ABF anuncia vencedores do Prêmio ABF Destaque Franchising 2015


Caito Maia, da Chilli Beans, foi o Franqueador do Ano no 
21º Prêmio ABF Destaque Franchising Vencedores celebraram o prêmio em jantar de gala na noite do dia 24 de abril em São Paulo

A ABF anunciou os vencedores do 21º Prêmio ABF Destaque Franchising, o mais importante e tradicional do setor no País, em cerimônia realizada em jantar de gala no World Trade Center, em São Paulo, na noite dessa sexta-feira (24).

Instituído como reconhecimento às empresas franqueadoras, profissionais e personalidades que por meio de sua atuação contribuíram para o desenvolvimento e disseminação do franchising, o prêmio é dividido em seis categorias: Franqueador, Franqueado, Jornalismo (Jornal, Revista, Mídia Digital e Sustentabilidade), Trabalho Acadêmico, Personalidade do Franchising (Setor Público e Privado) e Sustentabilidade.


Cristina Franco, presidente da ABF, abriu a cerimônia de entrega do mais importante prêmio do franchising brasileiro

Para a presidente da ABF Cristina Franco, “ao longo desses mais de vinte anos em que o Prêmio é oferecido, constatamos os avanços da indústria do franchising brasileiro, conquistados muito em virtude do trabalho valoroso e da dedicação de franqueadores e franqueados, personalidades e profissionais que acreditaram e acreditam na força empreendedora do sistema de franquias”.

Vencedores
O vencedor do Prêmio ABF Destaque Franchising 2015 na categoria Franqueador do Ano é a rede Chilli Beans. Case brasileiro de sucesso internacional, a marca criada pelo empresário Caito Maia no final dos anos 1990 consolidou-se como a maior rede especializada em óculos escuros e acessórios da América Latina, contando com mais de 600 pontos de venda no Brasil e Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, Abu Dhabi e México.


(Da dir. para esq.) Luiz Henrique Silva, da rede Trópico, comemora Prêmio Categoria Franqueado ao lado de diretores da ABF e familiares

Na categoria Franqueado, sagrou-se vencedor Luiz Henrique Silva, integrante da rede Trópico, franquia especializada em moda surf e skate. À frente de sua loja no Shopping Iguatemi de Porto Alegre, o franqueado destacou-se com o case “VOE – Você orienta sua escalada/Treina Fácil”. Por iniciativa da ABF, os seis primeiros finalistas do Prêmio nesta categoria são inscritos automaticamente no Best Franchisee of the World, premiação que visa reconhecer os principais franqueados do mundo realizada anualmente na Itália.


Juarez Leão, diretor de treinamento da ABF e Filipe Sisson (iGUi) entregam prêmio de Trabalho Acadêmico à Rodolfo Olivo (centro)

A tese de doutorado intitulada “A insuficiência da teoria econômica de franquias para a compreensão do crescimento da qualidade das redes franqueadoras” rendeu a Rodolfo Leandro de Faria Olivo, da Universidade de São Paulo, o prêmio na categoria Trabalho Acadêmico.

Defensor histórico dos micro e pequenos negócios e primeiro nome a comandar a pasta do setor, o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, é a Personalidade do Ano no Franchising no Setor Público.


Mr. Fisk foi homenageado como Personalidade Privada do Franchising 2015

Já na esfera do Setor Privado, a Personalidade do Ano no Franchising é Richard Hugh Fisk, conhecido como Mr. Fisk. Norte-americano naturalizado brasileiro, o empresário criou a marca que leva seu nome há mais de meio século com um método próprio de ensino. Hoje, a rede Fisk conta com mais de 1.000 unidades de ensino de idiomas e informática instaladas nas Américas do Sul, África e Ásia.

Sustentabilidade


Destaque Sustentabilidade: Maria de Lourdes Nunes (Boticário);Bernard Jeguer (Jan-Pro); Walter Luiz (Casa do Construtor) e Bruno Zanetti (iGUi) – sentido horário
O Prêmio ABF Destaque Franchising 2015 na categoria Sustentabilidade condecorou projetos em quatro subcategorias: Pleno, Sênior, Master e Franqueado.
Na subcategoria Master, a rede vencedora foi O Boticário com o projeto “Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza”, de autoria de Maria de Lourdes Silva Nunes e Artur Grynbaum. Com o projeto “Limpeza Verde – Limpeza Sustentável”, de Bernard Jeger, a rede Jan-Pro do Brasil foi a vencedora da subcategoria Pleno. Por fim, na subcategoria Sênior, o vencedor foi o trabalho “Menos emissão de CO²”, de Filipe Sisson e Bruno Zanetti, ambos da rede iGUi Worldwide Piscinas.
O vencedor na subcategoria Franqueado foi o representante da rede Casa do Construtor, da loja WR Palmas Aluguel de Equipamentos e Com. de Máquinas (TO), com o projeto Blitz Verde, de autoria de Walter Luiz da Silva Martins e Altino Cristofoletti Junior.Jornalismo


Destaque Jornalismo: Mariana Iwakura e Adriana Monteiro (PEGN); Larissa Coldibeli e Afonso Ferreira (UOL) e Marcelo Casagrande (Gestão Negócios) – sentido horário
Os autores das melhores reportagens sob os temas Franchising e Sustentabilidade publicadas em jornal impresso, revista e mídia online no ano de 2014 foram condecorados com o Prêmio na Categoria Jornalismo. Os vencedores deste ano sob o tema Franchising são: Emídia Felipe, do Jornal do Commercio (Recife – PE), com a reportagem “Cautela reduz risco de franquia”, subcategoria jornal. Em revista, as vencedoras são as jornalistas Mariana Iwakura e Adriana Monteiro Fonseca, de Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) pela reportagem “50 franquias para mudar de vida”. Já na mídia online, a vencedora é a jornalista Larissa Aylla Coldibeli, do UOL Empreendedorismo, com a matéria “Oferta de lojas em aeroportos cresce”.

O tema Sustentabilidade rendeu o Prêmio para duas reportagens, uma em mídia impressa e outra online. A matéria intitulada “Todos contra o desperdício”, sagrou vencedor o jornalista Marcelo Casagrande, da Revista Gestão Negócios. E, no meio digital, o premiado é Afonso Ferreira, do UOL Empreendedorismo, por sua reportagem “Empresa cria jardim no telhado e diz cortar gasto de ar-condicionado”.

A edição 2015 do Prêmio foi recordista em número de reportagens inscritas, demonstrando o crescente interesse dos veículos de comunicação pelo sistema de franchising. Ao todo foram inscritas 140 reportagens, todas avaliadas segundo critérios pré-estabelecidos pela ABF e analisados por um júri formado por especialistas do franchising e formadores de opinião.

Fotos: Keiny Andrade e Marcel Uyeta