Início Notícias ABF em Ação 05/11 Palestra: o Design como estratégia de Negócio

05/11 Palestra: o Design como estratégia de Negócio

Polêmico e apaixonado pela evolução do design na gestão das empresas, Lincoln Seragini, diretor de educação do Retail Institute Design (RDI) do Brasil e um dos maiores especialistas no tema da atualidade, surpreendeu os franqueadores em seu painel quando afirmou que design não significa apenas projetos de estética e de produtos. `Design é o mais novo modelo de gestão de negócio, capaz de tirar as empresas do ambiente `commoditizado` e consequentemente ajudá-las a crescer com lucro`, explicou.

O painel intitulado Marca – Design e Inovação levou os franqueadores a uma reflexão sobre o futuro das empresas num mercado tão abundante de produtos, serviços e marcas. Segundo a teoria de Seragini, os modelos de gestão tradicionais ensinados nas escolas de todo o mundo estão ultrapassados. `Ninguém vai conseguir fazer uma empresa crescer e lucrar sem priorizar o design, o branding e a experiência de seu consumidor`, explicou.

O especialista foi além: afirmou que é preciso pensar como um design para criar não apenas produtos, mas serviços, processos e até a estratégia empresarial. Ressaltou, porém que não é preciso ser um designer para pensar como tal. `Design não é um adorno, tão pouco uma maquiagem. O design é uma nova ciência que está nascendo em todo o mundo e que tem por objetivo a inovação contínua por meio da colaboração criativa`.

Ao traçar um paralelo com as redes de franquia, ele foi categórico e declarou que o problema da inovação não é gerar ideias e sim implementá-las com sucesso. `É transformar boas ideias em negócios, o que é muito presente na veia empreendedora do sistema de franchising`, completou.

Segundo Seragini, para crescer num mercado onde sobram produtos é preciso muita inovação. O especialista ainda ilustrou a teoria com cases de sucesso de empresas como Marisol (Lilica Ripilica Tigor), Mahere, Amor aos Pedaços, Brinquedos Bandeirantes, entre outros.

Redação DFREIRE