Principal vitrine de um setor que registrou um crescimento nominal de 7,6% no primeiro trimestre, a ABF Franchising Expo mais uma vez superou sua expectativa de público e registrou na edição deste ano 65,5 mil visitantes, 4% a mais do que no ano passado. A intensa movimentação nos quatro dias do evento reforçam que o franchising é resiliente e maduro no Brasil, continuando a atrair franqueadores e novos empreendedores de todo o País. Além do volume, a organização e expositores ressaltam o nível de preparo e interesse do público presente. Muitos demonstraram grande pesquisa prévia, conhecimento dos elementos básicos do sistema e até interesse direcionado para determinados segmentos ou mesmo marcas. Outros visitantes, por sua vez, lotaram os cursos de capacitação que ocorreram ao longo da feira e reuniram mais de 1 mil pessoas.

De acordo com a presidente da ABF, Cristina Franco “o franchising brasileiro mostrou maturidade e serenidade frente a um cenário político e econômico complexo. Com muita responsabilidade, o setor continua a desenvolver negócios de uma forma estruturada, o que atraiu muitos empreendedores novos e tradicionais. Como entidade representativa, vamos continuar fomentando as boas práticas e a contínua capacitação, fortalecendo todo o setor. Creio que na feira deste ano cumprimos mais uma vez esta missão”. A presidente da ABF completa também que “a ABF Expo indicou mais uma vez a capacidade de renovação do setor com novos players e formatos de negócio. Com a experiência acumulada até aqui e as novas ideias estaremos mais preparados quando a economia começar a se recuperar”.

25.ª ABF Franchising Expo bate recorde de público e reforça franquia como opção mais estruturada para empreender
Público tomou conta das “ruas” da feira, em busca da franquia desejada

Em 2016, a ABF Franchising Expo trouxe 400 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, que apontaram as tendências do setor. Destaque para a presença significativa de novos expositores (63 no total), grande diversidade de segmentos (além dos tradicionais Alimentação, Saúde e Beleza, muitos serviços variados, produtos PET, Lazer, Finanças, etc.) e o intercâmbio internacional (redes anunciando processos de internacionalização e missões do Japão e EUA com marcas interessadas em desembarcar no Brasil). Franquias com investimento inicial mais baixo ou em novos formatos, como compactos e alternativos (store in store, food truck) também atraíram grande atenção.

A ABF Franchising Expo 2016 foi a primeira edição a compor a ABF Franchising Week, evento que promoveu uma verdadeira imersão no mercado, por meio de simpósios e congressos. A ABF Franchising Week reuniu ao longo de uma semana mais de 2 mil pessoas para debater temas variados como o mercado de Alimentação Fora do Lar, boas práticas na expansão de redes, tendências de moda, a presença e liderança da mulher no mercado de franquias e atualizações no campo jurídico.

Para 2017, a ABF prepara muitas novidades. A ABF Franchising Week, por exemplo, terá ações fora do Expo Center Norte e voltadas ao público final como promoções e atividades de saudabilidade. Na ABF Expo 2017, a organização criará rotas de visita por segmento do franchising, por exemplo, Alimentação, Moda, Serviços, Beleza, proporcionando uma nova experiência de visita. Estão programados também desfiles de moda e a criação da Arena do Conhecimento integrada ao espaço expositivo que será utilizada tanto pela ABF, como por expositores, para disseminar ainda mais conhecimentos sobre o setor.

A visitante Giane Maionchi, de Indaiatuba (SP), afirmou: “É a primeira vez que venho visitar a feira e a achei muito diversificada, criativa e com novas oportunidades para negócios. Me aposentei recentemente e quero empreender. Encontrei diversas opções e estou muito satisfeita. Voltaria com certeza”.

Fotos: Studio F