é gerir projetos buscando inovação e flexibilidade, deixando os processos mais dinâmicos e eficientes.

Parceira e expositora da ABF Expo, a BR+10 fez a curadoria técnica para seleção das instituições expositoras.

Assim como o mercado de franchising, a ABF Expo promove ações de sustentabilidade como a compensação das emissões de CO², como vem realizando desde a edição de 2007. A ABF e as empresas BR+10 e Personal CO² farão um inventário de gases do efeito estufa, gestão dos resíduos gerados durante a ABF EXPO 2015 e a compensação das emissões desses gases, decorrentes da montagem, funcionamento e desmontagem dos estandes das franquias expositoras e da visitação do público à feira, por meio de créditos de carbono.

Prêmio Estande Sustentável
Como parte das iniciativas que valorizam empresas expositoras atentas às questões ambientais e à redução do uso de recursos naturais, a ABF oferece o 5º Prêmio Estande Sustentável durante a feira. A iniciativa foi instituída na edição 2011. A premiação é estendida também às montadoras e dividida em quatro categorias de estandes: Grande, Médio, Pequeno Porte e Montagem Básica.

De acordo com o regulamento, as empresas que se destacarem em suas respectivas categorias receberão um troféu entregue pela diretoria da ABF no dia 25/6. “Desenvolvemos ações socioambientais e estimulamos as empresas expositoras a fazerem o mesmo. As iniciativas sustentáveis realizadas durante o evento podem ser adotadas no cotidiano das empresas, e o contrário também é verdadeiro. A sustentabilidade está de forma transversal em nossos programas de capacitação e muitos resultados já podem ser observados durante a feira”, ressalta Claudio Tieghi, diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade da ABF.

 

Publicado em 30/06/2015