ABF anuncia vencedores do Prêmio Destaque Sustentabilidade 2016

Cases da Bibi Franchising, Óticas Carol, Grupo Astral e CEBRAC foram premiados.

ABF anuncia vencedores do Prêmio Destaque Sustentabilidade 2016
Raquel Pirola (Óticas Carol), Jefferson Vendrametto (CEBRAC), Eleine Bélaváry, Fabio Castelo (Grupo Astral), Andrea Kohlrausch (Bibi Franchising) e Claudio Tieghi

A ABF anunciou na tarde desta sexta-feira, durante a ABF Franchising Week, os vencedores do Prêmio Destaque Franchising 2016 na categoria Sustentabilidade. A premiação integra o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2016. Nesta edição concorreram 22 projetos inscritos por 20 redes associadas.

A apuração das empresas ganhadoras seguiu o regulamento, considerando o desempenho da franqueadora nos indicadores: Desempenho Operacional, de Relacionamento, Econômico e Desempenho Global. Essas notas junto à avaliação dos cases é que resultam na premiação Destaque Sustentabilidade.  Excepcionalmente neste ano foram premiados dois projetos de marcas das categorias Sênior e Master. Os projetos inscritos na categoria Pleno não atingiram a nota mínima.

Categoria Sênior:

Bibi Franchising – “Calçado brasileiro não tóxico”

Através de uma iniciativa inédita no Brasil, a Calçados Bibi elaborou uma parceria com o IBTEC (Instituição Brasileira do Couro, Calçados e Artefatos), com o propósito de se construir o 1º Calçado Brasileiro “Não Tóxico”. Como aspectos relevantes do projeto aparecem as questões ambientais em toda a cadeia de suprimentos (fornecedores/indústria e varejo) e econômicas através do incremento de novos negócios e valorização da marca.

Óticas Carol – “Pequenos Olhares”

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia estimam que oito em cada dez alunos em idade pré-escolar nunca fizeram exames de vista e que 30% das crianças em idade escolar têm algum problema de visão. Preocupados com essa realidade e acreditando que toda a criança tem o direito de enxergar o mundo mais bonito, a Óticas Carol lançou em outubro de 2015 sua missão social que atende pelo nome de Pequenos Olhares e tem como objetivo, dar acesso a óculos a todas as crianças do ensino público brasileiro. O projeto visa atender crianças de escolas públicas com problemas visuais, oferecendo óculos infantis por 10 parcelas de R$ 4,90.

Categoria Máster:

Grupo Astral – AEDESTRÓI

O AEDESTRÓI foi desenvolvido com o intuito de ajudar e auxiliar no combate e prevenção da proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e Culex. Ele é um aplicativo para plataformas Android e IOS que explica as doenças, seus sintomas e controle do mosquito. Seu diferencial são informações completas e abrangentes, apresentadas em uma linguagem simples e ilustrada. As medidas abordam a prevenção contra mosquitos adultos e formas larvárias, em locais dentro e fora de casa. São mais de 90 tipos de áreas de pouso e criadouros de mosquitos descriminados por locais.

CEBRAC Consultoria e Franquia: EcoCEBRAC

O projeto EcoCEBRAC tem por finalidade disseminar a cultura da sustentabilidade e da responsabilidade social. É composto de quatro etapas, envolvendo os 5 Rs da Sustentabilidade: Reciclar, Reutilizar, Repensar, Recusar e Reduzir. O projeto começa com a etapa Cadeira Solidária, em que materiais recicláveis são acumulados, vendidos e os recursos financiam a aquisição de cadeiras de rodas para doar para pessoas carentes. A Etapa EcoPedágio consiste na produção de um tipo especial de papel reciclável, o papel semente, que pode ser plantado. A etapa EcoArte existe para produção de objetos artísticos com materiais recicláveis ou reutilizáveis. A etapa EcoBrinquedos consiste na confecção de brinquedos com materiais recicláveis, ou reutilizáveis para doação às crianças carentes.

Foto: Keiny Andrade